Presidente do Legislativo participa de reunião para o combate a Dengue

por Marcilei Cristina Rossi publicado 02/02/2024 19h15, última modificação 02/02/2024 19h17

Na manhã desta sexta-feira (2), uma reunião, no Largo da Liberdade, em Pato Branco, marcou a retomada do Comitê de Enfrentamento as Arboviroses, destaque para o combate da Dengue.

No encontro foi evidenciada a preocupação da Vigilância em Saúde do município com relação aos números registrados no primeiro mês de 2024.

Somente neste ano, já são três casos confirmados de dengue no município. Outro dado alarmante é o índice de infestação.

No primeiro mês de 2024, foram coletados 31 tubitos com larvas positivadas para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão do vírus em humanos.

De acordo com a Vigilância em Saúde, com as amostras coletadas, Pato Branco atingiu índice de 1,7 de infestação predial, o que é qualificado como médio risco de contaminação.

Ao longo da reunião, por diversas vezes as autoridades pediram para a propagação de informações sobre a gravidade da doença, mas principalmente, sobre os cuidados básicos para evitar que o mosquito transmissor se multiplique.

O presidente da Câmara Municipal de Pato Branco, Eduardo Dala Costa (MDB) destacou a importância da atuação de todos para evitar que Pato Branco de fato tenha uma situação mais delicada no enfrentamento da doença.

Dala Costa deixou o Legislativo a disposição, para a apreciação de leis em regime de urgência, que facilitem a atuação dos Agentes de Endemias, na luta de identificação dos pontos críticos para a proliferação dos mosquitos, além de outras medidas, que sejam de responsabilidade da Casa. “Devemos levar em consideração que esta é uma luta de toda a sociedade. Onde todos ganham se nos unirmos para evitar que os casos se multipliquem em nossa comunidade.”

Quais são os cuidados básicos

- Não deixar água parada;

- Manter as lixeiras tampadas e protegidas da chuva. Fechar bem os sacos plásticos;

- Os potes de água para os animais devem ser bem lavados com água e sabão;

- Garrafões de água devem ser sempre lavados e vedados quando não estiver sendo usado;

- Colocar areia nos pratos de vasos de plantas;

- Limpar os coletores e bandejas de água de geladeiras e ar-condicionado;

- Evitar plantas que acumulam água em suas folhas;

- Vasos sanitários com pouco uso, devem sem tampados;

- Guardar todos os recipientes que podem acumular água em local coberto e seco;

- Garrafas devem ser embaladas e descartadas, se guardadas, que seja em local coberto e com a boca para baixo;

- Não deixar acumular água em lajes;

- Piscinas devem ser mantidas limpas, mesmo sem o uso. Utilizar cloro para tratar a água;

- Limpar e nivelar as calhas, para evitar acumulo de folhas e água;

- Caixas d’água e cisternas devem ser vedadas;

- Entulho e lixo devem ser descartados corretamente;

Fonte: Secretaria de Saúde do Paraná