Quadra poliesportiva do Bairro Industrial passa a ser chamada de “Isaltino Muczinski Medeiros de Freitas”

por Laiane Carniel publicado 19/06/2023 18h01, última modificação 19/06/2023 18h01
Entregue Moção de Aplauso para o jornalista e professor Laudi Carlos Vedana, pelos seus 60 anos de atuação em rádio e 30 anos como professor do ensino médio e superior, em Pato Branco

Nesta segunda-feira (19), em Sessão Ordinária, foram aprovados dois projetos em votações únicas, três projetos em primeira votação e dois projetos em segundas votações. Durante a Sessão, também foi entregue Moção de Aplauso para o jornalista e professor Laudi Carlos Vedana, pelos seus 60 anos de atuação em rádio e 30 anos como professor do ensino médio e superior, em Pato Branco. Ainda, foram apresentadas 14 indicações e 30 requerimentos.

Votação única

Em votação única, foi aprovado o Balancete Financeiro da Câmara Municipal nº 4, de 2023, referente ao mês de abril de 2023.

Moção de Aplauso para a Associação Iguais nas Diferenças

Também em votação única, foi aprovada a Moção de Aplauso nº 23, de 2023, de autoria da vereadora Thania Caminski, a ser concedida à Associação Iguais nas Diferenças, pela sua representatividade na busca da melhoria da condição das pessoas com deficiência em Pato Branco.

De acordo com o texto da Moção, “no dia 24 de setembro de 1992 foi fundada a Associação dos Portadores de Deficiência da Escola Rocha Pombo (APDERP), entidade que atuou junto à instituição de ensino. Idealizada e criada por  Marlene Amadori, a associação oferecia suporte na compra de equipamentos, nas reformas e na aquisição de materiais pedagógicos, entre outras ações. Os anos se passaram e, em 2018, Angelica Oliveira assumiu a presidência da associação, ampliando os seus serviços”.

Após um ano, a entidade precisou procurar uma nova sede. Na época, a Secretaria de Assistência Social, com a interlocução do vereador Claudemir Zanco - Biruba (PL), disponibilizou o espaço que era ocupado pela creche do bairro São Cristóvão. De acordo com Angelica, “como tínhamos que alterar o endereço, optamos por mudar o nome, que passou a atender pela nomenclatura de Associação Iguais Nas Diferenças”.

Atualmente, o local oferece projeto de dança em parceria com grupos do município, como o CTG Carreteando a Saudade. Periodicamente, também são organizados encontros de mães de crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais, como apoio dos cursos de graduação do Unidep (Centro Universitário de Pato Branco). Entre os destaques da associação está o Tratamento de Equoterapia. “Realizamos o projeto com as Emendas Impositivas da Câmara de Vereadores de Pato Branco. Atendíamos nove crianças, três vezes por semana. Atualmente, são 40 crianças contempladas como tratamento”, destacou Angelica.

Em 2022, a Associação Iguais nas Diferenças realizou diversas ações, como a Caminhada da Acessibilidade, que tem como objetivo apontar quais são as dificuldades que uma pessoa com deficiência passa ao transitar pela cidade. Além disso, trouxe atletas paralímpicos ao município para participarem da Conferência das Pessoas com Deficiências, bem como, contribuiu em Audiência Pública que tratou de assuntos pertinentes à causa. Por toda a importância e representatividade na busca pela melhoria da condição da pessoa com deficiência em Pato Branco, a Câmara Municipal oferece a Moção de Aplauso à Associação Iguais nas Diferenças.

Primeira votação

De autoria da vereadora Maria Cristina Hamera (PV), foi aprovado, em primeira votação, o Projeto de Resolução nº 5, de 2023, alterando dispositivos da Resolução nº 7, de 7 de outubro de 2019, que instituiu o “Prêmio Mulher Destaque” de Pato Branco. As mudanças permitem que a honraria  seja entregue em outras datas do ano, não apenas na semana do Dia Internacional da Mulher, como preconizava a Lei, e, também, permite que cada vereador preste a homenagem a uma mulher por Sessão Legislativa, em qualquer período do ano, deixando de ser necessário que o protocolo seja feito até o dia 20 de fevereiro.

