Maria Cristina Hamera assume a Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Vereadores

por Laiane Carniel publicado 16/02/2023 17h55, última modificação 16/02/2023 18h34
Ato da Posse foi realizado no Largo da Liberdade

Em cerimônia realizada na terça-feira (14), a vereadora Maria Cristina Hamera (PV) foi empossada Procuradora da Mulher da Câmara Municipal de Vereadores de Pato Branco, para a gestão 2023. A vereadora assumirá pela segunda vez o cargo, que já exerceu em 2021, e que estava com a vereadora e atual presidente do Poder Legislativo,  Thania Caminski (PP), a frente das atividades.

Participaram do evento, os vereadores Claudemir Zanco - Biruba (PL), Dirceu Boaretto (Podemos), Eduardo Dala Costa (MDB), Januário Koslinski (PSDB) e Romulo Faggion (União Brasil); o representante da OAB Pato Branco, Gabriel Zottis; a delegada chefe da Delagacia da Mulher, Keila Mafioletti; a secretária municipal de Assistência Social, Márcia Vendrúscolo Corti; a governadora do Rotary International - Distrito 4640 e assessora parlamentar da deputada Leandre Dal Ponte, Anne Gomes; além de representantes de entidades, a imprensa e familiares e amigos das vereadoras.

Thania Caminski (PP), em sua fala, apresentou as ações realizadas em 2022, as quais buscaram promover diversas experiências, debates, socializações de vivências e conscientizações. Além da divulgação das leis e canais existentes, que auxiliam as mulheres a denunciarem os abusos e os programas que beneficiam que as mesmas recomecem as vidas, longe dos ciclos de violências. Ela também afirmou que, durante o ano, também teve oportunidade de aumentar seu conhecimento sobre a causa.

A vereadora Maria Cristina Hamera (PV), após empossada, em seu discurso, reafirmou seu compromisso em continuar pensando e realizando Políticas Públicas que visem defender os direitos das mulheres, assim como, promover encontros e eventos para ressaltar a importância das mulheres na sociedade, sempre em parceria com as entidades e demais órgãos envolvidos com a causa.

Procuradoria da Mulher

A Procuradoria da Mulher, no âmbito do Poder Legislativo do Município de Pato Branco, foi criada por meio da Resolução nº 9, de 15 de dezembro de 2020, assinada pelo então presidente da Câmara de Vereadores, Moacir Gregolin. O Projeto foi de autoria do vereador Amilton Maranoski.

Pelo Projeto, “compete à Procuradoria da Mulher zelar pela participação efetiva das vereadoras nos órgãos e nas atividades da Câmara Municipal e ainda, receber, examinar e encaminhar aos órgãos competentes denúncias de violência e discriminação contra a mulher; fiscalizar e acompanhar a execução de programas do governo municipal que visem a promoção da igualdade entre homens e mulheres, assim como, a implementação de campanhas educativas e antidiscriminatórias de âmbito municipal; cooperar com organismos estaduais e nacionais, públicos e privados, voltados à implementação de políticas para as mulheres; promover pesquisas, seminários, palestras e estudos sobre violência e discriminação contra a mulher, bem como, acerca da representação feminina na política, inclusive para fins de divulgação pública e fornecimento de subsídio às Comissões da Câmara Municipal”.