Presidente do Legislativo se reúne com chefe do Cartório Eleitoral

por Marcilei Cristina Rossi publicado 11/03/2024 16h10, última modificação 11/03/2024 17h26
Além de disponibilizar a estrutura da Câmara de Pato Branco para ações a Justiça Eleitoral, encontro possibilitou um real panorama do número de eleitores aptos no município

Na sexta-feira (1º), foram publicadas as regras para as eleições 2024 no Diário de Justiça Eletrônico do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).  No total, são 12 normas que estabelecem o regramento das eleições deste ano, que estão previstas para acontecer em 6 de outubro.

Mesmo com as regras estabelecidas pelo TSE, é aguardado para os próximos dias, o regramento do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), que devem tratar de situações específicas do Estado.

Buscando deixar a estrutura da Câmara Municipal de Pato Branco, a disposição da Justiça Eleitoral, para encaminhamentos do processo eleitoral de 2024, na segunda-feira (4), o presidente do Legislativo, Eduardo Albani Dala Costa (MDB) esteve reunido com a chefe do Cartório Eleitoral da 73º Zonal Eleitoral, Karina Andressa de Gouvea.

Com base em dados atualizados da Justiça Eleitoral, a chefe do Cartório, revelou que 62.900 estão aptas a votar em Pato Branco. Comparando com dados do início do ano, Pato Branco teve um leve aumento no número de eleitores, uma vez que em janeiro de 2024, a Justiça Eleitoral apresentava 62.608 eleitores aptos para as eleições deste ano.

Para entender melhor a realidade de Pato Branco, Dala Costa questionou Karina o montante de títulos cancelados no município. De acordo com o levantamento ao sistema eleitoral, 10.000 estão com os títulos cancelados.

Atenção para as datas

Na oportunidade Karina lembrou que 8 de abril é prazo final para que os eleitores que não possuem cadastro biométrico solicitarem o alistamento, transferência e revisões junto à Justiça Eleitoral.

Esta também é a data limite para que seja solicitado o primeiro título de eleitor. Por sua vez, 8 de maio é a data limite, para os eleitores que já possuem cadastro biométrico solicitarem revisões e transferências.

Karina destacou que quanto antes o eleitor procurar a regularização de sua situação, mais ágil será o atendimento, uma vez que historicamente existe uma maior procura dos serviços, próximo ao término das datas estabelecidas.

A chefe do Cartório também comentou que os eleitores que desejam trabalhar nas eleições como mesários voluntários, ainda podem realizar suas inscrições.

Dala Costa que, desde sua posse como presidente do Legislativo, vem enfatizando a importância da população que está com algum tipo de impedimento junto a Justiça Eleitoral, regularizar a situação, voltou a destacar a representatividade perante aos governos estadual e federal que é o número de eleitores aptos.