Legislativo entrega Moção de Aplauso para Leucimahr Jascoski

por Laiane Carniel publicado 22/06/2022 18h26, última modificação 22/06/2022 18h26
Aprovados Projetos que autorizam Executivo a pagamento indenizatório de terreno, para ampliação do CEU das Artes e dos Esportes, e para reforma e construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS)

Em Sessão Ordinária, realizada nesta quarta-feira (22), foi entregue Moção de Aplauso, de autoria do vereador Claudemir Zanco – Biruba (PL) e do ex-vereador Fabricio Preis de Mello, para Leucimahr Jascoski. Também foram aprovados quatro projetos em primeira votação e um em segunda votação. Entre eles, Projeto de Lei criando o Cartão Receita Digital, destinado à renovação automática das receitas ou prescrição digital, e Projeto autorizando o Executivo a pagamento indenizatório de terreno, para ampliação do CEU das Artes e dos Esportes, e para reforma e construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS). Ainda, foram apresentadas 14 indicações e cinco requerimentos.

Primeira votação

De autoria do vereador Claudemir Zanco - Biruba (PL), foi aprovado, em primeira votação, o Projeto de Lei nº 156, de 2021, instituindo o Cartão Receita Digital, destinado à renovação automática das receitas ou prescrição digital de doenças crônicas, previamente diagnosticadas aos usuários dos hospitais, prontos-socorros, prontos atendimentos e unidades de saúde do Município.

De autoria dos vereadores Claudemir Zanco - Biruba (PL), Joecir Bernardi (PSD), Lindomar Brandão (PP), Marcos Marini (Podemos), Maria Cristina Hamera (PV), Rafael Celestrin (PSD) e Thania Caminski (PP), foi aprovado o Projeto de Lei nº 177, de 2021, modificando a Lei nº 2.284, de 13 de outubro de 2003, “que autorizou o Município de Pato Branco a doação de título gratuito, a moradores do bairro São João, bem com, efetuar a regularização com a averbação do Título e Propriedade junto ao Registro Geral de Imóveis”. O Projeto, aprovado em primeira votação, alterou a relação dos imóveis contemplados pela  Lei nº 2.284, de 13 de outubro de 2003.

Em primeira votação e de autoria do Executivo, foi aprovado o Projeto de Lei nº 73, de 2022, autorizando a abertura de crédito especial, no valor de R$ 2 milhões e 250 mil, junto à Secretaria Municipal de Saúde. O valor, repassados pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA), será utilizado na reforma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) nos bairros Pinheirinho, São Cristóvão, Fraron, São João e do Distrito de São Roque do Chopim, bem como, na construção de duas novas UBS, nos bairros São Francisco e Parque do Som.

Também de autoria do Executivo, foi aprovado em primeira votação, o Projeto de Lei nº 54, de 2022, autorizando a abertura de crédito especial, no valor de R$ 252 mil, junto à Secretaria Municipal de Educação e Cultura. De acordo com o Projeto, “o recurso será utilizado no pagamento de indenização, proveniente da desapropriação amigável do imóvel urbano Lote nº 16, Quadra nº 1656, Matrícula nº 47.862 do 1º Registro de Imóveis da Comarca de Pato Branco - declarado de utilidade pública por meio do Decreto Municipal nº 9.192, de 4 de abril de 2022 - destinado à ampliação do Céu das Artes do Município de Pato Branco”.

Segunda votação

De autoria do vereador Marcos Marini (Podemos), foi aprovado, em segunda votação, o Projeto de Lei nº 42, de 2022, denominando de “Deulinda Dosciatti”, a via pública localizada no Loteamento Jardins das Orquídeas II, no bairro Industrial. De acordo com o Projeto, “Deulinda Dosciatti foi uma dona de casa exemplar, que educou seus filhos com muito amor e dedicação, semeando o ideal de honestidade, e sempre estava pronta a ajudar quem fosse preciso. Esteve presente no Grupo de Escoteiro Coroados, primeiro como membro da comissão executiva, depois, desde o início dos anos 80, como Akelá da Alcateia de Lobinhos. Sendo que, através dos seus ensinamentos, contribuiu com a formação de muitos jovens.”

Entregue Moção de Aplauso para Leucimahr Jascoski

                 

De autoria do vereador Claudemir Zanco – Biruba (PL), atual presidente da Câmara de Vereadores, e do ex-vereador Fabrício Preis de Mello, foi realizada a entrega da Moção de Aplauso nº 50, de 2019, para Leucimahr Jascoski, como forma de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados junto à comunidade.

Nascido em Pato Branco, em 7 de fevereiro de 1967, o homenageado é filho de Otília Maria Ronchetti Jascoski "in memoriam" e Adalberto Pio Jascoski "in memoriam", sendo o mais jovem de uma família de cinco filhos. De acordo com o Projeto, vindo de uma família humilde, iniciou sua trajetória profissional ainda garoto, com 12 anos, como vendedor de doces, mel e picolés, para ajudar no sustento da sua família. Trabalhou, ainda, como empacotador de supermercado e, depois, como vendedor de loja, entre outros comércios.

Entre muitos projetos que vem desenvolvendo ao longo de sua vida, podemos citar várias colaborações sociais com a população carente, a exemplo do projeto "Moda nos Bairros", que tinha como finalidade, “oferecer noções sobre vestuário e comportamento, nas passarelas e no dia a dia, contribuindo com o sonho e projeção de muitas jovens que não tinham condições de pagar por uma escola de modelos”.

Também participou na organização de eventos beneficentes, em campanhas sociais voltadas ao agasalho e alimentação. Como profissional, o foco principal foi o trabalho como colunista social e realizando publicações em revistas e jornais, “levando um pouco de conhecimento, modernidade e alegria para todos, contribuindo direta e indiretamente para estimular a leitura, e mostrando a beleza das mulheres de Pato Branco e região”.

Como profissional, também trabalhou como apresentador do programa Interview, no extinto Canal 10. Ainda, organizou e participou como jurado de inúmeros concursos de beleza, em todo estado do Paraná, levando sempre o nome de Pato Branco no coração, promovendo a expansão e o desenvolvimento do setor da beleza e da moda no município. Como instrutor em curso de modelos, sempre defendeu que o espetáculo da moda estivesse ao alcance de todos, independente da classe ou grupo social, incentivando as pessoas a acreditarem que sempre é possível realizarem seus sonhos e brilharem no mundo da moda.

Ainda pelo Projeto da Moção, “como modelo profissional, arriscou alguns passos nas passarelas pelo Paraná, agregando conhecimento e amadurecendo ideias, para então montar sua própria agência de modelos, a Agência de Modelos lnterview, onde, no decorrer dos anos, com suas habilidades, pode identificar e lapidar mulheres e homens de talento e beleza ímpar, de toda região Sudoeste do Estado”.

A pauta da sessão - com os projetos completos, bem como, as correspondências, ofícios e projetos, lidos em Plenário, e os requerimentos e indicações apresentados - está disponível em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2193/