Legislativo entregou Prêmio Ecologia e Ambientalismo para a Associação Pato Pescador

por Laiane Carniel publicado 24/04/2025 16h16, última modificação 24/04/2025 16h16
Solenidade foi realizada na quarta-feira (24), no Plenário da Câmara Municipal

Em Sessão Solene, realizada na quarta-feira (24), no Plenário da Câmara Municipal, o Legislativo entregou o Prêmio Ecologia e Ambientalismo para a Associação Pato Pescador - Pesca Esportiva. A homenagem, proposta pelo vereador da 17ª Legislatura - 2021 a 2024 - Dirceu Boaretto e aprovada, por unanimidade, por todos os demais vereadores, homenageia pessoas físicas ou jurídicas, que se destacaram por meio de ações na defesa da natureza, do meio ambiente e dos interesses ecológicos. Trata-se de uma forma de reconhecimento público pelo trabalho e dedicação dispensados à nossa cidade e sociedade de modo geral. A solenidade contou com a presença dos associados, familiares e amigos.

O presidente do Legislativo, vereador Lindomar Brandão (PP), conduziu os trabalhos da Sessão Solene. “É uma honra reconhecer a Associação Pato Pescador, entidade que vem se destacando pelo trabalho esportivo e social na nossa cidade. Seu impacto vai além do esporte, alcançando áreas onde o poder público nem sempre consegue chegar. Parabenizo pelo compromisso com o meio ambiente e pela inspiração que proporcionam a outras iniciativas. Sigam contando com o nosso apoio”, afirmou Brandão.

Vicente Lucio Michaliszyn, secretário municipal de Meio Ambiente em Pato Branco, contou como conheceu a Associação. “Quando assumi a Secretaria, recebi a missão de cuidar com atenção do Parque do Alvorecer, especialmente, dos seus lagos, pois havia preocupação com a superpopulação de peixes exóticos, e o nome do Pato Pescador surgiu como potencial parceiro. Conheci o trabalho da entidade e a mesma se prontificou a ajudar com a despesca e se mostrou referência técnica e símbolo do ambientalismo. Suas ações, como a despoluição do Rio Iguaçu, são exemplo. Além disso, contribuem na formação de jovens conscientes ambientalmente. Parabenizo pelo trabalho e reforço nosso apoio institucional”, disse o secretário.

O prefeito de Pato Branco, Géri Dutra, parabenizou os vereadores pela iniciativa de homenagear a Associação. “O Pato Pescador tem um papel essencial na preservação ambiental e no fortalecimento da cidadania. Suas ações inspiram e promovem união, plantio de árvores, limpeza e educação ecológica e diante das mudanças climáticas e eventos extremos, precisamos somar esforços. Além disso, o Pato Pescador foi uma das primeiras entidades a abraçar a adoção de espaços públicos e a Prefeitura reconhece e apoia o trabalho por eles realizado. Parabéns pelo legado e pelo exemplo deixado para Pato Branco e além”, concluiu o prefeito.

O vereador proponente da honraria, Dirceu Boaretto, agradeceu a presença de todos e disse se sentir honrado em entregar o Prêmio Ecologia e Ambientalismo ao Pato Pescador, entidade que atua fortemente na preservação ambiental, educação ecológica e qualidade de vida. “Desde 1996, a Associação desenvolve ações relevantes, como plantio de mudas, soltura de alevinos, pesca esportiva consciente e doações sociais. Destacam-se também pela inovação nas medições com filmagem e pelo incentivo ao comércio local, com premiações baseadas em notas fiscais, sempre trabalhando com seriedade, em parceria com prefeituras, com a Itaipu, o IAT e outros órgãos. O Pato Pescador ainda desenvolve projetos com crianças nas escolas, promovendo consciência ambiental desde cedo e mostrando o impacto de pequenas atitudes. São referência estadual e nacional e a medalha é mais que merecida. Parabéns ao Pato Pescador por todo o legado construído!”, parabenizou o autor da honraria.

O presidente do Conselho da Associação Pato Pescador - Pesca Esportiva, Edemar Galeazzi, e o presidente da Associação Pato Pescador - Pesca Esportiva, Jader Antonio Martinello, receberam o Prêmio em nome do Pato Pescador.

“O que fazemos é fruto do esforço coletivo de sócios, diretoria e conselho, que seguem firmes na missão de promover a pesca esportiva e a preservação ambiental. Essa atividade movimenta bilhões no Paraná, gerando empregos e fortalecendo o comércio local, mas, além disso, é um trabalho feito com paixão, doação e compromisso. Aproveito para pedirmos apoio à Prefeitura e à Câmara para conquistarmos nossa sede própria, um espaço essencial para continuarmos evoluindo. O que buscamos não é apenas reconhecimento, mas legado, já que cada ação deixa marcas positivas na sociedade. Estamos aqui para servir, unir forças com o Poder Público e transformar pequenas ações em grandes mudanças. O prêmio é de todos nós. Muito obrigado”, agradeceu Galeazzi.

