Legislativo aprova Moção de Aplauso e projetos em segunda votação

por Laiane Carniel publicado 17/06/2020 17h22, última modificação 17/06/2020 17h22

Os vereadores aprovaram, em primeira votação, na sessão desta quarta-feira (17), a Moção de Aplauso nº 18, de 2020, de autoria do presidente da Câmara de Vereadores, Moacir Gregolin (Republicanos), a ser concedida a José Domingos Schutt, servidor público municipal, pelos mais de 40 anos de serviços prestados ao Município de Pato Branco.

Ainda durante a sessão, o presidente, Moacir Gregolin, contou que esteve reunido com o prefeito Augustinho Zucchi, na manhã desta quarta-feira. “Um dos assuntos foi o pedido realizado pelos vereadores para que fosse mantido o pagamento proporcional do décimo terceiro salário, na metade do ano, sendo que o prefeito afirmou que irá manter o cronograma. Também falamos sobre a iluminação do bairro São João, que precisa ser melhorada, assim como, a realização do concurso público que, de acordo com Zucchi, será realizado”, disse Moacir.

O vereador Claudemir Zanco (PL), no espaço das lideranças, falou que, também em conversa com Zucchi, o mesmo se comprometeu em concluir as obras da bacia de contenção do bairro Bonatto e a realizar o pagamento da insalubridade dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate de endemias.

O pedido de pagamento da insalubridade para estes funcionários havia sido feito, por meio do Requerimento n° 1003, de 2020, de autoria do vereador Rodrigo José Correia (Podemos), e subscrito pelos vereadores Amilton Maranoski (PL), Carlinho Antonio Polazzo (Democratas), Claudemir Zanco (PL), José Gilson Feitosa da Silva (PT), Moacir Gregolin (Republicanos) e Ronalce Moacir Dalchiavan (PSD).

Esses profissionais estão diariamente, independente das condições climáticas, de porta em porta atendendo a população. Sendo que neste momento, em que todos nós temos que tomar mais cuidado para garantir nossa saúde, são eles que estão na linha de frente, realizando os primeiros contatos com as famílias“, ressaltou Rodrigo.

Moção de Aplauso

José Domingos Schutt, nasceu no dia 10 de maio de 1957, no município de Mafra (SC), filho de Felix Jorge Henrique Schutt e Helena Signoreli Schut. Mudou-se para Pato Branco com 5 anos de idade, é pai de Sílvio José Schutt, Maria Salete Schutt e Silvia Schutt (in memorian) e avô de José Luiz, Pedro Henrique e Ana Laura.

Em fevereiro de 1980 começou a trabalhar na Prefeitura Pato Branco, como auxiliar de serviços gerais, trabalhando na construção das galerias para canalização dos rios que passam pelo centro da cidade. Ajudou na construção de várias pontes no interior do município. Trabalhou, também, na colocação de meios fios, pavimentação asfáltica, poda de árvores e corte da grama no estádio Municipal Nei Braga. Contribuiu, ainda, na construção do Ginásio Dolivar Lavarda, na prestação de serviços nas antigas campanhas de vacinação e em várias edições da Feira Expopato, passando, assim, pelas administrações de Roberto Zamberlan, Astério Rigon, Clóvis Padoan, Delvino Longui, Alceni Guerra, Roberto Vigano e Augustinho Zucchi.

Atualmente, trabalha como motorista, fazendo o serviço de suporte no abastecimento e lubrificação do maquinário do Departamento de Obras e Serviços, onde também é responsável por levar a alimentação aos funcionários que estejam trabalhando em locais onde não é possível retornar para suas bases. Quatro décadas de serviços prestados à sociedade, sempre recebendo elogios por parte de colegas e superiores. Além disso, é atuante na comunidade em que vive, no bairro Planalto, e em ações do conselho da comunidade Católica.

Segunda votação

Em segunda votação, na sessão dessa quarta-feira (17), foram aprovados projetos de lei para abertura de crédito especial, para o Executivo, no valor total de R$ 22.775.590,70. Entre os valores aprovados, há verbas para a edificação da nova Prefeitura de Pato Branco, pavimentação asfáltica urbana, construção de três (03) praças - no bairro Cristo Rei, Gralha Azul e Vila Esperança, - aquisição de luminárias públicas em LED, luminárias ornamentais em LED, postes, bem como, materiais para a manutenção de todo o Sistema de Iluminação Pública Municipal.

Ainda em segunda votação, foi aprovado o Projeto de Lei nº 10, de 2019, de autoria do vereador Carlinho Antonio Polazzo (Democratas), que institui, no Calendário Oficial de Datas e Eventos do Município de Pato Branco, o “Dia dos Animais”, a ser celebrado no dia 14 de março. De acordo com o projeto, a intenção é desenvolver ações de cuidado e respeito aos animais, em escolas, órgãos e espaços públicos, por meio de feiras de adoções, palestra e materiais gráficos educativos, tais como, folders, cartazes, panfletos e materiais similares. Para a realização das atividades, a Administração Municipal poderá estabelecer parcerias com empresas e organizações privadas.

A pauta completa da sessão está disponível no link: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/1981/.