Professores e funcionários da Rede Municipal de Ensino receberão capacitação em TEA

por Laiane Carniel publicado 17/04/2024 16h05, última modificação 06/05/2024 15h38
Aprovado crédito de R$ 1,5 milhão para a realização da Inventum 2024 e projeto declarando de Utilidade Pública Municipal o Núcleo de Tecnologia da Informação do Sudoeste do Paraná (NTI)

Em Sessão Ordinária, realizada nesta quarta-feira (17), foram aprovados três projetos em segundas votações. No espaço do Grande Expediente, o vereador Claudemir Zanco (PL) falou sobre os “Recursos recebidos do deputado federal Fernando Giacobo para o Município de Pato Branco”. Ainda, foram apresentadas cinco indicações e 22 requerimentos.

Segunda votação

Crédito especial para a Inventum 2024

De autoria do Executivo, foi aprovado, em segunda votação, o Projeto de Lei nº 49, de 2024, autorizando a abertura de crédito especial, mediante a realocação de recursos dentro da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, no valor de R$ 1 milhão e 500 mil. De acordo com o Projeto, “O recurso será utilizado na realização da 5ª edição da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação - Inventum 2024, que ocorrerá no novo Centro de Eventos Prefeito Astério Rigon, entre os dias 5 e 9 de junho de 2024. A Inventum, realizada pelo Município nos anos de 2013, 2015, 2017 e 2019, já foi reconhecida como a maior Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil e é caracterizada como uma feira interativa, dedicada a estimular ideias inovadoras e promover a divulgação da produção científica e tecnológica, abrangendo os setores da educação, robótica, informática e lazer”.

Utilidade Pública Municipal ao NTI

De autoria do vereador Lindomar Brandão (PP), foi aprovado em segunda votação, o Projeto de Lei nº 167, de 2023, declarando de Utilidade Pública Municipal o Núcleo de Tecnologia da Informação do Sudoeste do Paraná (NTI).

De acordo com a justificativa do Projeto, “o NTI tem como objetivo tornar-se referência regional em tecnologia da informação e comunicação, visando o desenvolvimento de estudos e pesquisas na área de software e na busca por tecnologias alternativas, conhecimentos técnicos e científicos. Para isso, realiza ações conjuntas e integradas com empresas, visando a atração e criação de tecnologias inovadoras, pesquisas e desenvolvimento da área de inovações tecnológicas para melhorar as questões sociais, ambientais e culturais”.

“Além disso, possuem o Projeto Desenvolvendo Talentos, o qual tem como objetivo desenvolver talentos na área de redes de computadores, por meio da oferta de formação técnica continuada e gratuita. A intenção da Utilidade Pública é, justamente, expandir o Projeto, buscando investimentos públicos, tanto na esfera local como estadual e federal”.

Capacitação em TEA para professores e funcionários da Rede Municipal de Ensino

Aprovado em segunda votação, o Projeto de Lei nº 203, de 2023, de autoria do vereador Rodrigo Correia (União Brasil), instituindo a Capacitação sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), para professores e funcionários das Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil. De acordo com o Projeto, “a Capacitação deverá ser realizada anualmente, nas primeiras semanas do mês de abril, em referência ao dia mundial da conscientização do autismo. O objetivo será I - assegurar que os alunos com TEA sejam atendidos por profissionais qualificados; II - oferecer oportunidades educacionais adequadas, por meio do provimento de atenção individualizada às necessidades dos educandos com Transtorno do Espectro Autista - (TEA); e III- promover capacitação e o aprimoramento dos educadores da Rede Municipal de Ensino, a fim de que esses profissionais tenham condições de receber nas escolas e CMEIs, alunos com diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista - (TEA)”.

Grande Expediente

No espaço do Grande Expediente, o vereador Claudemir Zanco (PL) falou sobre os “Recursos recebidos do deputado federal Fernando Giacobo para o Município de Pato Branco”. De acordo com o vereador, o deputado já enviou R$ 26 milhões e 961 mil em recursos para diversas frentes, entre elas, construção de ginásio de esporte; aquisição de equipamento de tratamento de radioterapia; ônibus e mobiliário escolar; custeio para enfrentamento da COVID e para o consórcio de saúde; pavimentação asfáltica; recursos para o Instituto Policlínica e para o Conselho Comunitário de Segurança de Pato Branco (Conseg).

A pauta da sessão - com os projetos completos, bem como, as correspondências, ofícios e projetos, lidos em Plenário, e os requerimentos e indicações apresentados - está disponível em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2375/