Professora recebe moção de aplauso no Legislativo

por ubiracy.tesseroli — publicado 25/09/2019 14h50, última modificação 25/09/2019 14h53
A proposição é de autoria do vereador Rodrigo Correia

O vereador Rodrigo Correia (PSC) entregou durante a sessão de quarta-feira (25), Moção de Aplauso, subscrita por todos os demais vereadores, à professora Setembrina Zucchi Nunes, que dedicou mais de cinco décadas ao ensino.

A professora usou a Tribuna Livre e disse que está realizada, pois em qualquer lado que for encontra alunos, encontra colegas, às vezes, não mais reconhece, mas não pela idade, mas pelo número de pessoas que passaram pela sua vida, pois é impossível gravar a imagem, a fisionomia.

“Agradeço a homenagem e se alguém precisar de algum ensinamento, eu posso ajudar, eu tenho vontade e sou uma pessoa realizada dento da minha tarefa, da minha vocação”, falou a professora, ainda, afirmou que gostaria de levar a luz para aqueles que estão nas trevas, a luz instrutiva da vida  e a  luz espiritual.

Professora é homenageada no Legislativo

Memória

Setembrina, penúltima filha entre oito irmãos, pais italianos. Iniciou os estudos de 1º grau no interior de Marcelino Ramos, na Vila Coronel Teixeira, completando-o no Colégio Católico em Marcelino Ramos. Aos doze anos, na 4ª série primária,  ajudava seu professor atender e ensinar os alunos da escola. Estudou e completou o 2° Grau no Colégio Nossa Senhora da Glória, em Carazinho - RS.

Aos 14 anos, foi contratada pelo Estado do Rio Grande do Sul, para ministrar aulas em Estabelecimentos Estaduais, estudava e lecionava, lecionou em Lagoa Vermelho (RS) e em Coronel Teixeira. No ano de 1957, seus pais mudaram para ltapejara do Oeste (PR), onde seu pai estabeleceu uma empresa (serraria), porém, com moradia própria em Pato Branco, especificamente na rua lbiporã, onde reside até hoje.

Após a vinda da sua família ao Paraná,  ela permaneceu no Rio Grande do Sul para concluir os estudos do 2º grau, vindo residir em Pato Branco somente em 1958. Ao chegar à nossa cidade, imediatamente encaminhou currículo à Secretaria de Educação e Cultura do Estado. Enquanto aguardava a nomeação, trabalhou em uma loja de confecções. Em 1959, foi  nomeada na rede estadual de ensino e lecionou na Escola Primária Estadual Agostinho Pereira, depois colégio.

Ela  cuidava da família e lecionava na escola primária para 1° e 2° graus, enquanto lecionava nesta instituição, cursou Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Palmas, concluindo em dezembro de 1975. A professora se aposentou em 1982. Ainda no ano de 1982, ela e seu esposo se mudaram para Lages (SC).  Após sete anos na cidade de Lages, a família retornou para Pato Branco, de onde não saíram mais. Neste mesmo ano, Setembrina foi convidada pela Diretora Ivone Guerra, então proprietária do estabelecimento de Ensino Mater Dei, quando passou a lecionar.

Prestou seus serviços de ensino, também, nas instituições Colégio Nossa Senhora das Graças; Colégio Integral e Escola Primária Dona Frida.  Após todo esse tempo, se aposentou pelo INSS, entretanto, seus 62 anos não impediram de continuar as atividades de ensino, se dedicou a preparar alunos para o vestibular, na disciplina de Português.

Fundou uma Escola de Datilografia, em tempos que não havia computadores, notebooks, laptops e outros, a iniciativa foi audaciosa e de muito sucesso, centenas de pessoas, crianças, jovens e adultos concluíram seu curso e conquistaram seu diploma.

Foram três escolas de datilografia, a primeira em Pato Branco, a segunda em Francisco Beltrão, e a terceira no Distrito de São Roque do Chopim. Foi precursora também a partir da década de 60, das aulas radiofônicas pela Emissora Rádio Celinauta, em Pato Branco. Nessa época, essas aulas radiofônicas foram ações primitivas do que hoje é a Educação a Distância ((EAD).