Iraci Cantu recebe Título de Cidadã Honorária de Pato Branco

por Laiane Carniel publicado 19/12/2022 17h47, última modificação 19/12/2022 17h47
Entrega da homenagem foi realizada, pela Câmara de Vereadores, na noite de sábado (17)

       

A Câmara Municipal de Pato Branco entregou, no noite de sábado (17), o Título de Cidadã Honorária de Pato Branco à Iraci Cantu. A homenagem é a mais alta honraria entregue pela Casa e reconhece o homenageado como um conterrâneo, um filho de Pato Branco, por seus relevantes serviços prestados à comunidade. A solenidade, que contou com a presença da família e dos amigos, bem como, autoridades e a imprensa, foi realizada para marcar o aniversário de Iraci, que recebeu o Título que havia sido proposto em 2004, pelo então vereador Valmir Tasca.

Homenagens

Após a entrega do Título, que havia sido aprovado em Sessões Ordinárias realizadas nos dias 21 e 23 de novembro de 2004, a família de Iraci fez uma homenagem, com entrega de flores. Na sequência, a vereadora Thania Caminski (PP), que no ato representou o Poder Legislativo, fez uso da palavra. “Enalteço a homenageada em ser uma mulher à frente do seu tempo, que sempre esteve ao lado de sua família e trabalhando junto com seu marido. Atuando, também, nas causas sociais realizando inúmeros trabalhos voluntários. Esse Título representa as batalhas, ao longo de sua vida, a importância da figura para a família e tudo que ela tem contribuído para a cidade de Pato Branco”, afirmou Thania.

Na sequência, o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, filho da homenageada, agradeceu todos os presentes, relembrando a história de sua mãe e da família, em Pato Branco. “Eu entreguei várias honrarias e todas para mim foram uma honra, mas hoje é especial, já que conheço toda a história de vida e sei o quanto ela é merecedora deste reconhecimento, pois ela faz parte do grupo de pessoas que construiu Pato Branco, desde o início, transformando nossa cidade no que ela é hoje”, disse Robson. Ele também relembrou uma ocasião em que a família passou por dificuldades, citando a fala de Iraci no momento, “nós somos honestos e trabalhadores, nós vamos vencer! E a senhora venceu! Muito obrigada, te amo”, declarou Robson.

O autor da homenagem, ex-vereador Valmir Tasca, relatou a trajetória de aprovação do Título de Cidadã Honorária e os motivos que o levaram a conceder essa honraria para Iraci. “A senhora Iraci é uma mulher de sabedoria, cheia de amor e merecedora desse Título, porque sempre contribuiu, com seu trabalho voluntário, em prol da cidade e dos pato-branquenses. Hoje é um dia memorável, que celebramos e comemoramos com pessoas especiais, nossos sentimentos são de profunda emoção e alegria e me sinto honrado em fazer parte dele. A vida não lhe ofereceu somente flores, mas com coragem, força e dignidade a senhora superou todos os obstáculos, principalmente, o de ser mulher, conquistando respeito, credibilidade e reconhecimento profissional e essa é uma luta conjunta, que todas as mulheres enfrentam, para que a peculiaridade de cada gênero, ocupe igualmente seu espaço”, disse o proponente do Título.

“Nas entrelinhas da história, as vitórias que a senhora obteve, com pequenas conquistas diárias, principalmente, na área empresarial, contém o brilhantismo, a inteligência e a capacidade de uma mulher corajosa, forte, determinada e que possuía serenidade, para que os dias fossem leves e gratificantes. Vitoriosa e audaciosa, são características da homenageada, que contribuiu em diversas áreas, acreditando nas pessoas e aceitando, com sabedoria, as diferenças e os desafios impostos pela vida. Essa mulher, mãe, avó e bisavó semeou o progresso e o empreendedorismo, fazendo a diferença em tudo que se dedica. Pela sua ousadia e capacidade de enfrentar os desafios, nesse mundo de transformação, nos confirma que é merecedora desse Título”, ressaltou Tasca.

