Professor Pedro Cassamareke recebe Moção de Aplauso

por Laiane Carniel publicado 19/04/2023 16h36, última modificação 19/04/2023 16h36
Aprovado projeto para criação do Programa Estrada Boa

Aprovado, durante a Sessão Ordinária realizada nesta quarta-feira (19), projeto de autoria do vereador Romulo Faggion (União Brasil) para a aquisição temporária de vagas da Educação Infantil em entidades educacionais privadas. Também aprovado o projeto para criação do Programa Estrada Boa, de autoria do vereador Rafael Celestrin (PSD). De autoria do vereador Joecir Bernardi, foi entregue Moção de Aplauso para o professor Pedro Cassamareke, pelos 46 anos de atuação à frente do ensino fundamental no Município de Pato Branco. Na Participação de Convidados, esteve presente a secretária municipal de Agricultura, Vanessa Casiraghi Zanon, falando sobre o andamento da Pedreira, o Programa da Porteira Adentro, execução dos poços e o atendimento aos agricultores do município. No Grande Expediente, o vereador Romulo Faggion (União Brasil), fez uso do espaço, falando sobre a alteração do Regimento Interno da Casa.

Segunda votação

De autoria da Mesa Diretora – presidente Thania Caminski (PP), vice-presidente Eduardo Dala Costa (MDB), primeiro-secretário Romulo Faggion (União Brasil) e segunda-secretária Maria Cristina Hamera (PV) – foi aprovado, em segunda votação, o Projeto de Resolução nº 4, de 2023, estabelecendo procedimentos para a aplicação da Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, que dispõe sobre Licitações e Contratos Administrativos, no âmbito do Poder Legislativo do Município de Pato Branco.

De autoria do vereador Rafael Celestrin (PSD), foi aprovado, em segunda votação, o Projeto de Lei nº 100, de 2022, criando o "Programa Estrada Boa", que institui a conservação e a recuperação das estradas rurais, dando-lhe condições de trânsito seguro para usuários, para o transporte da produção agropecuária, bem como, para os moradores rurais.

De autoria do vereador Romulo Faggion (União Brasil), foi aprovado, em segunda votação, o Projeto de Lei nº 194, de 2022, sobre a aquisição temporária de vagas da Educação Infantil, em entidades educacionais privadas, em caso de indisponibilidade de vagas na rede pública, para crianças de até 5 anos de idade. Em resumo, o Projeto prevê que, quando há falta de vagas na Rede Pública de Educação, para crianças de 0 a 5 anos, o Poder Público deve encaminhá-las para a rede Privada, fazendo o pagamento de todos os encargos.

Moção de Aplauso para o professor Pedro Cassamareke

De autoria do vereador Joecir Bernardi (PSD), foi entregue a Moção de Aplauso nº 7, de 2023, ao professor Pedro Cassamareke, pelos 46 anos de atuação à frente do ensino fundamental no Município de Pato Branco.

Pedro nasceu em 10 de agosto de 1958, em Pato Branco, é filho de Olivia Dametto Cassamareke e Miguel Cassamareke. Casado desde novembro de 1981 com Denize B. G. Cassamareke, tem duas filhas e três netos. De acordo com a Moção, aos 8 anos, ingressou na escola “Governador Ney Braga”. Em 1977, aos 19 anos, foi convidado a ser professor, realizando assim seu sonho. Na época, lecionava para as turmas multisseriadas, de 1ª a 4ª série, do Ensino Fundamental, trabalhando com até 42 alunos em sala de aula. No ano de 2000 ingressou na faculdade, fazendo sua graduação de pedagogia, logo após, em 2004, pós-graduou-se em psicopedagogia institucional. Em março de 1996, assumiu a direção da Escola Estadual Nossa Senhora do Carmo e Escola Rural Municipal Cachoeirinha, até final de 1998. Em 1999, passou a direcionar somente a Escola Rural Municipal Cachoeirinha, até o final do ano de 2022.

“Como bem sabemos, a Educação no campo no Brasil é marcada por um histórico de lutas, contradições e descompassos. São longos anos de enfrentamento entre aqueles que lutam pela permanência das escolas no campo e as políticas públicas hegemônicas. Desde o ano de 1983 o Professor Pedro Cassamareke está na Escola Rural Municipal Cachoeirinha, seja nas salas de aula, seja na direção, Pedro nunca deixou de lutar pela permanência da escola em nosso município. Lutou e vem lutando por uma educação igualitária a todos. Ao longo destes anos teve muitas conquistas, como a ampliação dos espaços escolares, novas salas de aula, bem como, equipamentos para uma melhor jornada de trabalho tanto para os professores quanto para os alunos. E por fim a realização do maior sonho: a reconstrução de três salas de aula da escola”. Com isso, a Câmara Municipal de Pato Branco, reconhece a dedicação prestada ao ensino fundamental do Município de Pato Branco, ao longo de 46 anos.

Participação de Convidados

Convidada pelos vereadores Claudemir Zanco – Biruba (PL), Januário Koslinski (PSDB), Joecir Bernardi (PSD), Maria Cristina Hamera (PV) e Romulo Faggion (União Brasil), a secretária municipal de Agricultura, Vanessa Casiraghi Zanon, esteve presente na Sessão falando sobre “o andamento da Pedreira, o Programa da Porteira Adentro, execução dos poços e o atendimento aos agricultores do nosso município”. Após a apresentação de um vídeo, sobre os trabalhos concluídos e que estão sendo realizados pela Secretaria, bem como, os investimentos em cada um deles, Vanessa falou sobre as ações e respondeu questionamentos dos vereadores.

Grande Expediente

O vereador Romulo Faggion (União Brasil) usou o espaço do Grande Expediente para falar sobre o Projeto de Resolução nº 5, de 2022, que alterou o Regimento Interno da Casa, aumentando a composição da Comissão de Orçamento e Finanças (COF) de três, para cinco vereadores.

A pauta da sessão - com os projetos completos, bem como, as correspondências, ofícios e projetos, lidos em Plenário, e os requerimentos e indicações apresentados - está disponível em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2271/