Projeto de sistema interligado de monitoramento por câmeras de segurança é apresentado aos vereadores

por Laiane Carniel publicado 17/02/2022 19h55, última modificação 23/02/2022 17h51
Reunião, realizada no Parque Tecnológico, foi proposta pelo secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação

O Projeto Pato 360, que busca utilizar a inteligência artificial para atender as demandas de todos os setores do município e fortalecer a segurança pública, por meio de um sistema interligado de monitoramento por câmeras, foi apresentado aos  vereadores do Poder Legislativo na tarde desta quinta-feira (17). A reunião, que aconteceu no Parque Tecnológico, contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores, Claudemir Zanco - Biruba (PL), do vice-presidente, Dirceu Boaretto (Podemos), do segundo-secretário, Romulo Faggion (PSL) e dos vereadores Lindomar Brandão (DEM),  Marcos Marini  (Podemos), Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV), Rafael Celestrin (PSD) e seus respectivos assessores.

A apresentação do Projeto, desenvolvido pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, foi conduzida pelo secretário da pasta, Giles Balbinotti, responsável pelo convite aos vereadores, pela diretora do Parque Tecnológico, Kátia Bertol e pelo diretor do Projeto Cidade Inteligente, Carlos Pontim. Estiveram presentes ainda, representantes do 3º Batalhão de Polícia Militar e também, da empresa responsável pelo software do sistema de monitoramento implantado no município, a Proc Group.

“A ideia hoje foi conversar com os vereadores, detalhar o projeto e ouvir também as suas demandas. Hoje contamos com 47 pontos de monitoramento instalados, chegando a quase 250 câmeras.  O nosso objetivo com o Pato 360 é proteger a sociedade, colocar a tecnologia à favor da segurança, facilitando o trabalho das equipes da Polícia Militar e também da Polícia Civil, além de saber que a população está segura”, salientou Giles.

De acordo com o secretário, o projeto é dividido em três fases. Já estão em funcionamento desde o ano passado, os sistemas de reconhecimento facial e o de reconhecimento de placas de automóveis, além da implantação da central de monitoramento na Delegacia da Mulher. A próxima etapa contemplará ações voltadas para a zona rural do município. “Logo em seguida iniciaremos a segurança do nosso interior, para dar tranquilidade aos produtores”, pontuou.

Para o Comandante da 1ª Companhia do 3º Batalhão da Polícia Militar, Capitão Guido Benjamin dos Santos, a iniciativa chega para trazer uma ampliação deste monitoramento em Pato Branco. “Nós ficamos muito felizes, como somos um órgão de segurança pública,  que trabalha efetivamente nessa área, receber este apoio certamente vai  potencializar os trabalhos da PM, permitindo que ela seja mais eficiente aqui na região. Precisamos de uma comunidade segura e quanto mais a gente  potencializar e gerar segurança com o mínimo de efetivo, menos a gente vai onerar a nossa população. Estamos aguardando ansiosos, com relação aos resultados que trarão a ampliação desse sistema. ”

O presidente da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, Claudemir Zanco - Biruba (PL), frisou que a preocupação com a segurança pública é uma cobrança intensa da Casa de Leis e também das lideranças dos bairros e poder conhecer melhor este projeto foi de suma importância. “Nós estamos saindo daqui conscientes que Pato Branco está segura. O município tinha um projeto anterior que começou em 2019, mas que ainda não atendia toda a população. Vimos agora uma melhoria, uma maior qualidade no programa, em parceria com a Polícia Militar. Com o Pato 360, a população estará realmente cercada digitalmente. Trata-se de um brilhante projeto em que a cidade só tem a ganhar”, disse Biruba.

Apresentação Oficial Pato 360

Durante a reunião, o secretario de CIência, Tecnologia e Inovação, informou aos vereadores e aos demais presentes, sobre o lançamento oficial do projeto que irá acontecer na próxima segunda-feira (21), a partir das 19h, no Auditório do CAIC, no bairro Planalto.