Máquina que auxilia na melhoria da acessibilidade entra em operação após indicação de vereadores

por fabricio.soveral — publicado 30/07/2019 16h20, última modificação 02/08/2019 17h01
Trituradora de tocos foi comprada pela Prefeitura de Pato Branco

Máquina trituradora de tocos já está sendo usada pela Prefeitura

Os vereadores Fabricio Preis de Mello (PSD) e Joecir Bernardi (SD) fizeram uma indicação ao Executivo Municipal, no final de 2017, para a aquisição de uma máquina trituradora de galhos e tocos. O equipamento permite a retirada de forma mais controlada desses materiais auxiliando assim na recuperação de calçadas e melhoria da acessibilidade na cidade. Nesta semana, a máquina adquirida pela Prefeitura de Pato Branco começou a ser usada na Avenida Brasil.

Na argumentação da indicação, os vereadores destacaram que vários municípios brasileiros já usam o equipamento e comprovam os benefícios porque uma recuperação de asfalto, por exemplo, devido a retirada de tocos de árvores da forma mais usual com retroescavadeira é muito mais onerosa. Além disso, com menos danos no entorno dos tocos a recuperação de calçadas e gramados pode ser feita de forma mais rápida, colaborando com a acessibilidade.

A transformação do toco em serragem ainda possibilita um transporte de forma mais eficiente.