Legislativo faz devolução antecipada de valores ao Executivo

por Laiane Carniel publicado 22/04/2020 17h07, última modificação 22/04/2020 17h07

Em sessão ordinária, realizada nesta quarta-feira (22), o presidente da Câmara de Vereadores de Pato Branco, Moacir Gregolin, comunicou que, juntamente, com os membros da Mesa Diretora, fizeram a devolução antecipada, na segunda-feira (20), de R$ 750 mil ao Executivo. A devolução de valores é resultado da economia que a Câmara realizou, normalmente, ela acontece ao final de cada ano, porém, em virtude dos investimentos que o Município vem fazendo na saúde, para o atendimento e ações de prevenção ao coronavírus, a Mesa decidiu repassar o valor economizado até o momento.

De acordo com o presidente da Câmara, Moacir Gregolin, a devolução mostra o comprometimento do Legislativo com a economia do orçamento, assim como, a preocupação com a saúde dos pato-branquenses. “Já é tradição devolvermos os valores economizados, para que sejam utilizados para realizar obras para os nossos cidadãos, mas, este ano, em virtude do momento pela qual estamos passando, ele se torna fundamental, possibilitando ao Município, com esse valor em seu orçamento, para o atendimento de nossa população”, afirmou Moacir.

Para o prefeito Augustinho Zucchi, o valor é muito importante, “sabemos que é uma crise de saúde, mas ela também incide na área financeira, repercutindo na vida dos cidadãos e no Município, pois compromete a arrecadação. Logo, esse valor antecipado, é muito bem-vindo”, ressaltou Zucchi.

Ordem do dia

Ainda durante a sessão, em primeira votação, foram aprovados o Projeto de Lei Ordinária nº 84, de 2019, de autoria do vereador Amilton Maranoski, que institui o “Projeto Brook Ambiental e Social”; o Projeto de Lei Ordinária nº 37, de 2020, de autoria do Executivo, para denominar de "Avenida da Inovação", o logradouro público que liga a Avenida Tupi à rua Moroslau Flessak, no bairro São Luiz; e a Moção de Aplauso nº 15, de 2020, de autoria da vereadora Marines Boff Gerhardt, a ser concedida à Doutora Cleci Chiamulera Borsatti pela dedicação durante toda sua vida profissional a cuidar da saúde da população de nossa cidade.

Também foi aprovado, em primeira votação, o Projeto de Lei Ordinária nº 59, de 2020, que autoriza o Executivo a abrir crédito especial, no exercício de 2020, no valor de R$ 1 milhão, com recurso vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, recebido através de convênio firmado entre o Município de Pato Branco e a Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, através do Termo de Convênio nº 051/2017, para construção da Unidade de Vigilância de Zoonoses de Pato Branco.