Pioneiros da aviação paranaense recebem Moções de Aplauso

por Laiane Carniel publicado 24/04/2023 13h55, última modificação 24/04/2023 13h57
Cerimônia foi realizada no sábado (22), no hangar do Clube de Aviação Pato Branco (CAP)

Em cerimônia realizada no sábado (22), no hangar do Clube de Aviação Pato Branco (CAP), a Câmara Municipal de Vereadores de Pato Branco entregou Moções de Aplauso para Eloy Biezus e William Starostik Filho, pioneiros da aviação paranaense. As homenagens foram entregues pela Mesa Diretora – presidente Thania Caminski (PP), vice-presidente Eduardo Dala Costa (MDB), primeiro-secretário Romulo Faggion (União Brasil) e segunda-secretária Maria Cristina Hamera (PV) – juntamente, com os vereadores Claudemir Zanco (PL), Januário Koslinski (PSDB) e Rodrigo José Correia (Podemos).

Na solenidade, que antecedeu o Show Aéreo, onde aeronaves realizaram apresentações e acrobacias, também participaram o presidente do Clube de Aviação Pato Branco (CAP), Fred Muniz; o diretor de Eventos do CAP, Cássio Telles; o prefeito Robson Cantu; e Luiz Fernando Guerra, pai do deputado estadual Luiz Fernando Guerra Filho, que, na ocasião, também entregou homenagens feitas pela Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) aos pilotos.

Biografias

- Eloy Biezus

De autoria dos vereadores Claudemir Zanco - Biruba (PL), Eduardo Dala Costa (MDB), Januário Koslinski (PSDB), Maria Cristina Hamera (PV), Romulo Faggion (União Brasil) e Thania Caminski (PP), foi entregue a Moção de Aplauso nº 14, de 2023, ao empresário Eloy Biezus, pelos anos de dedicação e atuação na área da aviação empresarial. Na ocasião, a homenagem foi recebida por Luiz Possobom.

De acordo com o texto da Moção, o empresário comandante Eloy Biezus nasceu em Francisco Beltrão, em 23 de janeiro de 1954, e sua história teve início na década de 70, quando tirou seu brevê de piloto. Na década de 80, assumiu uma empresa, na cidade de Foz do Iguaçu, e criou a Helisul que, atualmente, é a maior operadora de helicópteros da América Latina e pioneira nas Operações de Serviço Aéreo Especializado e Aeromédico. Pelo Sudoeste do Paraná, em 1994, Eloy Biezus trouxe uma linha aérea, que ligava Francisco Beltrão e Pato Branco a Curitiba, diariamente. Já o transporte aeromédico foi implantado em 2011 e, desde então, mais de 15 mil pacientes foram salvos. Ao longo dos anos, a empresa expandiu-se e, atualmente, conta com mais de 55 aeronaves em sua frota, contando com bases de operações em Curitiba, Rio de Janeiro, Florianópolis, Belém, São Paulo e Brasília, com isso, mais de cinco milhões de passageiros já tiveram o privilégio de ver dos céus a beleza do mundo.

Com a dedicação de sua vida toda e apoio de amigos, entrou para a lista dos maiores Aviadores Brasileiros. Sempre investindo para entregar o melhor para seus clientes, Eloy também restaura e preserva aeronaves históricas. Na antiga propriedade de seus pais, em Barra Grande, além de manter uma pista de aviação homologada pela ANAC, também é possível encontrar estacionado e em pleno funcionamento, um Boeings que adquiriu da extinta Vasp.

Além dele, a Helisul também adquiriu um Boeing 737, da Força Aérea Brasileira, que servia a Presidência da República e que se encontra em exposição na Rodovia das Cataratas. Recentemente, importou dos Estados Unidos, a aeronave North American T6, que também voou na Força Aérea Brasileira e fez parte da Esquadrilha da Fumaça.

- William Starostik Filho

Também de autoria dos vereadores Claudemir Zanco - Biruba (PL), Eduardo Dala Costa (MDB), Januário Koslinski (PSDB), Maria Cristina Hamera (PV), Romulo Faggion (União Brasil) e Thania Caminski (PP), foi entregue a Moção de Aplauso nº 15, de 2023, ao empresário William Starostik Filho, entusiasta da aviação.

William Starostik Filho nasceu em Curitiba, no dia 11 de julho de 1984, e fundou o Museu WS, que fica na cidade de Campo Largo, sendo um dos poucos museus de aviação no Brasil e o único com todas as aeronaves totalmente operacionais. Atualmente, conta com 20 aeronaves que fizeram a história da aviação mundial. Aviões que foram utilizados para treinos na Segunda Guerra Mundial, bem como, aeronaves que, efetivamente, voaram na Guerra do Vietnam, como o Boeing Stearman, North American T6, o Cessna Bird Dog e até o famoso “Sapão” Bell UH-1H.

Ainda de acordo com o Projeto, “o T6 é um dos clássicos da aviação brasileira, e o museu recebeu recentemente uma aeronave que voou na Esquadrilha da Fumaça, sob o comando do Coronel Artur Braga, uma lenda da aviação brasileira. A aeronave estava localizada no aeroporto Campo de Marte, em São Paulo e, agora, passará por um processo de restauração. Com isso, William é um dos responsáveis por manter viva a história da aviação no Brasil e dedica boa parte de seu tempo e de seus recursos financeiros a isso”.