Programa Fiscaliza Pato Branco visita obras do Teatro

por Laiane Carniel publicado 22/02/2022 16h26, última modificação 22/02/2022 16h26
Ação contou com a presença das equipes da Prefeitura de Pato Branco e do Conselho de Cultura

Na segunda visita do Programa Fiscaliza Pato Branco, realizada nesta terça-feira (22), uma comitiva de vereadores esteve no espaço onde será reconstruído o Teatro Municipal Naura Rigon, que foi atingido por um incêndio, na madrugada do dia 17 de abril de 2018. A fiscalização no local contou com a participação dos vereadores Eduardo Dala Costa (MDB), Januário Koslinski (PSDB), Marcos Marini (Podemos), Maria Cristina Hamera (PV), Romulo Faggion (PSL) e do presidente da Câmara, Claudemir Zanco - Biruba (PL). Pela Prefeitura de Pato Branco, participaram os secretários municipais de Engenharia e Obras, Vladimir José Ferreira, e de Educação e Cultura, Simone Painim, bem como, suas equipes. O presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais, Bruno Rodrigues Souza Guedes, e demais membros, também acompanharam.

A visita teve o intuito de saber como está o andamento da obra. “Atendendo a solicitação da população viemos buscar informações sobre a construção. A obra, que desde 2020 foi licitada, está, no momento, paralisada. Ficamos sabendo então, que haverá uma rescisão do contrato com a empresa que havia ganhado a licitação, mas que não executou as obras, e será feita uma licitação. Nós seguiremos acompanhando este novo edital e cobrando o início da estruturação”, explicou o presidente da Câmara de Vereadores, Biruba.

Informações sobre a obra

O secretário municipal de Engenharia e Obras, Vladimir José Ferreira, afirmou que, quando da análise do projeto, as equipes da Secretária identificaram que os pilares não chegavam até a fundação, que já estava sendo executada, e, ao tentarem entrar em contato com a empresa que idealizou o projeto, para entender qual era a concepção, não houve o retorno da mesma. A partir daí, a empresa foi notificada, o projeto cancelado e outra empresa foi licitada para fazer um novo projeto estrutural, que já foi concluído em outubro de 2021. Porém, de acordo com o secretário, a empresa não seguiu com a obra.

“A empresa está tentando fazer uma rescisão amigável ou até mesmo o equilíbrio, mas até o momento não nos apresentou planilha nenhuma, provando o direito ao reequilíbrio e, se ela não tiver como comprovar, nós não podemos fazer. Com isso, a empresa foi notificada no início de fevereiro e ela tinha cinco dias para responder, mas, até o momento, não se manifestou. O próximo passo será entrar em contato com a empresa e cancelar o contrato e, após, realizarmos uma nova licitação, para que outra empresa assuma e construa a estrutura. A intenção é concluirmos a licitação e iniciarmos as obras até o final de julho deste ano, e, caso seja possível mantermos este prazo, esta primeira etapa seria concluída em abril de 2023.

Até o momento, de acordo com o secretário, todas as obras realizadas e pagas, para a estruturação de fundação, totalizam R$ 232.594,43, correspondendo a 8,20% de toda a edificação e sendo somente a primeira etapa da obra, ou seja, a fundação, paredes e cobertura, e que, na sequência, teriam ainda as etapas com licitações dos acabamentos, mobiliário, sistema acústico, entre outros. Ainda, de acordo com o secretário, o projeto arquitetônico será mantido como o concebido, e já divulgado, pela gestão anterior.

Conselho de Cultura

O presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais, Bruno Rodrigues Souza Guedes, que participou da visita, juntamente, com os demais membros do Conselho, disse que todos os artistas e a sociedade aguardam com ansiedade a construção do Teatro. “O Teatro é uma edificação muito importante para a cultura de um modo geral, pois ele torna-se uma sede. Não paramos de fazer arte, mas, atualmente, estamos em um espaço reduzido e o respaldo que a cultura dá para o município é menor do que o que seria possível caso tivéssemos um local adequado. Por isso, podem contar conosco, nós iremos continuar acompanhando os trabalhos e esperamos que tudo seja resolvido e a obra nasça, para que possamos voltar a oferecer cultura de qualidade para Pato Branco”, concluiu Bruno.

Programa Fiscaliza Pato Branco

O Programa Fiscaliza Pato Branco tem o objetivo de vistoriar as obras e serviços da municipalidade, informando a população sobre o andamento das mesmas e auxiliando na busca de soluções, para que elas tenham andamento e conclusão, quando necessário. O Programa também aceita sugestões da comunidade pato-branquense, que pode solicitar a presença dos vereadores para a fiscalização de obras e serviços públicos.