Moções de Aplausos serão entregues para cidadãos e entidades pato-branquenses que são destaque no tradicionalismo, no esporte e no voluntariado

por Laiane Carniel publicado 11/09/2023 17h28, última modificação 11/09/2023 17h28

A Sessão Ordinária realizada nesta segunda-feira (11), contou com a aprovação, em votações únicas, de três Moções de Aplausos que serão entregues para cidadãos e entidades pato-branquenses que são destaque no tradicionalismo, no esporte e no voluntariado. Também foi aprovado, em primeira votação, projeto para denominar rua. Ainda, foram apresentados oito requerimentos.

Votação única

Moção de Aplauso para Luiz Otávio da Trindade de Freitas

De autoria do vereador Claudemir Zanco (PL), foi aprovada em votação única a Moção de Aplauso nº 32, de 2023, a ser concedida a Luiz Otávio da Trindade de Freitas, pelo seu destaque, dedicação, compromisso e maestria na arte da Declamação, conquistando várias premiações, e, também, na organização e condução dos eventos artísticos no Estado do Paraná, como diretor Artístico do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG-PR).

De acordo com o Projeto, “Luiz Otávio da Trindade de Freitas é advogado, funcionário público do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, declamador, avaliador e apaixonado defensor das tradições artístico culturais, do Movimento Tradicionalista Gaúcho. Luiz Otávio tem demonstrado um profundo compromisso e dedicação à arte da Declamação, tendo conquistado ao longo de sua trajetória um impressionante conjunto de realizações que merecem ser exaltadas, incluindo, cinco vezes o título de campeão paranaense no Festival Paranaense de Arte e Tradição (FEPART), bem como, o título de Campeão Estadual de Santa Catarina (2018), além de premiações em eventos nacionais e internacionais”.

“Ainda, sua presença é notável em diversos eventos ligados à Declamação, incluindo participações marcantes nas equipes de avaliação no FEGAMS (Mato Grosso do Sul), ENART (Rio Grande do Sul) e FECART (Santa Catarina), contribuindo significativamente para o enriquecimento cultural desses festivais. Luiz Otávio assumiu papéis de liderança no Movimento Tradicionalista Gaúcho, sendo diretor da modalidade de Declamação e Causo do MTG/PR nos anos de 2014/2015 e, atualmente, ocupando a posição de diretor Artístico do MTG/PR, desde 2020”, informou o texto da Moção.

“Sua dedicação à organização e condução de eventos artísticos no Paraná é digna de admiração, destacando os eventos em nosso município, como o FEPART 2022 e a Semana Farroupilha. Suas conquistas em nível nacional, como o título de Campeão Nacional no FENART, além de duas vezes finalista do Rodeio Internacional de Vacaria (RS), demonstram seu talento singular e sua capacidade de representar e destacar-se em âmbitos mais amplos. Com isso, a Moção de Aplauso busca ressaltar a sua contribuição notável para a preservação das tradições culturais gaúchas, sendo um verdadeiro exemplo de dedicação, talento e comprometimento”, concluiu o Projeto.

Moção de Aplauso para Diogo Cristiano Netto

De autoria do vereador Rodrigo Correia (Podemos), em votação única, foi aprovada a Moção de Aplauso nº 33, de 2023, a ser concedida ao coordenador-geral da CBFS Academy, da Confederação Brasileira de Futsal e Instrutor da CONMEBOL, Diogo Cristiano Netto, pela sua brilhante trajetória no futsal.

Nascido em Pato Branco, em 23 de janeiro de 1982, Diogo estudou na Escola Estadual Possídio Salomoni e no Colégio Premen, e, de acordo com o Projeto, “com uma paixão indomável pelo futsal, Diogo brilhou como atleta e aluno do Clube Atlético Pato-branquense, dos 11 aos 17 anos. Em 2006, Diogo partiu para Curitiba com um sonho no coração: cursar o mestrado na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e trabalhar no Athletico Paranaense. Essa determinação o levou a realizar esse sonho, trabalhando no Furacão por quatro anos, deixando sua marca nas escolas de futebol e nas categorias de base. Ele também fez história no Paraná Clube, Palmeiras e até no Barcelona, na Espanha”.

