Prefeitura de Pato Branco presta contas do primeiro quadrimestre de 2023

por Laiane Carniel publicado 26/05/2023 16h29, última modificação 26/05/2023 16h29
A Prestação de Contas foi realizada nesta sexta-feira (26), pelo Executivo, em Audiência Pública para a Comissão de Orçamento e Finanças (COF) e apresentou superávit de R$ 51.404.357,10

A Prefeitura de Pato Branco, em cumprimento às exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), apresentou, em Audiência Pública realizada nesta sexta-feira (26), o relatório da gestão fiscal do primeiro quadrimestre de 2023, do Poder Executivo, à Comissão de Orçamento e Finanças (COF). A Prestação de Contas foi realizada na Câmara de Vereadores de Pato Branco, com a apresentação de dados de janeiro a abril de 2023 e feita de forma consolidada, ou seja, constando todas as receitas e despesas do Executivo, Legislativo e Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais (PatoPrev).

No quadrimestre, segundo os dados apresentados pela Administração Municipal, a receita arrecadada foi de R$ 192.977.956,87 e a despesa liquidada foi de R$ 141.573.599,77, o que gerou, no quadrimestre, um superávit de R$ 51.404.357,10.

A presidente da Câmara de Vereadores, Thania Caminski (PP), realizou a abertura da Audiência, que foi conduzida pelo presidente da Comissão de Orçamento e Finanças (COF), vereador Joecir Bernardi (PSD). Participaram da Audiência, o membro da COF, Eduardo Dala Costa (MDB), juntamente, com os vereadores Lindomar Brandão (PP), Maria Cristina Hamera (PV) e Rodrigo Correia (Podemos).

A apresentação dos dados foi realizada pelo secretário municipal de Administração e Finanças, Alaxendro Dal Piva; pela diretora do Departamento de Contabilidade, Elizandra Kovalski Nunes da Silva; e pelo diretor Administrativo, Rodrigo Miguel Koprovski. Também estiveram presentes a secretária municipal de Assistência Social, Márcia Vendruscolo; a secretária municipal de Educação e Cultura, Jusara Santos Ritzmann; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Marcos Colla; o secretário municipal de Meio Ambiente, Matheus Eduardo Heberle Nichetti; o secretário municipal de Planejamento Urbano, Gilmar Tumelero; e a secretária municipal de Saúde, Liliam Brandalise.

Demonstrativo

Entre os demonstrativos apresentados, destacam-se os investimentos consolidados com pessoal e encargos que, de acordo com a prestação de contas, no primeiro quadrimestre de 2023, o montante foi de R$ 231.639.643,54, ou seja, 51,13% da receita corrente líquida, que registrou R$ 453.040.570,20.

Quanto a saúde e educação, que tem como base para investimentos, multas, juros, encargos de dívida ativa, IPTU, ITBI, ISS, IRRF, FPM, ITR, IPVA, ICMS, IPI e ICMS Desoneração, foram investidos em saúde R$ 29.613.771,80, percentual aplicado de 26,78%, e em educação, o montante de R$ 22.324.586,09, percentual aplicado de 20,19%.