Implantação de capela mortuária na Zona Sul é debatida no Legislativo

por ubiracy.tesseroli — publicado 12/04/2021 17h10, última modificação 12/04/2021 17h48
A sessão contou com a presença do Pároco da Paróquia Cristo Rei

a sessão ordinária de segunda-feira, dia 12, usou o espaço de convidados, o padre Dilonei Pedro Muller, Pároco da Paróquia Cristo Rei de Pato Branco. O convite havia sido formulado pelo vereador Joecir Bernardi (PSD). Muller falou sobre a implantação de capelas mortuárias municipais, pois é uma necessidade fundamental, segundo ele,  para atender pessoas que não possuem um plano.

A implantação vem de longa, inclusive à época o vereador Joecir, comentou a respeito sobre a possibilidade da implantação de uma capela na Zona Sul,  área de atuação da Paróquia Cristo Rei. Diante de tudo isso, conforme o religioso, é  preciso ter um olhar  e compartilhou uma reflexão escrita por um filosofo jesuíta, autor de diversas obras, entre elas, a Paciente de Ser.

“O homem contemporâneo, fascinado pela ciência, é esmagado por ela.  A ciência, por mais eficiente que seja,  uniformiza o nosso universo e produz uma cultura mundial em que muitos são se reconhecem. Os sucessos técnicos entusiasmam ao  mesmo tempo em que atordoam e inquietam. Precisamos ficar livre da nossa fascinação primária pela ciência. Esta ignora o principio ontológico, o ser que une diversificando. Ela  reduz a diversidade do entes a materiais à unidade dos princípios formais. O espirito humano exige mais que a ciência para compreender-se no âmago do mundo. O início de nosso século, Bergson fez uma chamado às nossas culturas empiristas para que houvesse um “suplemento de alma”.   

Assim, para que possamos responder as graves crises pela quais estamos passando, nós precisamos de um suplemento de alma. Um olhar que enxergue para além das aparências. Falando a  respeito das capelas mortuárias “esse olhar é fundamental”. 

O padre concluiu a participação e afirmou  que em  futuras reuniões com os moradores (após pandemia), ele levará à mensagem de que o Legislativo está atuando na implantação da capela e que a Paróquia Cristo Rei está sempre à disposição.

Pauta

O presidente Joercir explicou no Plenário que a implantação de capelas é uma pauta de todos, da cidade de Pato Branco, que começou há alguns, com  definição das  outorgas de Concessão para prestação e exploração de serviço público funerário. As concessões, observou o vereador, não impedem que se implantem capelas mortuárias

Durante a sessão, o religioso também respondeu perguntas formuladas pela maioria dos vereadores presentes.