Novo centro universitário em Pato Branco é apresentado na Câmara de Vereadores

por fabricio.soveral — publicado 05/12/2019 18h21, última modificação 05/12/2019 18h21
Eliseu Bertelli, da UNIFACEAR, falou em sessão plenária sobre a atuação da instituição no município

O município de Pato Branco é conhecido por ter se tornado uma referência regional em termos de ensino universitário e em breve passará a contar com mais uma instituição de ensino. A UNIFACEAR, que tem sede em Araucária/PR, está entrando em operação na cidade e para falar sobre isso ocupou o espaço de convidado, na última sessão ordinária (4) da Câmara de Vereadores, o diretor geral do centro universitário em Pato Branco, Eliseu Miguel Bertelli. O convite foi feito pelo vereador Moacir Gregolin (MDB).

Bertelli relatou que a UNIFACEAR é credenciada pelo Ministério da Educação para oferecer cursos de graduação desde 2001, tendo portanto uma caminhada de quase duas décadas no setor. O Câmpus Pato Branco da UNIFACEAR está em fase de construção e ocupa uma área de 3000 metros quadrados, próximo à rodoviária da cidade. A primeira fase da obra está em fase de conclusão com inauguração prevista para o próximo dia 16 de dezembro.

O diretor geral da UNIFACEAR em Pato Branco disse que a instituição oferece cursos nas modalidades presencial, semi-presencial e ensino a distância. Em Pato Branco, serão oferecidos inicialmente 13 cursos de graduação na modalidade semi-presencial, além dos cursos a distância que são cerca de 50 de graduação e 50 de pós-graduação MBA. Bertelli destacou que entre os semi-presenciais estarão quatro engenharias, três cursos da área da saúde e o curso de Pedagogia, este último considerado uma necessidade regional.

Questionado sobre a geração de empregos diretos na instituição com a chegada do Centro Universitário Eliseu Bertelli respondeu: "inicialmente devemos contar com 28 colaboradores, mas obviamente com o passar dos anos e ofertas dos cursos acreditamos que em quatro anos deveremos ter cerca de 130 colaboradores".