Gerente local da Copel recebe membros da Mesa Diretora

por Marcilei Cristina Rossi publicado 07/03/2024 16h15, última modificação 01/04/2024 18h35

Dados coletados pelo Censo 2022 e recentemente divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelou que Pato Branco tem 38.922 domicílios. Este montante reflete uma variação de 48,48%, com relação ao Censo de 2010.

O levantamento de 2022 também apontou que dos quase 39 mil domicílios, 34.318 estão permanentemente ocupados, e com isso ligados em sua maioria a rede de saneamento básico e de esgoto, mas também a rede de energia elétrica. A este montante também se soma, os empreendimentos comerciais e indústrias que também estão ligados a rede de fornecimento de energia, todos de forma direta, ou indireta, afetados com as constantes faltas de fornecimento do serviço por parte da Copel (Companhia Paranaense de Energia Elétrica).

Com o objetivo de entender melhor o funcionamento do sistema, e questionar sobre as constantes falhas no fornecimento do serviço, os membros da Mesa Diretora da Câmara de Pato Branco, Rodrigo José Correia (Podemos), vice-presidente; e Rômulo Faggion (União Brasil), 2º secretário; estiveram reunidos com o gerente regional da Copel, Raffael Vensão, e o deputado estadual, Luiz Fernando Guerra Filho (União Brasil), onde também foi discuto as recorrentes quedas de energia que afetam o município.

Durante o encontro, a Copel mostrou-se consciente das demandas e comprometida em resolvê-las gradualmente, apresentando soluções para os problemas que causam as interrupções no fornecimento elétrico. Também foi mencionada a implantação do projeto de energia trifásica, com 33 quilômetros já concluídos, com o objetivo de aprimorar a estabilidade e confiabilidade da energia elétrica.

Rodrigo lembra que a reclamação por falta de energia não se restringe a apenas uma área do município, mas sim em toda a extensão. “Constantemente recebemos reclamações da população pela oscilação no fornecimento de energia no perímetro urbano, e queda de energia na área rural”, pontua o vice-presidente da Câmara, ao afirmar ainda que um dos questionamentos feitos ao gerente da Copel em Pato Branco, foi quais as medidas que a Companhia está adotando para sanar as deficiências locais.

“Fomos informados de que a Copel está realizando um investimento, mas que também está buscando saber o que de fato está acontecendo com o fornecimento de energia, uma vez que existe capacidade produtiva de fornecimento de energia para todo município, mas que no caso da área rural, se depara com a situação da rede de transmissão”, comenta Rodrigo, ao completar que foi apontada a necessidade de limpeza de pontos onde a rede está inserida, e que está sendo buscado sanar.

Os vereadores ainda ouviram do gerente de Companhia, que a nova subestação, construída no bairro Cristo Rei, está em atividade há um ano, o que gera uma certa estranheza pela constante oscilação no fornecimento na Zona Sul.