Procuradoria da Mulher da Câmara de Pato Branco prepara atividades do Dia Internacional da Mulher

por Marcilei Cristina Rossi publicado 20/02/2024 17h10, última modificação 01/04/2024 18h39

A Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Pato Branco vai realizar durante o mês de março, atividades de conscientização, valorização e empoderamento feminino. A programação vai se concentrar em dois dias principalmente, porém, podem ser realizadas ações durante todo o mês, de acordo com a demanda apresentada por empresas e entidades.

Para este ano, seguindo a linha de trabalho da Organização das Nações Unidas (ONU), a temática que a Procuradoria da Mulher vai trabalhar é “Investir nas mulheres: Acelerar o progresso”.

De acordo com a procuradora da Mulher e vereadora, Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV), a temática possibilita uma séria de debates, e todos levam ao empoderamento feminino, seja pelo olha dos direitos humanos; pelo da independência financeira; da igualdade de gênero; e ainda pela mudança de comportamento que geram desigualdades sociais.

Segundo Maria Cristina os cuidados com a mulher, na garantia dos direitos e valorização, não devem se restringir apenas a uma data como o 8 de março, mas a todo o momento, uma vez que todos os dias são existem relatos de violação de direitos físicos, psicológicos, sexuais, patrimoniais morais e políticos de mulheres. “Muito mais do que uma data comemorativa, o 8 de março é o Dia Internacional da Mulher, como um símbolo de busca pelos direitos femininos”.

A procuradora ainda destaca que, “com o passar dos anos, estamos alcançando nossos espaços de direito, ainda que a curtos passos”, ela complementa, “lamentavelmente ainda hoje vemos a disparidade de gênero e nas mais variadas formas. Mesmo as mulheres tendo adentrando em vários ambientes antes ditos ‘de homens’, temos um novo enfrentamento, o de equiparação salarial pela mesma função desempenhada.”

Maria Cristina enfatiza que a reinvindicação das mulheres não é por privilégios, mas sim, por direitos e respeito.

Transformação cultural

A procuradora da mulher também chama a atenção a necessidade de comportamento educacional. Conforme Maria Cristina, ao educarem seus filhos, os pais devem ter a certeza de que os exemplos que são dados hoje, vão refletir na sociedade de amanhã, ou seja, “se de fato queremos ter a transformação que tanto lutamos, temos que ensinar nossos filhos, a respeitarem desde pequenos todos os direitos das mulheres, sejam elas crianças, jovens ou idosas.”

Programação

8/3 - 8h30: Abraço simbólico a Delegacia da Mulher – toda a comunidade convidada;

15h: Evento interno para as colaboradoras da Câmara de Pato Branco;

9/3 - 8h às 11h: Ação reunindo vários órgãos públicos na Praça Presidente Vargas;

14h30: A força da mulher - Palestra para sócias e esposas de associados do Sintropab.