Pato a Jato recebe homenagem na Câmara de Vereadores

por fabricio.soveral — publicado 09/12/2019 17h55, última modificação 09/12/2019 18h06
Moção de Aplauso para equipe oriunda da UTFPR foi proposta por Rodrigo José Correia (PSC)

Pato a Jato recebe homenagem na Câmara de Vereadores

A equipe Pato a Jato, formada por integrantes de vários cursos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), recebeu uma moção de aplauso da Câmara de Vereadores de Pato Branco, nesta segunda-feira (9). A proposta de autoria do vereador Rodrigo José Correia (PSC) foi subscrita por todos os parlamentares da Casa. O objetivo da homenagem foi reconhecer as conquistas da equipe em nível nacional e internacional.

A Pato a Jato é uma equipe formada na UTFPR de Pato Branco e fundada em 2009. Ela tem como missão o desenvolvimento e produção de protótipos de alta eficiência energética, capacitando uma nova geração de profissionais para que sejam líderes em suas áreas, capazes de representar a inovação educacional proeminente, com eficiência ética e de forma sustentável.

Vereador Rodrigo com representantes da Pato a Jato

Ao longo dos anos, a equipe desenvolveu vários protótipos e participou de competições no Brasil e no exterior conseguindo ótimos resultados. Recentemente, em setembro de 2019, a equipe competiu na Shell Eco Marathon Brasil, no Rio de Janeiro, onde conquistou o tricampeonato na categoria etanol. Hoje a Pato a Jato é detentora do recorde latino-americano de eficiência energética com um protótipo que alcançou a marca de 702,4 quilômetros por litro de etanol.

O atual coordenador da equipe, professor Dr. Luiz Carlos Martinelli Júnior, disse que é uma honra representar Pato Branco tanto no Brasil como no exterior. Ele lembrou que Pato a Jato é uma equipe formada por integrantes dos cursos de engenharia elétrica, engenharia mecânica, computação, administração, contabilidade e química da UTFPR e trabalha de forma sinérgica para obter melhores resultados nos projetos. “Chegamos nos 702 quilômetros por litro, mas queremos chegar nos 1000 e depois nos 2000 mil. Hoje no mundo já tem equipes passando dos 2000, porém com gasolina, queremos chegar nessa marca com o etanol”, destacou o professor.