Gerente regional do CREA fala na Câmara de Vereadores sobre atividades do Conselho

por fabricio.soveral — publicado 01/10/2019 11h02, última modificação 01/10/2019 11h02
Convite foi feito pelos vereadores Moacir Gregolin e Rodrigo Correia

Diogo Colela, gerente regional do CREA-PR

A sessão plenária da Câmara Municipal de Vereadores de Pato Branco, nesta segunda-feira (30), teve como convidado o gerente regional do CREA-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), Diogo Colela. Ele falou sobre as atividades do órgão e temas como acessibilidade e mobilidade. O convite foi feito pelos vereadores Professor Moacir Gregolin (MDB) e Rodrigo José Correia (PSC).

O convidado iniciou a explanação comentando que muitas pessoas confundem a finalidade para o qual o CREA foi constituído. “A nossa função principal é a fiscalização do exercício profissional, ou seja, o nosso foco é no profissional”, esclareceu. Colela disse que o CREA faz autuações, mas que sempre prefere trabalhar em conjunto na busca de objetivos comuns porque isso gera melhores resultados.

O gerente mencionou que Pato Branco atende 42 municípios, sendo uma das 35 inspetorias que existem no estado do Paraná. “Temos 127 tipos de engenharia, então são 127 especialidades para que o profissional possa fazer a fiscalização”, ressaltou.

Sobre a mobilidade e a acessibilidade, Colela mencionou que o CREA-PR possui uma comissão específica para tratar do assunto e que seguidamente os profissionais viajam para diversas cidades para analisar o que está sendo feita em cada uma. Ele falou que a responsabilidade por proporcionar essa acessibilidade são dos municípios, mas que estão sempre disponíveis para colaborar. O gerente do CREA ainda salientou que o Conselho acompanha o trabalho da Câmara Municipal e vê que os assuntos de engenharia são corriqueiros na Casa, o que considera positivo para o desenvolvimento municipal.