Legislativo retorna aos trabalhos para o segundo semestre de 2022

por Laiane Carniel publicado 01/08/2022 18h49, última modificação 01/08/2022 18h49
Vereadores recebem certificado do Pato Futsal

Após o recesso parlamentar, o Legislativo retornou, nesta segunda-feira (1º de agosto), para os trabalhos do segundo semestre de 2022. Durante a Sessão, foram aprovados quatro projetos em primeira votação, entre eles, a filiação da Câmara de Vereadores de Pato Branco na Associação das Câmaras Municipais do Sudoeste do Paraná (ACAMSOP) e a autorização para que o Executivo financie, junto à Caixa Econômica Federal, até R$ 9 milhões e 500 mil. Na Tribuna Livre, esteve o diretor de Comunicação do Pato Futsal, Renan Pereira da Costa, falando sobre o “Pato Futsal”. Ainda, foram apresentadas 24 indicações e 20 requerimentos.

De autoria da Mesa Diretora - presidente Claudemir Zanco - Biruba (PL); vice-presidente, Dirceu Boaretto (Podemos); 1º secretário, Eduardo Dala Costa (MDB); e 2º secretário, Romulo Faggion (União Brasil) - foi aprovado o Projeto de Lei nº 53, de 2022, autorizando o Poder Legislativo de Pato Branco a filiar-se e contribuir, mensalmente, com a Associação das Câmaras Municipais do Sudoeste do Paraná (ACAMSOP).

Crédito especial

De autoria do executivo, foi aprovado, em primeira votação, o Projeto de Lei nº 65, de 2022, autorizando  o Executivo a contratar operação de crédito junto à Caixa Econômica Federal, até o valor de R$ 9 milhões e 500 mil, para aquisição de conjunto móvel de britagem e peneiramento, para instalação de Usina de Asfalto. Após a discussão sobre o Projeto, foi realizada a votação, na qual os vereadores Maria Cristina Hamera (PV), Januário Koslinski (PSDB) e Romulo Faggion (União Brasil) votaram contrários ao projeto.

Em primeira votação, foi aprovado o Projeto de Lei nº 82, de 2022, autorizando o Executivo a abrir crédito especial, no valor de R$ 1.881.360,65, junto à Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Os recursos serão destinados à revitalização da praça anexa à Igreja Matriz, bem como, à construção da nova Casa Temática, que será instalada na referida praça, para utilização nos diversos eventos festivos do Município, como o Natal, a Páscoa e o Dia dos Namorados.

Também em primeira votação, foi aprovado o Projeto de Lei nº 84, de 2022 autorizando a abertura de crédito suplementar no exercício de 2022, no valor de R$ 576.815,82. De acordo com o Projeto, os valores serão utilizados no desenvolvimento de diversas ações da Secretaria Municipal de Assistência Social, “como a aquisição de equipamentos e materiais permanentes; material de consumo; funcionalismo; subvenções sociais; diárias; passagens e despesas com locomoção, obras e instalações, entre outras.”

Tribuna Livre

Na Tribuna Livre, esteve o diretor de Comunicação do Pato Futsal, Renan Pereira da Costa, falando sobre o “Pato Futsal”, apresentando um pouco da trajetória e conquistas da equipe. Ao final, o diretor entregou um certificado de agradecimento para cada vereador. De acordo com Renan, em 2022, o Pato Futsal completa 12 anos de história, “e essa trajetória, embora curta, é muito vitoriosa, onde destacamos o bicampeonato da Liga Nacional, o título da Taça Brasil de Clubes, da Liga Sul de Futsal e o tricampeonato paranaense. Mais do que isso, também nos posicionamos na formação e lapidação de jovens talentos. Ainda na atual temporada, o projeto chegou pela primeira vez na história a uma competição internacional na categoria sub-21, tendo ficado em quinto lugar na Copa Mundo do Futsal, disputada no mês de maio, em Paranaguá”.

Ainda, de acordo com ele, é o time com maior média de sócios-torcedores no futsal brasileiro e, também, é o líder do torcidômetro da Liga Nacional de Futsal, estando à frente de equipes tradicionais. “É um projeto vitorioso, com atletas constantemente convocados para Seleção Brasileira de Futsal e, na atual temporada, podemos conquistar o título inédito da Copa do Brasil. Também destacamos aqui os projetos sociais em Pato Branco, em parceria com a Prefeitura de Pato Branco, com dez polos atendidos no futsal feminino e seis polos no futsal masculino, contemplando mais de 500 crianças em bairros distribuídos pela cidade”.

“As iniciativas do Pato Futsal são alinhadas por um futuro melhor, com base nos pilares econômico, social e ambiental, para impacto positivo no futsal e em toda sociedade. E sabemos que todo esse desenvolvimento não seria possível sem o apoio do Poder Público e Privado. Por este motivo, como forma de reconhecimento e gratidão, estendemos aqui nossa homenagem a vocês vereadores com os certificados”, concluiu Renan.

A pauta da sessão - com os projetos completos, bem como, as correspondências, ofícios e projetos, lidos em Plenário, e os requerimentos e indicações apresentados - está disponível em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2199/