Legislativo entregará Moções de Aplauso para a Orquestra Sanfônica e para a Dra. Franciela Alberton

por Laiane Carniel publicado 08/02/2023 17h41, última modificação 08/02/2023 17h41
A terceira Sessão Ordinária foi realizada no Auditório da ACEPB, em virtude da Câmara Itinerante

                        

Em Sessão Ordinária, realizada nesta quarta-feira (8), no Auditório da Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB), em virtude da Câmara Itinerante, foram aprovadas duas Moções de Aplauso, para a Orquestra Sanfônica de Pato Branco e para a Dra. Franciela Alberton. Os vereadores também apresentaram treze indicações e dezoito requerimentos. Ainda, na Participação dos Convidados, esteve presente o diretor de Feiras e Eventos da Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB), Alexandre Felipe Milani Rech.

Moção de Aplauso

para a Orquestra Sanfônica de Pato Branco

De autoria da vereadora Thania Caminski (PP), foi aprovada, em votação única, a Moção de Aplauso nº 1, de 2023, a ser concedida à Orquestra Sanfônica de Pato Branco, pela sua trajetória. De acordo com o texto da Moção, a Orquestra Sanfônica é um projeto muito especial e motivo de orgulho para todo o Paraná. A Orquestra Sanfônica de Pato Branco, no Sudoeste do Estado, foi anunciada como finalista do Prêmio Brasil Criativo, concorrendo com o Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga e o Bando de Teatro Olodum, na categoria Comunidades Criativas. O evento oficial de premiação aconteceu no Centro Cultural São Paulo (CCSP) e o prêmio tem a chancela do Ministério da Cultura. O objetivo da iniciativa é destacar quem valoriza a criatividade como matéria-prima para o desenvolvimento social, tecnológico e econômico sustentáveis.

O projeto da Orquestra Sanfônica de Pato Branco começou em julho de 2006 e teve como mentora, Divina Scopel Martins. Ela teve a ideia de reunir os gaiteiros, ou sanfoneiros da cidade, como são popularmente chamados os acordeonistas. Naquela época, a proposta era simples: promover encontros entre os músicos e os apaixonados pela sanfona, para tocar em ensaios aos finais de semana.

Inicialmente, participavam cerca de vinte pessoas, porém, após 17 anos, mais de 100 músicos já passaram pela Orquestra Sanfônica de Pato Branco, e o grupo cresceu em tamanho e história, conquistando seu espaço. Muitas pessoas que integraram o grupo acabaram se profissionalizando na música, outras têm a atividade como um hobby, uma paixão. Hoje são 17 integrantes fixos: Diego Roque Guerro, Artur Felipe Testolin, João Marcos de Oliveira, Marcelo Rodrigo Zatera, Paulo Octávio Mello, Jhonattan Almeida, Pedro Balbinotti Tonin, Josmar Felipe Stadnik, Amarildo Aureluk, Valdomiro Turra, Olindo Rufatto, Maria Luiza Luzatto e Josmar Stadnik.

para Dra. Franciela Alberton

De autoria do vereador Claudemir Zanco - Biruba (PL), foi aprovada, em votação única, a Moção de Aplauso nº 2, de 2023, a ser concedida à Dra. Franciela Alberton, pela dedicação, empenho e excelente trabalho que desenvolveu junto à Delegacia da Mulher, no município de Pato Branco.

Graduada em Direito e em Letras e pós-graduada em Direito Lato Sensu, Franciela é delegada desde 2008, quando foi aprovada no concurso da Polícia Civil de Santa Catarina, onde trabalhou até junho de 2010, quando foi chamada no concurso da Polícia Civil do Paraná. Atuou dois meses em Francisco Beltrão, depois, foi para a Escola de Polícia, em Curitiba, e, em dezembro de 2010, assumiu como delegada-adjunta da 5ª SDP de Pato Branco. Em abril de 2015, assumiu a Delegacia de São João, a qual deixou em abril de 2018, para assumir o desafio de reabrir a Delegacia da Mulher, em Pato Branco.

Inicialmente instalada nas dependências da 5ª Subdivisão Policial, a Delegacia da Mulher de Pato Branco dispunha de duas salas e contava apenas com a delegada Franciela Alberton e a investigadora Madirlei Orzechovski. As mesmas receberam cerca de mil inquéritos policiais instaurados e passaram a atender toda a demanda diária, em casos envolvendo violência de gênero e os crimes praticados contra crianças e adolescentes do sexo feminino, ocorridos nos municípios de Pato Branco, Vitorino, Itapejara D’Oeste e Bom Sucesso do Sul – cerca de 40% da demanda da Polícia Judiciária. Os números obtidos logo nos primeiros meses mostraram a eficácia de uma Unidade Especializada: com aumento de 30% na conclusão das investigações de crimes contra mulheres e de 800% na conclusão dos crimes de estupro, contra crianças e adolescentes.

