Legislativo debate importância de buscar soluções para evitar alagamentos

por Laiane Carniel publicado 10/06/2020 16h25, última modificação 12/06/2020 18h30

Na sessão dessa quarta-feira (10), os vereadores aprovaram, em segunda votação, a prestação de contas do Município de Pato Branco, relativa ao exercício financeiro de 2018. O parecer, favorável à aprovação, foi emitido pela Comissão de Orçamento e Finanças (COF). A sessão também contou com amplo debate sobre os pontos de alagamento, que aconteceram após as fortes chuvas, em Pato Branco, na terça-feira (09).

Fazendo o uso do grande expediente, o vereador Gilson Feitosa (PT), mostrou imagens de alguns locais após o alagamento que causou prejuízos a diversos moradores. “Imagine você estar em sua casa e a água entrar com lama e sujeira, essa foi a situação vivida por inúmeros pato-branqueses. Por isso, minha fala é no sentindo de cobrar quais as providências que o Poder Público vem tomando para solucionar esses problemas, já que, enquanto vereadores, temos a responsabilidade de fiscalizar e ajudar o prefeito com este problema”, ressaltou Gilson.

O presidente da Câmara de Vereadores, Moacir Gregolin (Republicanos), apresentou informações de como a Casa tem colaborado para buscar melhorias. “Nossa Assessoria Técnica e Assessoria Parlamentar levantou dados, desde 2015, sobre os trabalhos realizados pela Câmara para evitar alagamentos e, neste período, foram aprovados seis Projetos de Lei autorizando abertura de crédito e troca de terrenos, solicitados pelo Executivo, para realizarem as adequações. Também foram feitos 23 requerimentos, por parte dos vereadores, solicitando melhorias. O que demonstra o comprometimento e o envolvimento de todos para buscar soluções”, explicou Moacir.

Parque Infantil

Ainda nessa semana, de autoria do vereador Vilmar Maccari (Podemos), foi aprovado pelos vereadores, o envio do Requerimento nº 922, de 2020, ao Executivo Municipal a pedido dos professores, para que seja feita a instalação de um Parque Infantil na Associação Municipal dos Professores. De acordo com o requerimento, “a solicitação se faz porque percebe-se que o pátio da associação é um espaço geralmente utilizado pelas crianças, as quais correm e se descontraem, no entanto é preciso transformá-lo em um espaço de diversão e ludicidade, as quais terão a segurança garantida dentro do espaço fechado, mas que possam aproveitar todo o seu potencial de criança, por meio das brincadeiras e uso de brinquedos do parque de forma adequada”.

De acordo com o proponente, a intenção é oferecer um espaço de socialização, tendo em vista a importância desses momentos para o desenvolvimento saudável das crianças. “Precisamos pensar em melhorias para quando esse momento de isolamento terminar, principalmente, para as crianças, que frequentarão o espaço com seus familiares e poderão utilizar os brinquedos”, afirmou Maccari.

A pauta completa da sessão está disponível no link: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/1978/.

Atendimento

Nesta sexta-feira (12), as equipes da Câmara de Vereadores não estarão atendendo de maneira presencial, realizando seus trabalhos de maneira remota. Conforme a Portaria n° 29, de 10 de junho de 2020, disponível no link: https://bit.ly/2Uw3wVM

O atendimento está sendo realizado, normalmente, via e-mail: atendimento@patobranco.pr.leg.br, onde os servidores realizam os encaminhamentos necessários. Demais informações estão disponibilizadas no site: www.patobranco.pr.leg.br.