Orquestra Sanfônica de Pato Branco recebeu Moção de Aplauso

por Laiane Carniel publicado 05/06/2023 17h24, última modificação 05/06/2023 17h24
Aprovado Projeto para criação do Programa Pomar Urbano

Em primeira votação, foi aprovado na Sessão Ordinária realizada nesta segunda-feira (5), Projeto de Lei que dispõe sobre a defesa e a fiscalização do bem-estar animal quando da realização de rodeios. Em segunda votação, foi aprovada a criação do Programa Pomar Urbano. Durante a Sessão, também foi entregue Moção de Aplauso para a Orquestra Sanfônica de Pato Branco. Ainda, foram apresentadas 20 indicações e 28 requerimentos.

Defesa e fiscalização do bem-estar animal em rodeios

Em primeira votação, foi aprovado o Projeto de Lei nº 27, de 2023, de autoria da vereadora Thania Caminski (PP), que dispõe sobre a defesa e a fiscalização do bem-estar animal quando da realização de rodeios. O Projeto foi aprovado com as Emendas nº 28, nº 29 e nº 30, de 2023.

Programa Pomar Urbano

De autoria da vereadora Maria Cristina Hamera (PV), foi aprovado, em segunda votação, o Projeto de Lei nº 149, de 2022, criando o Programa Pomar Urbano. Pelo Projeto, “fica criado o Programa Pomar Urbano, destinado ao plantio de árvores de espécies frutíferas nos parques urbanos, áreas livres ou ociosas, praças e áreas verdes do Município de Pato Branco. As árvores existentes serão mantidas, porém, quando necessitarem de replantio a substituição será, preferencialmente, por espécies frutíferas. A colheita e consumo das frutas produzidas nos pomares urbanos poderão ser feitas pelas escolas e entidades próximas, podendo também os moradores residentes nos arredores usufruir do consumo das frutas”.

Moção de Aplauso para a Orquestra Sanfônica de Pato Branco

De autoria da vereadora Thania Caminski (PP), foi entregue a Moção de Aplauso nº 1, de 2023, para a Orquestra Sanfônica de Pato Branco, pela sua trajetória. De acordo com o texto da Moção, a Orquestra Sanfônica é um projeto muito especial e motivo de orgulho para todo o Paraná. A Orquestra Sanfônica de Pato Branco, no Sudoeste do Estado, foi anunciada como finalista do Prêmio Brasil Criativo, concorrendo com o Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga e o Bando de Teatro Olodum, na categoria Comunidades Criativas. O evento oficial de premiação aconteceu no Centro Cultural São Paulo (CCSP) e o prêmio tem a chancela do Ministério da Cultura. O objetivo da iniciativa é destacar quem valoriza a criatividade como matéria-prima para o desenvolvimento social, tecnológico e econômico sustentáveis.

O projeto da Orquestra Sanfônica de Pato Branco começou em julho de 2006 e teve como mentora, Divina Scopel Martins. Ela teve a ideia de reunir os gaiteiros, ou sanfoneiros da cidade, como são popularmente chamados os acordeonistas. Naquela época, a proposta era simples: promover encontros entre os músicos e os apaixonados pela sanfona, para tocar em ensaios aos finais de semana.

Inicialmente, participavam cerca de vinte pessoas, porém, após 17 anos, mais de 100 músicos já passaram pela Orquestra Sanfônica de Pato Branco, e o grupo cresceu em tamanho e história, conquistando seu espaço. Muitas pessoas que integraram o grupo acabaram se profissionalizando na música, outras têm a atividade como um hobby, uma paixão. Hoje são 17 integrantes fixos: Diego Roque Guerro, Artur Felipe Testolin, João Marcos de Oliveira, Marcelo Rodrigo Zatera, Paulo Octávio Mello, Jhonattan Almeida, Pedro Balbinotti Tonin, Josmar Felipe Stadnik, Amarildo Aureluk, Valdomiro Turra, Olindo Rufatto, Maria Luiza Luzatto e Josmar Stadnik.

A pauta da sessão - com os projetos completos, bem como, as correspondências, ofícios e projetos, lidos em Plenário, e os requerimentos e indicações apresentados - está disponível em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2286/