Professores de Capoeira serão homenageados pelo Legislativo de Pato Branco

por Laiane Carniel publicado 03/05/2023 17h42, última modificação 03/05/2023 17h42

Nesta quarta-feira (3), em Sessão Ordinária, foi aprovado, em votação única, a entrega de Moção de Aplauso para os professores de Capoeira, Agnaldo Luiz Rampanelli, Airton Pereira do Nascimento, Cleber Soares da Silva, Diego Sanches e Rodrigo Pereira, pelos trabalhos sociais, educativos e culturais que prestam em nosso município. Em votação única, também, foi aprovado o Balancete Financeiro da Câmara Municipal, nº 1 de 2032, referente ao mês de janeiro de 2023. Ainda, foram apresentadas 18 indicações e 24 requerimentos.

Moção de Aplauso para professores de Capoeira

De autoria da vereadora Thania Caminski (PP), foi aprovada a Moção de Aplauso nº 16, de 2023, a ser concedida aos professores de capoeira de Pato Branco, Agnaldo Luiz Rampanelli, Airton Pereira do Nascimento, Cleber Soares da Silva, Diego Sanches e Rodrigo Pereira, pelos trabalhos sociais, educativos e culturais que prestam em nosso município.

De acordo com o Projeto, a capoeira foi criada no Brasil durante a época da escravidão. Era uma forma dos negros se defenderem através de golpes e movimentos corporais ágeis. Naquela época, os afrodescendentes eram proibidos de praticar qualquer tipo de esporte. Dessa maneira, os primeiros capoeiristas adaptaram os movimentos e adicionaram elementos coreográficos e musicais, de certa maneira, camuflando o seu verdadeiro significado. Após a Abolição, a prática continuou sendo vista como subversiva e, apenas em 1937, deixou de ser considerada criminosa pelo Código Penal Brasileiro. De acordo com historiadores, a origem do nome tem relação aos locais onde a capoeira era praticada, em campos abertos e sem vegetação. Hoje em dia, ela é considerada uma das maiores manifestações culturais brasileiras e é reconhecida mundialmente por aliar o esporte à arte, sendo que a música, por sinal, é um dos elementos que distingue essa modalidade das outras lutas. Os movimentos corporais dos adeptos sempre estão acompanhados do som do atabaque, do agogô e do berimbau.

Em Pato Branco, registros apontam que os primeiros praticantes da arte surgiram no início da década de 1990. Aos poucos o gosto pelas rodas começou a ganhar novos praticantes, sendo criados assim, grupos interessados e professores dispostos a repassar o conhecimento. Dessa maneira, começaram as primeiras apresentações e encontros. No decorrer dos anos, essas pessoas representaram a cidade em eventos estaduais e nacionais, sempre mantendo um dos princípios da capoeira: o companheirismo. Os professores do município se dedicam a oferecer momentos em que os praticantes podem exercitar a mente e o corpo, além disso, realizam trabalhos sociais em diversos bairros, no CEU das Artes e dos Esportes, em comunidades escolares e em qualquer local onde sejam bem-vindos.

A capoeira, inclusive, contribuiu para que muitos adolescentes pato-branquenses não se envolvessem com drogas ou atitudes ilícitas, dando oportunidade para eles conhecerem novos locais, através dos encontros e eventos dedicados à prática. Com isso, pela dedicação desses mestres da arte da capoeira, em vários aspectos, seja na área da saúde, do bem-estar e de atividades sócio-educativas e recreativas, a Câmara Municipal de Pato Branco oferece Moção de Aplauso em reconhecimento ao importante trabalho realizado.

A pauta da sessão - com os projetos completos, bem como, as correspondências, ofícios e projetos, lidos em Plenário, e os requerimentos e indicações apresentados - está disponível em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2275/