Mesa Diretora da Câmara de Vereadores recebe Conselho Comunitário de Segurança de Pato Branco (CONSEG)

por Laiane Carniel publicado 12/08/2020 16h25, última modificação 12/08/2020 16h23

O presidente da Câmara de Vereadores, Moacir Gregolin (Republicanos), juntamente, com a Mesa Diretora, vereadores Amilton Maranoski (PL) e Joecir Bernardi (PSD) e o assessor Leandro Lamp, representando o vereador Fabrício Preis de Mello (PSD), receberam, na manhã desta quarta-feira (12), os membros do Conselho Comunitário de Segurança de Pato Branco (CONSEG).

O encontro contou com a presença dos membros Edison Luiz Outeiro, capitão Guido Benjamin dos Santos Filho, Nilson Ascari, tenente-coronel Robertinho da Luz Dolenga, Rubens Slonski, e do presidente do CONSEG, Edison Luiz Outeiro, que explicou que a visita teve o objetivo de apresentar o conselho à Câmara. “Nosso intuito é mostrar que estamos organizados, atuando e que seremos um elo entre a comunidade e o poder público, realizando projetos que contribuam com a segurança de todos”, afirmou Edison.

O presidente da Câmara de Vereadores, agradeceu a visita e comprometeu-se em apoiar o Conselho no que for necessário. “A união de esforços promove o bem-estar da comunidade, que será a grande beneficiada  pelos projetos e ações que serão desenvolvidas pelo CONSEG”, disse o presidente.

O Conselho, durante a reunião, entregou ao presidente da Câmara, algumas demandas. A primeira, solicitando que fosse verificado se o Conselho já era reconhecido como Entidade de Utilidade Pública Municipal, a qual foi prontamente respondida que, por meio da Lei n° 1.457,de 27 de junho de 1996, o CONSEG já foi declarado como Utilidade Pública Municipal.

A outra demanda diz respeito a possibilidade da Câmara disponibilizar, de forma legal, recursos financeiros para as atividades comunitárias do Conselho. Ao que foi respondido pelo presidente da Câmara que, com a declaração de Utilidade Pública, o CONSEG poderá participar de projetos e buscar recursos públicos.

Ginásio de Esportes do Bairro São Roque

Aproveitando a ocasião, o capitão Guido Benjamin dos Santos Filho, membro do Conselho, enquanto representante da Policia Militar, entregou a resposta ao Requerimento n° 1392, de 2020, de autoria dos vereadores Fabrício Preis de Mello (PSD) e Amilton Maranoski (PL), enviado pela Câmara de Vereadores, em 22 de julho de 2020, para a Polícia Militar, que solicitava a intensificação das rondas nas proximidades da Escola União, no bairro São Roque, em virtude da proximidade com o Ginásio de Esportes do local que, continuamente, vem sofrendo depredação e sendo espaço para consumo e venda de drogas, assim como outras transgressões.

Capitão Benjamin entregou um ofício, contando as medidas que foram tomadas no local, e um projeto, com sugestões para solucionar os problemas Ginásio, entre elas, o Projeto Oficina de Fitoterapia, “que visa levar à comunidade informações de como obter uma vida mais saudável através do uso correto dos alimentos e plantas medicinais, oferecendo uma opção terapêutica aos usuários do SUS, bem como, desenvolver trabalhos educativos através de trocas de saberes entre profissionais e comunidade”.

O projeto envolve diversas práticas, tornando o Ginásio um espaço de inclusão e socialização, buscando um resignificando produtivo, que beneficie os moradores do entorno e da região. “O Poder Público e as entidades precisam trabalhar com as comunidades, identificando as potencialidades e evitando que os espaços fiquem ociosos, pois eles só se tornam problemas de segurança quando as estruturas não são utilizadas pelos moradores”, ressaltou Capitão Benjamin, explicando que o documento apresenta outras opções, como a instalação de cercas ou, até mesmo, com a possibilidade de retirada de toda a estrutura do local.

De acordo com membros, as reuniões do CONSEG serão realizadas mensalmente, na última quarta-feira de cada mês, transmitidas via plataforma on-line, enquanto durar o período da pandemia, e abertas a participação popular.