“O Pato Pescador é formado por voluntários da pesca esportiva que deixaram de ser predadores para se tornarem preservadores. Desenvolvemos projetos sociais e ambientais, com foco na educação de crianças e na conscientização ecológica. Dividimos nosso trabalho em três pilares: social, ecológico e econômico — este último movimentando bilhões no Brasil e gerando empregos. Atuamos por amor à causa, sem remuneração, dedicando nosso tempo pelo bem comum e, recentemente, fomos reconhecidos como entidade pública, o que aumenta ainda mais nossa responsabilidade. Representamos muitas outras associações espalhadas pelo país e nosso impacto, embora pareça formiguinha, é nacional. Agradecemos ao Dirceu Boretto pela homenagem e aos vereadores pelo apoio. Recebemos esse prêmio com orgulho e seguiremos firmes na missão. Muito obrigado!”, finalizou Jader.

 

 

Histórico da Associação Pato Pescador – Pesca Esportiva

A Associação Pato Pescador – Pesca Esportiva foi fundada em 10 de dezembro de 1996, sob a denominação de Movimento Ecológico Vale do Iguaçu - MEVI, com sede e foro na cidade de Pato Branco.  A Associação Pato Pescador – Pesca Esportiva foi criada com a finalidade de promover o congraçamento entre seus sócios e a população; a realização de eventos de pesca esportiva e recreação; a defesa de direitos sociais; a preservação da natureza, principalmente, nas margens dos rios, com reconstituição de matas ciliares e preservação das nascentes. Também atua na realização e prestação de serviços de assessoria à outras entidades em competição de pesca esportiva, através de seus diretores e associados e em colaboração com os Poderes Públicos e com as autoridades ambientais.

A Associação Pato Pescador – Pesca Esportiva promove todos os anos o campeonato Copa Iguaçu de Pesca Esportiva, aberto à pescadores de todo o Brasil. O Copa Iguaçu é realizado nas represas das Usinas Hidrelétricas do Rio Iguaçu, mais precisamente nos lagos de Salto Caxias, Salto Osório, Salto Santiago e Salto Segredo, abrangendo a área dos municípios de Candói, Chopinzinho, Cruzeiro do Iguaçu, Mangueirinha, Rio Bonito do Iguaçu, São Jorge D’Oeste e Saudade do Iguaçu.  A Associação  também organiza um campeonato destinado apenas aos sócios do clube, chamado de Circuito Interno – Pato Pescador.

Apesar de não fazer parte das atividades pertinentes à Associação, e de não constar em seus estatutos como atividade inerente ao mesmo, o clube também realiza todos os anos atividades de cunho social, tais como: Arrecadação de alimentos e distribuição à pessoas carentes e a entidades que prestam esse serviço à comunidade; Arrecadação e distribuição de brinquedos e presentes no dia das crianças e próximo ao Natal e Páscoa, para escolas e creches dos bairros mais carentes de Pato Branco e outras cidades da região. Quando convidado, o clube Pato Pescador – Pesca Esportiva também participa de atividades educacionais sobre preservação do meio ambiente, junto a crianças de outras instituições.

No dia 22 de novembro de 2022, em comemoração ao Dia do Rio, a Associação realizou uma ação de plantio de árvores às margens do Rio Pato Branco, com participação do Instituto de Água e Terra - IAT, que doou as mudas de árvores frutíferas e nativas para o plantio.

Nos dias 25 e 26 de novembro de 2022, quando foi realizada a 4ª etapa da Copa Iguaçu de Pesca Esportiva, com a participação do IAT, foram doadas e plantadas mudas de árvores nativas e frutíferas, às margens dos afluentes e do próprio Rio Iguaçu, com o objetivo de proteger suas margens. Na ocasião, o IAT também doou sacos de lixo, que foram distribuídos às equipes para retirada de lixo sólido do lago.

Nos dias 11, 18 e 25 de março de 2023, participou de uma ação educacional ambiental em conjunto com a Igreja Comunidade Cristã, projeto Exploradores do Rei.

No dia 16 de setembro de 2023, realizou com apoio do IAT e Rozimbo Peças, ação de limpeza do lago municipal do bairro Gralha Azul e seus entornos, com plantio de árvores doadas pela empresa Rozimbo Peças.

No dia 30 de setembro de 2023, o Clube Pato Pescador – Pesca Esportiva apoiou com doação de combustível para os Barcos, o projeto Amigos da Ilha, na 4ª edição da Operação Lago Limpo, em Cruzeiro do Iguaçu, onde foram recolhidos do rio aproximadamente 1.500 quilos de resíduos sólidos de diversos materiais, inclusive recipientes de agrotóxicos.

A entrega do Prêmio Ecologia e Ambientalismo à Associação Pato Pescador – Pesca Esportiva representa um justo reconhecimento por sua atuação exemplar em prol do meio ambiente. Com ações contínuas de preservação, conscientização e responsabilidade social, a entidade se tornou referência regional. Seu trabalho vai além da pesca esportiva, alcançando áreas como educação ambiental e apoio comunitário. Essa homenagem reforça a importância do engajamento coletivo na proteção dos nossos recursos naturais e por este motivo a Câmara Municipal de Pato Branco parabeniza a Associação por sua dedicação e impacto positivo na sociedade.