Legislativo recebe do UNIMATER primeiro projeto de ciclofaixa para Pato Branco

por Laiane Carniel publicado 09/06/2022 18h50, última modificação 09/06/2022 18h50

O Legislativo de Pato Branco recebeu, na manhã desta quinta-feira (9), o projeto da primeira ciclofaixa de Pato Branco. O trabalho foi elaborado pelo UNIMATER, por meio do Curso de Arquitetura e Urbanismo e do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (EMA), e será doado para o Município, que deverá receber o recurso, para viabilizar a obra, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU).

O compromisso para a viabilização da obra foi feito entre o secretário da SEDU, Augustinho Zucchi, e os vereadores Claudemir Zanco - Biruba (PL), Eduardo Dala Costa (MDB), Maria Cristina Hamera (PV), Romulo Faggion (União) e Thania Camisnki (PP) e vai ao encontro da  Lei nº 5.838, de 19 de novembro 2021, que dispõe sobre a criação de Sistema Cicloviário para Pato Branco, elaborada pela vereadora Maria Cristina e pelo vereador Romulo.

Na ocasião, o secretário Augustinho Zucchi afirmou que disponibilizaria o recurso, desde que o projeto fosse elaborado. Os vereadores buscaram então o UNIMATER, onde o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, Bruno Soares Martins, juntamente, com o coordenador do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (EMA), Fabio Augusto Cantu, e a estagiária do EMA, Pâmela Tigre, aceitaram o desafio e, após muita pesquisa e buscando referências em outros locais, elaboraram o projeto apresentado.

O deputado estadual Luiz Fernando Guerra esteve presente no ato e comprometeu-se em dar sequência ao projeto, buscando que os recursos para a construção sejam disponibilizados ainda este ano. O secretário municipal de Esporte e Lazer, Alexandre Zoche, agradeceu a parceria e disse que quando os poderes Legislativo e Executivo se unem com a iniciativa privada, as ações são realizadas com mais rapidez e quem ganha com isso é a sociedade.

De acordo com os representantes do UNIMATER, o projeto foi idealizado levando em conta todo o percurso da via, os pontos de acesso das propriedades, os declives e aclives, incluindo pontos de descanso, iluminação, sinalização e tendo sempre como meta, garantir a segurança de quem usará a ciclofaixa.

O vereador e presidente da Câmara de Vereadores de Pato Branco, Claudemir Zanco, agradeceu o UNIMATER pela elaboração do projeto. “É um presente para a cidade e esperamos que esta ciclofaixa seja a primeira de muitas outras, que poderemos viabilizar em outros locais de Pato Branco”, concluiu.