Projeto que declara de utilidade pública Associação de Handebol é aprovado

por ubiracy.tesseroli — publicado 27/05/2020 16h05, última modificação 27/05/2020 16h05
A iniciativa busca incentivar o esporte e o lazer

Na sessão plenária de quarta-feira (27), os vereadores aprovaram o Projeto de Lei Nº 66/2020 que declara de Utilidade Pública Municipal a Associação de Handebol de Pato Branco (AHPB). O projeto é assinado pelo vereador Ronalce Moacir Dalchiavan (PSD). Segundo o texto, a entidade fica obrigada apresentar anualmente ao Município relatório circunstanciado dos serviços prestados à comunidade durante o exercício anterior.

Histórico

A entidade  foi fundada em outubro de 2018, tendo sua sede no Bairro Santa Terezinha, em Pato Branco, atuando diariamente em favor do esporte,  em especial o handebol, através de atletas amadores, ex-atletas, professores e simpatizantes da modalidade.

O vereador Dalchiavan disse que o objetivo principal da AHPB é difundir a modalidade e tornar o handebol mais uma opção de entretenimento e lazer para a comunidade. Além disso, a associação tem como função principal a manutenção do Clube Pato Handebol, o qual participa de diversas competições e eventos, representando o Município na região e no país. “ Incentivar a prática esportiva é fomentar ações positivas”, salientou o vereador,e, principalmente, após o período de pandemia.

Em pouco mais de um ano desde sua fundação, o Clube Pato Handebol, mantido pela AHPB, conquistou diversos títulos na modalidade, tendo sido vice-campeão do Paranaense Chave Bronze na categoria adulto masculino no ano passado.

Ações

Além disso, a associação participa ativamente de ações sociais junto à comunidade. Em 2019, realizou entrega de 280 quilos de alimentos para a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Pato Branco (Apac).

No mesmo ano, os membros da associação participaram como voluntários da Meia Maratona de Pato Branco, evento esportivo ocorrido no Município, com o objetivo de arrecadar recursos para o Banco de Leite Materno do Hospital São Lucas.

Benefícios

Com a Utilidade Pública, a entidade  poderá reivindicar, nos órgãos competentes. O título concede ainda credibilidade para que a entidade possa ter direito de ter acesso às verbas destinadas à continuidade do trabalho social e educativo desenvolvido em prol do bem comum.