Equipe do SAMU recebe Moção de Aplauso em reconhecimento a ato de bravura

por Laiane Carniel publicado 09/04/2025 17h30, última modificação 09/04/2025 17h29
Em primeira votação, aprovado projeto que reconhece como deficiência auditiva a surdez unilateral, em Pato Branco

A equipe do SAMU foi homenageada, durante a Sessão Ordinária realizada nesta quarta-feira (09), com Moção de Aplauso em reconhecimento ao ato de bravura em atender uma paciente gestante, em trabalho de parto. Também foram aprovados dois projetos em primeiras votações, entre eles, o projeto que reconhece como deficiência auditiva a surdez unilateral, em Pato Branco. Também foram aprovados dois projetos em segundas votações e formada uma nova Comissão Especial de Inquérito (CEI). Ainda, foram apresentados e aprovadas oito indicações.

Primeira votação

De autoria da Mesa Diretora - presidente, Lindomar Brandão (PP); vice-presidente, Alexandre Zoche (PRD); primeira-secretária, Anne Gomes (PSD); e segundo-secretário, Rafael Foss (União Brasil) - foi aprovado o Projeto de Lei nº 43, de 2025, alterando dispositivo da Lei n.º 3.153, de 23 de abril de 2009, que estipula datas para encaminhamento dos Projetos de Lei do Plano Plurianual, Diretrizes Orçamentárias e Orçamentos Anuais.

Também em primeira votação, foi aprovado o Projeto de Lei nº 1, de 2025, de autoria do vereador Rodrigo Correia (União Brasil), reconhecendo como deficiência auditiva a surdez unilateral total ou bilateral, parcial ou total, no âmbito do Município de Pato Branco. O projeto foi aprovado, juntamente, com a Emenda nº 1, de 2025, aprovada em votação única.

Segunda votação

De autoria do vereador Alexandre Zoche (PRD), foi aprovado, em segunda votação, o Projeto de Lei nº 16, de 2025, acrescentando o Art. 3º na Lei n° 6.398, de 2 de janeiro de 2025, que proíbe a inauguração e a entrega de obras públicas incompletas ou inadequadas, no município de Pato Branco. De acordo com o novo artigo, “fica obrigatória a inclusão das seguintes informações nas placas de inauguração de obras públicas realizadas no Município de Pato Branco: I - data de início da obra e nome do Chefe do Poder Executivo Municipal em exercício no referido período; II - data de conclusão da obra e nome do Chefe do Poder Executivo Municipal em exercício no referido período. Parágrafo único. As informações devem ser dispostas de forma clara e legível, garantindo a transparência e o acesso público aos dados referentes à execução da obra.”

De autoria do Executivo, foi aprovado em segunda votação o Projeto de Lei Complementar nº 4, de 2025, alterando a redação de dispositivo da Lei Complementar nº 97, de 13 de dezembro de 2023. Na prática, o Projeto prorroga prazo para extinção da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, para fevereiro de 2027. Intenção é de que a gestão do esporte, em Pato Branco, seja feita pela Fundação de Esporte de Pato Branco (PatoEsporte).

Formada nova Comissão Especial de Inquérito

De autoria dos vereadores Alexandre Zoche (PRD), Anne Gomes (PSD), Diogo Grando (PRD), Joecir Bernardi (PSD), Lindomar Brandão (PP), Rafael Foss (União Brasil) e Thania Caminski (PP), foi apresentado o Requerimento - Comissão Especial nº 27, de 2025, requerendo a instauração de Comissão Especial de Inquérito (CEI), com a finalidade de  apurar comumentes autopromoções praticadas pelo Executivo. De acordo com o Regimento Interno, cada bancada partidária deverá, no prazo de três dias - após serem oficiados - indicar um vereador para compor a CEI.

Moção de Aplauso

De autoria do vereador Fabrício Preis de Mello (PL), foi entregue a Moção de Aplauso nº 3, de 2025, em reconhecimento ao extraordinário atendimento realizado pela equipe do SAMU 192 Sudoeste do PR, na noite do dia 28 de fevereiro de 2025, a uma gestante moradora do bairro Alvorada. A Moção foi concedida para Dayane Conte da Silva, Paulo Henrique de Bortoli Junior, Fernanda Gonçalves de Ramos Weiss de Freitas, Alaercio Firma Correa, Denielly Arruda Rodighiero e Rodrigo Aloacyr de Camargo Silva.

De acordo com a Moção, “na ocasião, a equipe foi acionada para atender a gestante Fernanda, residente no bairro Alvorada, que entrava em trabalho de parto após 38 semanas de gestação. Em um verdadeiro ato de bravura e profissionalismo, a equipe da Unidade de Suporte Avançado (Alfa 1) chegou ao local e realizou o parto de emergência, enfrentando o desafio de um nascimento em posição pélvica. A pequena Kelita veio ao mundo sem sinais vitais, e a dedicação, técnica e compromisso dos profissionais presentes foram essenciais para reverter esse quadro. Após intensos dois minutos de reanimação, o choro da recém-nascida trouxe alívio e emoção a todos, coroando esse momento como um verdadeiro milagre da vida”.  

“Temos a honra de reconhecer publicamente os profissionais do SAMU 192 - Sudoeste do Paraná que prestaram atendimento exemplar a uma gestante, representando coragem e dedicação à vida e mostrando como o serviço público salva vidas. Como vereador, reforço meu respeito e gratidão, reconhecendo o trabalho incansável desses profissionais. A população de Pato Branco é grata pelo esforço de todos, que, muitas vezes, atuam no anonimato. Este reconhecimento é um símbolo de nossa eterna gratidão”, afirmou Fabrício, o vereador proponente da homenagem.

“Quero destacar que, apesar de ter estado lá, poderia ter sido qualquer um dos meus colegas, pois a excelência seria a mesma. O que conta é o serviço, o treinamento e o comprometimento com a população. Em equipes que lidam com vidas, como a polícia e os bombeiros, todos entendem a importância do trabalho em conjunto. Em um momento de reflexão, percebi o valor de salvar vidas, como a de Kelita Vitória, e a força de uma mãe solteira em vulnerabilidade. Esse é o tipo de trabalho que me emociona e me faz sentir grato”, afirmou o médico Rodrigo, representando os demais colegas homenageados.

 

A pauta da sessão - com os projetos completos, bem como, as correspondências, ofícios e projetos, lidos em Plenário, e os requerimentos e indicações apresentados - está disponível em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2480/