Pato Tênis apresentou aos pato-branquenses as atividades desenvolvidas pela entidade

por Laiane Carniel publicado 04/11/2024 18h30, última modificação 04/11/2024 18h40
Em segunda votação, vereadores aprovaram a doação de terreno para construção do Colégio Militar de Pato Branco

Em Sessão Ordinária, realizada nesta segunda-feira (4), os vereadores aprovaram, em votação única, o Balancete Financeiro da Câmara, relativo ao mês de setembro. Em segundas votações, foram aprovados três projetos. Na Participação de Convidados, representantes do Pato Tênis falaram sobre os “Projetos desenvolvidos e prestação de contas” e, na Tribuna Livre, o cidadão Kleber Augusto Silva Martins, falou sobre a “Campanha de Arrecadação Fraldas Geriátricas”, promovida pelo grupo de Escoteiros Primavera, em conjunto com o Lar dos Idosos São Francisco de Assis. Ainda, foram apresentados 17 requerimentos.

Votação única

Em votação única, os vereadores aprovaram o Balancete Financeiro da Câmara Municipal nº 9, de 2024, referente ao mês de setembro de 2024.

Segunda votação

Programa de Incentivo à prática de Ginástica Artística e Rítmica

De autoria da vereadora Maria Cristina Hamera (União Brasil), foi aprovado em segunda votação o Projeto de Lei nº 51, de 2024, criando o Programa de Incentivo à prática de Ginástica Artística e Rítmica. De acordo com o Projeto, o Programa envolve a concessão de bolsas e benefícios; implementação de projetos sociais; oferta de cursos de formação e capacitação para profissionais da área; incentivo à criação de espaços públicos e privados adequados para a prática; realização de eventos, campeonatos e competições; e apoio financeiro a projetos sociais, associações e entidades dedicadas à formação de atletas e ao desenvolvimento da ginástica artística e rítmica”.

Doação de imóvel para construção do Colégio Militar

De autoria do Executivo, foi aprovado em segunda votação, o Projeto de Lei nº 143, de 2024, alterando o dispositivo da Lei nº 3.899, de 19 de julho de 2012, que autorizou o Executivo Municipal a doar imóvel ao Estado do Paraná. De acordo com o Projeto, a alteração possibilitará que parte do terreno onde está situada a Universidade Aberta do Brasil (UAB), seja utilizado para a construção da sede do 6º Colégio da Polícia Militar do Paraná.

Crédito especial

Também em segunda votação e de autoria do Executivo, foi aprovado o Projeto de Lei nº 147, de 2024, autorizando a abertura de crédito especial, no valor de R$ 29.600,30, junto à Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com o Projeto, “os recursos serão destinados para aquisição de medicamentos do componente básico da assistência farmacêutica”.

Participação de Convidados

Convidado pelo vereador Eduardo Dala Costa (Republicanos), por meio do Requerimento nº 1306, de 2024, estiveram presentes o presidente e o vice-presidente do Pato Tênis, Caetano Lorenzetti e Edemar Galeazzi, falando sobre os “Projetos desenvolvidos e prestação de contas.”

Ao iniciar sua fala, o presidente agradeceu os investimentos enviados pelos vereadores, por meio das Emendas Individuais e de Bancada, e a oportunidade de apresentar o projeto para todos os cidadãos. Após, o presidente mostrou um vídeo da entidade, com entrevistas de alunos e com atividades sendo desenvolvidas, demonstrando como o tênis tem sido um agente de mudança positiva na vida de várias crianças e adolescentes da nossa cidade.

De acordo com o vídeo, o Pato Tênis nasceu no coração de 20 tenistas que resolveram investir nas crianças, com o objetivo de apresentar os benefícios do esporte e da disciplina. “O tênis não é um esporte tão simples, mas quanto mais cedo iniciarem a prática, melhor vai ser para o desenvolvimento delas. Então, graças às Emendas Parlamentares e o apoio recebido desta Casa, conseguimos adquirir material esportivo, material educativo, garantir o pagamento dos professores e os uniformes. Esses recursos têm sido essenciais para a continuidade do projeto, permitindo que cada vez mais jovens tenham acesso ao tênis de forma inclusiva e educativa.”

“O projeto Tênis para a Vida já beneficiou, desde 2021, centenas de crianças e adolescentes, entre 6 e 15 anos, principalmente das escolas públicas e, alguns, em situação de vulnerabilidade social. Hoje, atendemos 60 crianças, distribuídas nos bairros Menino Deus e Santo Antônio, elas recebem aulas, acompanhamento e um espaço de acolhimento. A nossa Associação também organiza torneios amadores, que movimentam a modalidade do tênis em Pato Branco e na região, incentivando o esporte na comunidade e, ainda, participa de diversas competições, levando o nome de Pato Branco e conquistando premiações. Por isso, para 2025, pedimos novamente o apoio de todos vocês, para que possamos enriquecer e ampliar o alcance do nosso projeto, permitindo que os jovens vivenciem os benefícios e os valores que este esporte pode proporcionar”, concluiu o presidente.

O vice-presidente, Edemar Galeazzi, reforçou que o maior propósito da entidade é oportunizar que as crianças que não tenham condições financeiras de ter contato com o tênis, possam aprender e praticar o esporte. “Então, agradecemos pelo apoio de todos os envolvidos e agradecemos a Deus por oportunizar esse momento para nós. Também agradecemos todos os envolvidos da entidade, pois sabemos que é a capacidade de cada um, junto com o amor, dedicação e a somatória de valores, que faz com que nós, do Pato Tênis, cumpramos nossa missão”, afirmou o vice-presidente.

 

Tribuna Livre

Na Tribuna Livre, o cidadão Kleber Augusto Silva Martins, falou sobre a “Campanha de Arrecadação Fraldas Geriátricas”, promovida pelo grupo de Escoteiros Primavera, em conjunto com o Lar dos Idosos São Francisco de Assis.

A pauta da sessão - com os projetos completos, bem como, as correspondências, ofícios e projetos, lidos em Plenário, e os requerimentos e indicações apresentados - está disponível em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2439/