No Dia Internacional da Síndrome de Down, médica e mãe fala sobre inclusão, estímulo e amor

por Laiane Carniel publicado 21/03/2022 17h20, última modificação 21/03/2022 17h20
Aprovada Moção de Aplauso ao Grupo Expedição de Ciclismo Pato Branco

Em votação única, foi aprovada na Sessão Ordinária, realizada nesta segunda-feira (21), a Moção de Aplauso nº 2, de 2022, de autoria do vereador Eduardo Dala Costa (MDB), a ser concedida ao Grupo Expedição de Ciclismo Pato Branco, pelo projeto “Expedição de ciclismo Pato Branco (PR) a Encantado(RS)”. Em primeira votação, aprovado o Projeto de Lei nº 11, de 2022, de autoria da vereadora Maria Cristina Hamera (PV), nomeando de “Avelino Antonio Marcante”, via pública localizada no bairro Cadorin. Também foram aprovados seis projetos em segunda votação e, ainda, apresentadas cinco indicações e 26 requerimentos. Na Participação dos Convidados, a médica Adriane Arrieche da Rosa Cunha, falou sobre o Dia Internacional da Síndrome de Down.

Primeira votação

Em primeira votação, aprovado o Projeto de Lei nº 11, de 2022, de autoria da vereadora Maria Cristina Hamera (PV), nomeando de “Avelino Antonio Marcante”, via pública localizada no bairro Cadorin.

Moção de Aplauso

De autoria do vereador Eduardo Dala Costa (MDB), foi aprovada a Moção de Aplauso nº 2, de 2022, a ser concedida ao Grupo Expedição de Ciclismo Pato Branco, pelo projeto “Expedição de ciclismo Pato Branco (PR) a Encantado (RS)” e pelo comprometimento do Grupo com a sociedade, colaborando e mostrando exemplo de engajamento nas causas sociais. De acordo com o documento, o grupo iniciou suas pedaladas em busca de algo novo a conquistar e, com o lema “Força, Fé, Perseverança e Persistência”, já fizeram uma expedição até a cidade de Aparecida do Norte (SP), percorrendo 1.100 quilômetros.

Com o objetivo de ajudar o Hemonúcleo de Pato Branco, fizeram uma parceria com a instituição, lançando um desafio em prol da doação de sangue, que foi batizado com o nome de “Corrente do Bem”, onde cada litro de sangue doado equivaleria a 2 quilômetros a serem pedalados. Lançado o desafio, foram arrecadados 448 bolsas, equivalente a 224 litros de sangue, o que foi um grande sucesso.

Para cumprir o desafio, foi escolhida a cidade de Encantado (RS), distante 490 quilômetros de Pato Branco, terra do maior estátua do Cristo Protetor, do mundo. A pedalada iniciou no dia 02 de março de 2022, e a distância foi percorrida em três dias e meio, até a chegada ao destino. “O exemplo que o Grupo esta deixando para nossa população é de que podemos fazer esportes, cuidarmos de nossa saúde e, ao mesmo tempo, darmos nossa contribuição para nossa sociedade”, concluiu o texto do projeto.

Segunda votação

De autoria do Executivo, foram aprovados três projetos em segunda votação, o Projeto de Lei nº 14, de 2022, que altera o Art. 2º, da Lei nº 4.387, de 28 de agosto de 2014, “aumentando em 140 vagas o emprego público de professor substituto, com o objetivo de atender a demanda de mão de obra nas escolas e creches municipais, até que se finalize o processo do concurso público”. Ainda, também com relação a vagas de PSS, aprovado o Projeto de Lei nº 6, de 2022, autorizando a contratação temporária de profissionais para o exercício de emprego público de zelador(a).

Também de autoria do Executivo, respeitando a data-base de março, foi aprovado o Projeto de Lei nº 20 de 2022, para conceder reposição de vencimentos aos servidores e empregados públicos municipais, agentes políticos, bem como, aos membros do Conselho Tutelar. Com o envio deste projeto, pelo Executivo, a Câmara de Vereadores, por meio da Mesa Diretora, em adequação, também apresentou três projetos para a reposição dos vereadores, secretários, prefeito, vice-prefeito e dos servidores do Legislativo, pelos Projetos de Lei nº 23, 22 e 21, de 2022. O valor da reposição será de 10,80%, de acordo com a variação do Índice Nacional de Preços ao consumidor (INPC). Para os profissionais do magistério público municipal, os valores serão calculados respeitando a Lei Federal nº 11.738, de 16 de julho de 2008, e a Portaria nº 67, de 4 de fevereiro de 2022, do Ministério da Educação.

Participação dos Convidados

Convidada pelos vereadores Eduardo Dala Costa (MDB), Maria Cristina Hamera (PV), Marcos Marini (Podemos), Rafael Celestrin (PSD) e Thania Caminski (PP), esteve presente, na Participação dos Convidados, a médica Adriane Arrieche da Rosa Cunha, para falar sobre o Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado neste dia 21 de março. Além de compartilhar seu conhecimento enquanto médica, Adriane é mãe de Victória da Rosa Cunha, 18 anos, que é Down.

A médica explicou sobre a síndrome, ressaltando que a mesma não é uma doença, mas sim uma condição genética, na qual o indivíduo, assim como qualquer outra pessoa, possui diversos tipos de habilidades, potencialidades e dificuldades e estas não estão ligadas a sua aparência. “As dificuldades podem ser reduzidas se você e as pessoas à sua volta tiverem uma atitude positiva em relação a Síndrome de Down e ao futuro de seu filho. Acreditar no potencial dele é o essencial para o desenvolvimento”, explicou ela, afirmando que, tendo em vista o atraso na aprendizagem e no desenvolvimento, que são característico da Síndrome de Down, é fundamental trabalhar a estimulação precoce dos bebês.

Adriane também falou sobre as leis que protegem o direito à educação pública inclusiva, para as pessoas com a Síndrome, entre outros direitos que são garantidos pela Constituição. Ela ainda falou sobre a importância de buscar apoio, tanto de familiares quanto de outras famílias, que também tenham vivido essa realidade de adaptação, buscando a troca de experiências e vivências.

Sobre ser mãe de Victoria, ela conta que a família aprendeu muito com a menina. “Primeiro, o amor incondicional que ela expressa, livre, natural e sem medos. Outra coisa é viver um dia a cada dia, o dia seguinte depende do hoje, o que eu vou ser amanhã depende do hoje. A gente vive o momento atual, o que será do futuro, não sei, por isso vou fazer, no presente, tudo o que estiver ao alcance, para que o futuro seja o melhor possível. Temos que viver o presente, estimulando a cada dia, a cada momento, a cada hora e a cada oportunidade”, afirmou ela.

A pauta da sessão, com os projetos, as correspondências e os ofícios apresentados, juntamente com os requerimentos e indicações apresentadas, está disponível em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2162/