A homenageada da noite, Iraci Cantu, agradeceu, emocionada, o Título. “Eu agradeço, em primeiro lugar, o apoio do meu esposo, que há 29 anos se foi, com ele eu comecei essa família maravilhosa, que eu sinto muito orgulho, e foi ele que nos deixou uma herança maravilhosa que é a determinação e o compromisso em sempre ajudar o próximo. Toda as coisas que eu fiz, foi tendo ele como exemplo”, afirmou Iraci.  

“Quero agradecer também ao Tasca, que me deu este Título, aos vereadores presentes e a toda a minha família e meus amigos aqui presentes. Eu só tenho a agradecer e falar que sinto gratidão por esse momento tão emocionante e por tudo que tive e tenho até hoje”, concluiu, emocionada, Iraci.

Biografia da homenageada

Em 1948, quando tinha seis anos de idade, Iraci Cantú veio de Cruz Alta (RS), juntamente, com seus pais e dez irmãos. A viagem, em um caminhão que transportava toras, durou três dias, até chegarem a então Vila Nova. Seu pai e irmãos mais velhos haviam vindo, anteriormente, e comprado uma serraria, onde atualmente, é a área central de Pato Branco. Dez anos mais tarde, casou-se com Udir Cantú, popular Baru, em Pato Branco. Juntos montaram uma distribuidora de frutas e verduras, em frente à sua casa, na rua Paraná, dando origem a "Baru - o Rei da Verdura", a hoje conhecida e respeitada Cantu Alimentos, que, ao longo dos anos, vem sendo administrada com sucesso pelos filhos Robson, Jéferson e Peterson.

Em Pato Branco Udir e Iraci foram pioneiros, ajudando a construir a cidade. Iraci, já aos nove anos, trabalhava vendendo leite, ajudando seus pais. Devido as dificuldades, seus estudos não foram além da 4ª série do extinto Primeiro Grau. Como mãe, ao mesmo tempo em que ajudava o esposo nos negócios, sempre esteve presente na educação dos filhos, auxiliando-os no que era possível, tentando dar a eles um futuro digno e brilhante.

Participa ativamente como voluntária na Ação Social, auxiliando todos os bairros de Pato Branco, adotando uma escola no bairro São João que, em homenagem a seu falecido esposo, leva seu nome. Mulher ativa e dinâmica, Iraci participa de todos os eventos organizados pela sociedade pato-branquense. Despida de preconceitos, atende as pessoas com calor humano e carinho, dedicando a todos atenção em igual proporção. Procura sempre apoiar os mais carentes, tanto pelo alimento como pela palavra. A justiça está presente em suas ações diárias. Tendo sido reconhecida como "Amiga da Escola", por ajudar as escolas e creches do nosso município. Por várias vezes foi homenageada nas escolas de Pato Branco, principalmente, pela ajuda às famílias carentes do bairro São João.

Iraci presta um brilhante trabalho social junto as entidades, sempre colaborando para os eventos realizados junto à Fundabem e Associação Pato-branquense de Idosos. Desde pequena ajudou nas organizações da Festa de São Pedro, na condição de voluntária. Sempre disposta, Iraci prestou sua solidariedade aos mais necessitados, quando nossa cidade sofreu com vendavais. Por várias vezes foi convidada a fazer parte de diversas entidades, ocupando cargos em diretorias, o que sempre recusou, uma vez que acha melhor dar sua contribuição de maneira voluntária, sem galgar status.

Atualmente, além dos quatro filhos - Robson, casado com Raquel; Giselli; Jeferson e Peterson, casado com Lisiane - Iraci também é avó de - Humberto, Aline, Alexandre, Dandara, Maria Luiza, Acaoan, Tainá, Laura e Laís - e bisavó de - Luisa, Pedro, Bernardo, Theo, Pietra e Daniel.

Estas e outras inúmeras contribuições ao povo de Pato Branco, através do esforço incansável em beneficiar a todos, sem distinção, são razões mais do que justas para a concessão do Título de Cidadã Honorária de Pato Branco a Iraci Cantu.

     

Iraci Cantu com os vereadores presentes, que aprovaram o Título de Cidadã Honorária, em 2004. 

     

Iraci com sua família, após a homenagem.