Presidente da Câmara de Vereadores participa de reunião do Comitê Gestor de Combate ao Coronavírus

por Laiane Carniel publicado 23/06/2020 16h55, última modificação 23/06/2020 16h55
Encontros são realizados todas as terças-feiras, no Largo da Liberdade

Nesta terça-feira (23), em reunião do Comitê Gestor de Combate ao Coronavírus, onde participam representantes do setor público e de entidades, foi realizada a entrega de respiradores, pelo Governo Estadual, por meio da 7ª Regional de Saúde, e a realocação de respiradores e monitores do Município, para o Hospital São Lucas e Hospital Policlínica.

O Governo do Estado entregou 11 (onze) respiradores, seis (06) para o Hospital São Lucas e cinco (05) para o Hospital Policlínica, e o Município realocou quatro (04) respiradores, dois (02) para cada hospital, com seus respectivos monitores, sendo que estes, foram adquiridos com verbas do Governo Federal.

Durante a reunião os representantes do poder público evidenciaram a preocupação com o aumento considerável dos casos nos últimos dias e ressaltaram que a principal medida ainda são os cuidados, como o uso da máscara, a higienização constante das mãos e buscar ficar em casa, longe de aglomerações, sempre que possível.

A união do Governo Federal, Estadual e Municipal é muito importante para garantirmos os recursos e a estruturação do atendimento em saúde, mas só o comprometimento da população é que fará a diferença para diminuirmos os casos, afirmou o prefeito Augustinho Zucchi.

O presidente da Câmara de Vereadores de Pato Branco, vereador Moacir Gregolin (Republicanos), participou da reunião como representante da Casa e sugeriu que sejam incluídos, nos boletins diários, emitidos pelo Município, o bairro onde residem os casos confirmados com COVID. “Assim, quem sabe, as pessoas entendam que a doença está próxima de onde elas moram com suas famílias e busquem se prevenir mais corretamente”, afirmou Moacir.

Ainda durante a reunião, foram apresentados dados sobre o trabalho das equipes de fiscalização durante a semana de 15 a 21 de junho, onde, conforme a Coordenadoria da Vigilância Sanitária, foram recebidas 140 denúncias, sendo 112 sobre o uso de máscaras e 28 de empresas funcionando fora do horário permitido, bem como, 126 atendimentos relativos às medidas de contingências em geral: 54 orientações e 72 denúncias sobre aglomeração de pessoas, além de 09 empresas multadas e 02 empresas interditadas.

Uso de Máscaras

Lembrando que, a partir do dia 25 de junho (quinta-feira) passa a valer, também, o Decreto n° 8.689, de 21 de maio de 2020, que passará a multar as pessoas que não estiverem utilizando máscara nos locais públicos.

Denuncie

Caso você encontre alguma situação em que as medidas de enfrentamento ao coronavírus estejam sendo descumpridas, telefone para (46) 98404-1020, de segunda a sábado, das 8h às 12h e das 13h30 às 22h, e nos domingos, das 8h às 20h. Nos demais horários, é possível realizar a denúncia pelos telefones 100, 181 e 190.