“Ainda, tornou-se Mestre em Fisiologia da Performance e Doutor em Medicina Esportiva, ambas titulações concedidas pela UFPR. Seu talento e paixão o levaram a contribuir durante nove anos na Confederação Brasileira de Futebol, atuando em dez áreas distintas e criando projetos que impactaram positivamente centenas de milhares de pessoas em todos os cantos do Brasil, além de coordenar grandiosos projetos em 13 países, de cinco continentes, para a FIFA”, informou o Projeto.

Atualmente, Diogo Cristiano Netto é o coordenador-geral da CBFS Academy, da Confederação Brasileira de Futsal, e instrutor da CONMEBOL, moldando o futuro de profissionais do futebol na América do Sul. De acordo com a Moção de Aplauso, “sua jornada é uma lição de perseverança, determinação e dedicação, um verdadeiro exemplo para todos nós, sendo um motivo de orgulho para Pato Branco e para o mundo. Sua história inspira todos aqueles que sonham em alcançar grandes alturas, lembrando-nos de que não há limite para o que podemos conquistar quando seguimos nossos sonhos com coragem e paixão. Parabéns por todas as suas realizações e por ser um verdadeiro embaixador da nossa cidade. Que continue iluminando o caminho de todos que têm a sorte de cruzar seu trajeto”.

Moção de Aplauso para a Associação dos Voluntários da Corrente do Bem de Pato Branco (ACOBEM)

Também de autoria do vereador Rodrigo Correia (Podemos), foi aprovada em votação única a Moção de Aplauso nº 34, de 2023, a ser concedia à Diretoria da Associação dos Voluntários da Corrente do Bem de Pato Branco (ACOBEM), neste ato representada pela presidente, Geni Terezinha Haupczinski Vazzata, extensivo a todos os membros da Diretoria, pelos trabalhos realizados em nosso Município.

De acordo com o Projeto, “Geni trabalhou em consultório odontológico por 27 anos, mas sempre sentia um grande desejo de desenvolver trabalhos voluntários, pois ver pessoas passando dificuldades, sem ter o mínimo para sua sobrevivência, sempre foi sua grande inquietação. Formou-se em Serviço Social e, atualmente, cursa pós-graduação em Terapia ocupacional e Saúde mental. Participa como voluntária em projetos sociais na APAC e é uma das idealizadoras da ONG Associação dos Voluntários da Corrente do Bem de Pato Branco (ACOBEM), realizando trabalho voluntário com atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade social.”

Ainda pelo texto da Moção, “os voluntários da ACOBEM trabalham com muita persistência e amor, acreditando que todo ser humano pode ter uma vida digna com mais humanidade e não medem esforços para que isso aconteça. Atualmente, a ACOBEM atende aproximadamente 100 famílias, todas cadastradas e acompanhadas com muito carinho pela entidade. Além de suprir as necessidades básicas,  recebem orientações e encaminhamento para políticas públicas, fornecem suporte familiar, trabalham o fortalecimento de vínculos familiares, oferecem assistência às mães gestantes, ajudando no enxoval dos bebês, e possuem, também, parceria com o projeto “Pega aí leitura grátis”, onde em cada cesta básica doada vai, em anexo, um livrinho para leitura, pois acreditam que além de alimentar o corpo precisamos alimentar a mente”.

Com isso, a Câmara Municipal externa agradecimentos pelo trabalho realizado pelos voluntários da ACOBEM, por meio de sua diretoria: Neli Frozza Ariotti, Mairi Bonometti Sturza, Aline Granella do Nascimento, Ivete Sgarbossa, Carol Bonato, Gemanir Ariotti, Margarete Tonello de Oliveira e Ivanir Guimarães.

Primeira votação

De autoria do vereador Lindomar Brandão (PP), foi aprovado em primeira votação, o Projeto de Lei nº 106, de 2023, denominando de “Florencia dos Santos”, a via pública localizada no Loteamento Residencial Vida Nova, no bairro São João. De acordo com o Projeto, “Florencia foi uma mulher guerreira, trabalhadora, dedicada e humilde. Foi atuante no bairro São João durante grande parte de sua vida, realizando a função de parteira e de benzimentos/orações para crianças do bairro, onde ficou muito conhecida. Além disso, o Projeto também homenageia a família Ferreira dos Santos, pioneiros em nosso Município, que muito contribuíram para a evolução de nossa cidade”.

A pauta da sessão - com os projetos completos, bem como, as correspondências, ofícios e projetos, lidos em Plenário, e os requerimentos e indicações apresentados - está disponível em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2310/