Prefeitura de Pato Branco e Câmara Municipal lançam Formulário Censo Inclusão

por Laiane Carniel publicado 21/09/2023 13h15, última modificação 21/09/2023 13h30
Ação visa identificar, mapear e cadastrar o perfil socioeconômico e as condições de habitação e de mobilidade urbana, das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida

A Prefeitura de Pato Branco e a Câmara Municipal realizaram, nesta quinta-feira (21), o lançamento do Formulário Censo Inclusão que irá identificar, mapear e cadastrar o perfil socioeconômico e as condições de habitação e de mobilidade urbana, das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O Censo Inclusão será feito de maneira on-line, por meio de formulário elaborado pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, com apoio do vereador Rafael Celestrin (PSD), autor da Lei nº 5.772, de 15 de junho de 2021, que propôs a realização do Censo Inclusão.

O lançamento foi realizado no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro) e, de acordo com Rafael, que é o primeiro vereador com deficiência visual a fazer parte do quadro político da Casa, em 17 Legislaturas, o Censo Inclusão será uma importante ferramenta para o Poder Público. “Dados do Censo de 2010 apontavam que 27 mil pessoas, em Pato Branco, possuíam algum tipo de deficiência e, atualmente, não conhecemos a fundo essa parcela da população. Após os dados coletados, tanto Legislativo quanto Executivo poderão elaborar projetos, ações e programas com mais assertividade, pensando em Políticas Públicas que, realmente, melhorem a acessibilidade e promovam a inclusão social dessa parte da nossa população”, explicou o vereador Rafael.

O prefeito Robson Cantu ressaltou a importância de cuidar das pessoas, principalmente, as que não estão incluídas na sociedade e que precisam de mais cuidado e atenção. “Nada melhor do que neste dia, que celebramos a Luta da Pessoa com Deficiência, nós fazermos o lançamento deste Censo, que trará mais inclusão, tratando a todos com respeito”, concluiu Robson, agradecendo todos os envolvidos nesta ação e convidando todos os cidadãos que se enquadram no perfil, para que participem do Censo Inclusão.

Formulário Censo Inclusão

A equipe da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação foi responsável pela elaboração do Formulário Censo Inclusão e a diretora do Parque Tecnológico, Katia Eloisa Bertol, que no ato esteve representando o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Colla, bem como, a equipe da Secretaria, afirmou que este é o resultado de um trabalho coletivo e é um exemplo de como a tecnologia é um meio importante para o desenvolvimento. “Somos reconhecidamente uma Cidade Inteligente, mas é quando conseguimos aliar tecnologia para o benefício dos cidadãos que, realmente, Pato Branco merece destaque”, disse ela.

O Formulário Censo Inclusão pode ser acessado pelo site da Prefeitura de Pato Branco, no www.patobranco.pr.gov.br, pelo site da Câmara Municipal, www.patobranco.pr.leg.br, ou pelo link: https://inclusao.patobranco.tec.br/. São cerca de 35 perguntas, entre gerais, que serão respondidas por todos, e específicas, voltadas para saber mais sobre as particularidades das deficiências. Alguns questionamentos incluem o bairro de residência, a formação, a ocupação, se necessita de cuidados permanentes ou não e, até mesmo, se utiliza o transporte público. O Formulário oferece, ainda, a possibilidade de que um familiar ou amigo possa auxiliar no preenchimento, que pode ser feito pelo computador ou celular.