Gregolin defende abertura gradual de igrejas e funcionamento de pequenos empreendimentos nos bairros

por ubiracy.tesseroli — publicado 22/04/2020 19h05, última modificação 22/04/2020 19h13
Abertura com critérios definidos pela Saúde Pública

O presidente do Legislativo, Moacir Gregolin, comentou no encerramento da sessão deliberativa de quarta-feira (22), que a pandemia tem provocado sérios problemas na área econômica, no setor produtivo.

O presidente defende que as pequenas mercearias., mercados nos bairros poderiam atender nos finais de semana (domingos). Outro ponto, conforme Gregolin, que merece discussão é o funcionamento das padarias, pois aos domingos, por exemplo, a sociedade não tem onde comprar pão.

Também disse que não se pode esquecer as igrejas, elas têm CNPJ, elas têm impostos, encargos sociais e aluguéis para serem pagos. “Os deveres são iguais a de um empreendimento produtivo, comercial. Não é porque trata da parte espiritual,  que as Igrejas devem ficar totalmente fechadas.”, salienta o presidente.

A discussão está se ampliando e é preciso debater com as autoridades a demanda dos setores  e que  se processe uma flexibilização, conforme o plano de contingência elaborado pela Saúde Pública.  A seu ver, a comunidade das igrejas é disciplinada, ela segue rigorosamente as orientações do seu líder.

Por exemplo, as igrejas podem funcionar mantendo-se o distanciamento, a exemplo, da reunião de lideranças realizada no Largo da Liberdade, que se reuniu  para avaliar as ações voltadas à prevenção do coronavírus.  “Tenho certeza que podemos conviver com disciplina e vencer a fase do coronavírus”, argumentou.