Projeto pede autorização para abertura de crédito destinado à construção do Terminal Urbano

por ubiracy.tesseroli — publicado 17/03/2020 13h10, última modificação 17/03/2020 13h10
A matéria passará por análise das comissões técnicas, contabilidade e assessoria jurídica

Está tramitando no Legislativo, o projeto de  lei encaminhado pelo gestor municipal. O Executivo pede autorização legislativa para abertura de  crédito especial no orçamento geral do município, no valor de R$ 3.723.913,48,  por superávit financeiro de fonte de recursos livres, cujos valores estão disponíveis em conta bancária específica para melhorias do transporte coletivo.

O valor apresentado é referente à outorga apresentada pelo Consórcio Tupã na licitação para concessão do transporte coletivo no Município de Pato Branco, o qual deve ser empregado em sua totalidade em melhorias do transporte coletivo atendendo toda a população do Município. Parte do valor será destinada para execução da obra de construção do Terminal Urbano localizado na Rua Araribóia esquina com Rua Pedro Ramires de Mello.

Detalhes da obra

A nova estrutura vai  beneficiar milhares de usuários que utilizam o transporte público. Além do espaço físico, o usuário do sistema contará com o passe integrado, que deverá reduzir o custo da passagem. Pelo projeto de construção do terminal, ele terá aproximadamente 900 metros quadrados. O prédio da prefeitura não sofrerá qualquer intervenção, justamente por se tratar de uma estrutura histórica.

Está prevista a edificação do Terminal Urbano e a descentralização em outros seis miniterminais. A estrutura vai disponibilizar no futuro atendimentos prioritários à comunidade, por exemplo, escritórios da Sanepar, Copel, além disso, existe a intenção de instalar um museu.

O gestor municipal  esclarece que as alterações não vão gerar novos fluxos de ônibus. A estrutura é um terminal de integração, ou seja, o usuário desembarga de um lado e  alcança outro ônibus em direção às regiões, como, por exemplo,  Norte, Leste e sem pagar uma nova passagem.