Com a ajuda de toda a sociedade, em novembro de 2020, a Delegacia da Mulher instalou-se em moderna e ampla Unidade, adaptada para prestar atendimento digno e acolhedor às vítimas. Ciente de que muitos crimes ocorridos no âmbito domiciliar decorrem de desentendimentos alheios à esfera criminal, tais como partilha de bens, guarda, pensão e visitas dos filhos, por exemplo, firmou-se parceria com Instituições de Ensino Superior, através da qual foi possível oferecer as vítimas atendidas pela Delegacia da Mulher, serviços jurídicos gratuitos e, assim, findar as causas da violência, evitando reiteração desta. Ainda, através de parceria com Cooperativa de Crédito, foi possível a contratação de uma psicóloga para atender criança e adolescentes, vítimas e testemunhas dos crimes.

Nestes quase cinco anos foram centenas de mulheres atendidas, onde a Delegacia da Mulher foi responsável por condenações e prisões de feminicidas, estupradores e pedófilos. O trabalho intenso fez com que muitas vítimas tivessem coragem de procurar a polícia para denunciar seus agressores, confiando que não seria em vão. Essa credibilidade resultou do trabalho social desempenhado na Unidade, que não se limitou a realizar sua atividade-fim, mas atuou firmemente na prevenção dos crimes e no empoderamento das mulheres, através de projetos sociais desenvolvidos com o Poder Público, associações e entidades em geral.

Após quase cinco anos, Dra. Franciela deixa a chefia da Delegacia da Mulher, entregando-a com uma equipe de dez pessoas e com um acervo de inquéritos policiais 90% menor do que o inicial, todos tramitando há menos de um ano na Unidade, o que significa a possibilidade de trabalhar de forma rápida e eficaz no combate da violência. O trabalho desenvolvido pela Delegacia da Mulher de Pato Branco foi reconhecido pelo Departamento da Polícia Civil do Estado do Paraná e usado como modelo para implantação em outras Unidades. Agora, Franciela assume novo desafio, na chefia do Núcleo de Repressão ao Tráfico – DENARC, atuando no combate as drogas.

Com isso, a Câmara Municipal de Pato Branco concede Moção de Aplauso para a Dra. Franciela Alberton, pela dedicação e pelo excelente trabalho que desenvolveu junto à Delegacia da Mulher de Pato Branco. A Moção é extensiva à sua equipe: investigadores Luciano Dias de Araújo e Madirlei Orzechovski e a escrivã Camila Santana dos Reis.

Participação dos Convidados

Convidada pela Mesa Diretora - presidente Thania Caminski (PP), vice-presidente Eduardo Dala Costa (MDB), primeiro-secretário Romulo Faggion (União Brasil) e segunda-secretária Maria Cristina Hamera (PV) - o diretor de Feiras e Eventos da Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB), Alexandre Felipe Milani Rech, falando sobre a ACEPB.

Alexandre, em nome da entidade e em nome do presidente da ACEPB, Luan Marcante, agradeceu a presença de todos. “Estamos muito felizes com a iniciativa da Câmara Itinerante, indo para vários espaços da cidade, e em receber uma Sessão Ordinária aqui, na casa do empresário. Estamos sempre realizando ações para fortalecer o empresariado de Pato Branco e várias delas são realizadas com o Poder Público, daí a importância dessa parceria”, disse Alexandre.

Câmara Itinerante

O Legislativo está promovendo a Câmara Itinerante, com as Sessões Ordinárias sendo realizadas em diversos espaços de Pato Branco. Acompanhe, abaixo, os locais dos próximos encontros:

13 de fevereiro de 2023: Tribunal do Júri do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), rua Benjamin Borges dos Santos, 1100, bairro Fraron;

15 de fevereiro de 2023: Auditório da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), via do Conhecimento, s/n-KM 01, Bairro Fraron;

27 de fevereiro de 2023: Auditório do Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Pato Branco e Região (Sindicomércio), rua Nereu Ramos, 524, Centro;

1º de março de 2023: Auditório do Centro Universitário Mater Dei (UNIMATER), rua Mato Grosso, 200, Centro.

A pauta da sessão - com os projetos completos, bem como, as correspondências, ofícios e projetos, lidos em Plenário, e os requerimentos e indicações apresentados - está disponível em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2247/