Painel eletrônico começa a ser utilizado nas sessões plenárias

por ubiracy.tesseroli — publicado 02/09/2019 15h30, última modificação 02/09/2019 15h29
O sistema gera transparência e economia

O Plenário do Legislativo aprovou na segunda-feira (02) quatro projeto de leis, dois projetos de autoria de parlamentares. Entre os projetos, de autoria do gestor municipal, os vereadores aprovaram o projeto que autoriza abertura crédito, no valor 4.034.802,00.

O recurso é referente ao repasse do Fundo Estadual de Saúde para o Fundo Municipal de Saúde, conforme resolução nº 258/2019, Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), no valor de R$ 1.899.036,00, ainda,  repasse do Ministério da Saúde, por meio do Fundo Nacional de Saúde, no montante de R$ 2.135.766,00.

O objetivo do projeto, conforme o Executivo é suplementação por excesso para manutenção do Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgências do Sudoeste do Paraná, relativo ao Incentivo Financeiro de Custeio do Samu 192, referente à contrapartida Estadual e Federal.

Moções

As homenagens serão concedidas aos professores de Educação Física Municipal e Estadual, vinculados ao Município de Pato Branco,  em razão do dia 01 de setembro, comemorativo a Profissão de Professor de Educação Física e à doutora Bárbara Dayana Brasil, pelo lançamento da obra "Direitos Humanos e Investimentos Estrangeiro: Perspectivas para a Interação.

Começa a votação eletrônica no Legislativo

Painel

A sessão deliberativa inaugurou o processo eletrônico de votação.  A implantação do processo começou, segundo o presidente Vilmar Maccari (PDT), há mais de oito   meses. A ferramenta opina Maccari, qualifica as ações do Legislativo, bem como gera economia com a redução do uso de papel. “É uma ferramenta de transparência e ecologicamente correta”, observa.

O sistema faz parte do Interlegis, programa do Senado Federal voltado às câmaras legislativas, e é disponibilizado gratuitamente. O objetivo é que as votações fiquem mais transparentes para quem acompanha as sessões da Casa, tanto pessoalmente como pela transmissão via internet.

Pelo painel eletrônico o cidadão pode  observar o projeto que está sendo votado, o momento em que cada vereador registra o voto e o resultado da votação (inclusive com a indicação de como votou cada parlamentar).