Eventos artísticos, realizados em Pato Branco, deverão oferecer área exclusiva para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida

por Laiane Carniel publicado 01/04/2024 17h50, última modificação 01/04/2024 17h50
Feira da Cuca da Comunidade Luterana passa a fazer parte do Calendário de Eventos Oficiais de Pato Branco

Em Sessão Ordinária, realizada nesta segunda-feira (1º de abril), os vereadores aprovaram dois projetos em primeiras votações e dois projetos em segundas votações. Na Participação de Convidados, a nutricionista e chefe do Setor de Alimentação Escolar, Ana Claudia Almeida Ferreira, falou sobre “A importância da Alimentação Escolar”. Ainda, foi apresentada uma indicação e cinco requerimentos.

Primeira votação

De autoria do vereador Rodrigo Correia (Podemos), foi aprovado, em primeira votação, o Projeto de Lei nº 65, de 2023, estabelecendo a obrigatoriedade de reservar área exclusiva para uso prioritário de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, em eventos artísticos, comemorativos ou com fins comerciais, promovidos no Município de Pato Branco, pelo Poder Público e pela iniciativa privada. O Projeto foi aprovado, juntamente, com as Emendas n° 59 e n° 60, de 2023, aprovadas em votações únicas.

De autoria do vereador Claudemir Zanco (PL), foi aprovado, em primeira votação, o Projeto de Lei nº 4, de 2024, instituindo a Feira da Cuca da Comunidade Luterana como evento oficial do Município de Pato Branco. De acordo com o Projeto, “este evento, que será realizado na véspera do Dia das Mães e na véspera do Dia dos Pais, tem caráter tradicional e cultural, e destaca-se por sua importância na promoção da identidade local, preservação de tradições e fomento à confraternização comunitária”.

Segunda votação

Ciclovia Municipal Rural “Florindo José Pastro”

De autoria do vereador Januário Koslinski (PSDB), foi aprovado, em segunda votação, o Projeto de Lei nº 193, de 2023, nomeando de “Florindo José Pastro” a Ciclovia Municipal Rural, situada na Estrada Municipal Azelino Dala Costa.

De acordo com o Projeto, “Florindo José Pastro nasceu em 15 de janeiro de 1921, em Sananduva (RS), era filho de Clemente Pastro e Maria Merlin e cresceu ao lado de seus dez irmãos, Édimo, Anita, Amélia, Felix, João, Clementina, Matilde, Inair, Terezinha e Zeferino. Em 21 de outubro de 1939, casou-se com Mascimilia Umbelina Dalla Courte e ali tiveram oito filhos, Leonilda, Alaides, Jovelina, Jandir, Irineu, Ione, Ivo e Cecília. Mudou-se para Pato Branco, no dia 26 de abril de 1956, com sua esposa e seus oito filhos, fixou residência na comunidade de São João Batista, onde teve mais quatro filhos, Clemente, Ivone, Ivete e Ivanilse.”

“No Rio Grande do Sul sempre trabalhou na agricultura e, em Pato Branco, não foi diferente, sempre com muita dificuldade e esforço, pois o trabalho era braçal. Com muita luta e perseverança, ao lado de sua esposa Mascimilia, conseguiu criar seus doze filhos. Homem de muita fé e atuante na sua religião, no Rio Grande do Sul, atuou como catequista por muitos anos, em Pato Branco, serviu a Igreja como Ministro da Eucaristia, na comunidade de São João Batista”.

“Florindo, muito carinhosamente chamado por seus amigos de Seu Fiorindo, foi sócio-fundador do Sindicato Rural de Pato Branco, no ano de 1969, e presidente do mesmo nos anos de 1969, 1975 e 1978 à 1981. De descendência italiana, quando reunia a família, gostava muito de cantar músicas Italianas para seus netos. Deixou ele, além de sua eterna família - com doze filhos, genros, noras, trinta e sete netos, vinte bisnetos - os amigos  e o exemplo de moralidade, dignidade e crença. Hoje, a família está maior e nem sempre consegue reunir todos, mas leva sempre a perseverança e fé, que Florindo sempre ensinou. Ele faleceu no dia 26 de setembro de 2012, aos 87 anos, tendo deixado rastros que tornaram nossa cidade, sem sombra de dúvidas, um local muito melhor de se viver”.

Crédito especial

De autoria do Executivo, foi aprovado, em segunda votação, o Projeto de Lei nº 26, de 2024, autorizando a abertura de crédito especial, no valor de R$ 905.862,50, junto à Secretaria de Assistência Social. De acordo com o Projeto, “o valor é oriundo de emenda parlamentar da deputada federal Leandre Dal Ponte, no valor de R$ 900 mil, e será destinado ao financiamento dos serviços socioassistenciais por meio da aquisição de dois micro-ônibus com acessibilidade. Um dos veículos adquiridos será destinado ao atendimento dos serviços prestados pela Secretaria Municipal de Assistência Social, realizados pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), e o outro será destinado ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, executado pelo Centro de Convivência Genoefa Viganó”.

Participação de Convidados

Convidada pelo vereador Lindomar Brandão (PP), por meio do Requerimento nº 418, de 2024, esteve presente a nutricionista e chefe do Setor de Alimentação Escolar, Ana Claudia Almeida Ferreira, para falar sobre “A importância da Alimentação Escolar”.

A nutricionista explicou como é o trâmite no Setor, do recebimento dos alimentos até a distribuição nas escolas e CMEIs; também falou sobre a elaboração dos cardápios; o que acontece quando as empresas licitadas não cumprem com as entregas; e a valorização da agricultura familiar, ao buscar, sempre que possível, os alimentos produzidos na região, para fazerem parte do cardápio das crianças. Ela também esclareceu as dúvidas dos vereadores sobre o tema e reforçou a preocupação de todos os profissionais com a alimentação escolar.

“Desde que a alimentação escolar foi criada, até a atualidade, ela passou por mudanças significativas e isso se deu em virtude da evolução das pesquisas sobre alimentação saudável e das legislações. O Programa atual - Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) - tem como principal objetivo oferecer uma alimentação de qualidade para os nossos estudantes, juntamente, com ações de educação alimentar e nutricional. Sabemos que muitos dos nossos alunos somente se alimentam no período escolar, daí a importância de oferecermos alimentos saudáveis e de qualidade”, explicou ela.

A pauta da sessão - com os projetos completos, bem como, as correspondências, ofícios e projetos, lidos em Plenário, e os requerimentos e indicações apresentados - está disponível em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2368/