Pato Branco contará com plataforma digital para estacionamento regulamentado

por Laiane Carniel publicado 11/02/2020 17h10, última modificação 11/02/2020 17h23
O Estar Digi já está disponível para download e passará a funcionar a partir da próxima semana

Nesta terça-feira (11), no Largo da Liberdade, aconteceu o lançamento do Estar Digi, uma plataforma digital para o estacionamento regulamentado, que passará a funcionar em Pato Branco, a partir do dia 17 de fevereiro. Com o aplicativo, que já está disponível para download, o usuário poderá comprar créditos, fazer o acionamento da contagem do tempo que permanece na vaga, até a saída do local, sem haver a necessidade do contato com o agente de trânsito. A mudança visa proporcionar maior agilidade, comodidade e conforto aos motoristas, bem como, maior rotatividade na utilização das vagas.

O presidente da Câmara de Vereadores de Pato Branco, Moacir Gregolin (MDB), participou do evento e afirmou que o aplicativo é mais um passo importante para a digitalização dos trabalhos oferecidos no setor público. “É um projeto ousado, mas que vem ao encontro das tendências tecnológicas e esperamos que a população, de Pato Branco e da região, utilize o novo sistema, usufruindo de todas as vantagens que ele oferecerá”, afirmou Moacir.

O Estar Digi é uma iniciativa da Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Departamento Municipal de Trânsito de Pato Branco (Depatran). De acordo com o prefeito de Pato Branco Augustinho Zucchi, o aplicativo faz parte de um planejamento de melhorias para a mobilidade e circulação das vias. “Melhoramos o transporte coletivo, modernizamos a sinalização semafórica, reorganizamos o sentido das vias, retiramos rotatórias e, agora, implantaremos um sistema que irá melhorar a usabilidade dos espaços e a qualidade de vida de quem utiliza o estacionamento regulamentado”, disse Zucchi.

No lançamento do aplicativo, também estiveram presentes, os vereadores Amilton Maranoski (PV), Claudemir Zanco (PDT), Fabricio Preis de Mello (PSD), Joecir Bernardi (SD), Ronalce Moacir Dalchiavan (PP) e Rodrigo José Correia (PSC).

Estar Digi

O diretor do Depatran, tenente-coronel Robertinho Dolenga, informou que, atualmente, a área do estacionamento regulamentado conta com 2.520 vagas, entre uso comum (1.700), Portadores de Necessidade Especiais (PNE) (25), pessoas idosas (21), curta duração (58), ambulância (08), motocicleta (655), carga e descarga (04), viatura policial (04) e táxi (45), sendo que a frota de veículos, em 2019, contava com 58.871 veículos. “É um número considerável e o Estar Digi será uma ferramenta importante para melhorarmos a circulação e a mobilidade urbana, proporcionando mais eficiência na utilização das vagas e no trabalho realizado pelos agentes de trânsito”, afirmou Dolenga.

O secretário Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Géri Natalino Dutra, explicou sobre a utilização do aplicativo, que precisa ser baixado na loja de aplicativos de cada celular. Após a realização do cadastro do usuário e de seu veículo, basta comprar os créditos e, ao estacionar em uma das vagas do estacionamento regulamentado, acionar a contagem do tempo. Ao retornar ao veículo é necessário desativar a utilização da vaga e a cobrança será feita com base no tempo em que ele permaneceu no local. O cadastro precisa ser realizado uma única vez e o acesso pode ser feito de qualquer aparelho que tenha o aplicativo instalado.

Todo o sistema foi pensando para ser funcional, tanto para o usuário do aplicativo quanto pelo agente de trânsito, proporcionando troca de informações em tempo real, com eficiência e comodidade, tornando Pato Branco referência em mais esse quesito”, ressaltou Géri.

Ainda de acordo com ele, o modelo anterior, com o cartão em papel, ainda estará sendo utilizado pelos próximos 12 meses, para facilitar a adaptação dos usuários. A compra dos créditos poderá ser feita via aplicativo, por meio do site (www.patobranco.pr.gov.br/estardigi), com o agente de trânsito, no Depatran e nas lojas autorizadas, que serão divulgadas na sequência. Com a implantação do Estar Digi, também passará a ser fiscalizado o cumprimento do tempo máximo de permanência em cada vaga, que é de duas horas, sendo que, a partir desse período, o veículo pode ser multado.