Em primeira votação e de autoria do vereador Dirceu Boaretto (Podemos), foi aprovado o Projeto de Lei Ordinária nº 23, de 2023, alterando dispositivo da Lei nº 3.443, de 8 de setembro de 2010, que autoriza o Poder Executivo a realizar Casamento Comunitário. O Projeto determinava que a celebração deveria ser realizada de maio a setembro e, com a alteração, é possível que a mesma seja realizada em qualquer mês.

De autoria do vereador Marcos Diedrich Junior (União Brasil) - que assumiu a suplência de setembro a outubro de 2022 - foi aprovado, em primeira votação, o Projeto de Lei nº 180, de 2022, criando o Programa de Sistema de Gerência de Pavimentação Urbana (SGPU). De acordo com o Projeto, o Programa objetiva a criação de um modelo permanente de levantamento e avaliação da malha asfáltica urbana e, com isso, a redução no custo da manutenção da malha viária.

Ainda pelo Projeto, “para o desenvolvimento do Sistema de Gerência de Pavimentação Urbana, serão realizadas as seguintes etapas: I - elaboração de inventário do Município, no que se refere à disponibilidade de maquinário e serviços voltados à manutenção e reabilitação de redes viárias; II - levantamentos e avaliações das condições de pavimentos urbanos; III - adição e manutenção do levantamento previsto no inciso anterior em Sistemas de Informações Geográficas (SIG); IV - confecção de relatórios técnicos sobre as manutenções e reabilitações necessárias”.

Segunda votação

Aprovado em primeira votação, o Projeto de Lei nº 217, de 2021, de autoria dos vereadores Claudemir Zanco (PL), Dirceu Boaretto (Podemos), Eduardo Dala Costa (MDB), Januário Koslinski (PSDB), Joecir Bernardi (PSD), Lindomar Brandão (PP), Marcos Marini (Podemos), Maria Cristina Hamera (PV), Rafael Celestrin (PSD), Romulo Faggion (União Brasil) e Thania Caminski (PP), que dispõe sobre o rateio das sobras de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), com os servidores em efetivo exercício no Magistério da Educação Básica. O Projeto foi aprovado, juntamente com a Emenda nº 33, de 2023, aprovada em votação única.

De autoria do vereador Rodrigo Correia (Podemos), foi aprovado, em primeira votação, o Projeto de Lei nº 51, de 2023, denominando de “Isaltino Muczinski Medeiros de Freitas” a quadra poliesportiva localizada na Rua Industrial, Bairro Industrial.

De acordo com o Projeto, “a presente demanda visa homenagear um pioneiro de nosso município, que muito lutou por melhorias para o bairro Industrial. Por muitos anos lutou para que fosse edificada uma Unidade Básica de Saúde em seu bairro, visando atender aos munícipes ali residentes, evitando que os usuários da saúde pública se deslocassem para outros bairros, pois na época muitas famílias não tinham veículo nem mesmo condições de arcar com as despesas de transporte para se deslocar até uma UBS mais próxima. Defensor do esporte, batalhava constantemente para que o Bairro Industrial fosse agraciado com atividades esportivas e que tivesse um local adequado para isso e, hoje, com imensa alegria, podemos nominar a quadra poliesportiva com seu nome, fazendo jus ao seu incansável trabalho, em prol da sociedade.”

Moção de Aplauso ao jornalista e professor Laudi Carlos Vedana

De autoria do vereador Dirceu Boaretto (Podemos), foi entregue a Moção de Aplauso nº 11, de 2023, ao jornalista e professor Laudi Carlos Vedana, pelos seus 60 anos de atuação em rádio e 30 anos como professor do ensino médio e superior, em Pato Branco.

De acordo com o Projeto, “Laudi nasceu em 26 de agosto de 1942, em Vila Maria (RS), é casado com Lires Guzela Vedana e tem dois filhos, Laudiane e Laur. É formado Letras, Filosofia e Jornalismo. Seu primeiro emprego foi na Rádio Alvorada, de Marau (RS), onde exerceu atividade de 1963 até dezembro de 1966. Em janeiro de 1967, a convite de Frei Policarpo, veio a Pato Branco, onde trabalhou por 15 anos na Rádio Celinauta, como noticiarista, repórter, comentarista esportivo e, ainda, exerceu trabalho como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal”.

Em 1978, passou a pleitear junto ao Ministério das Comunicações mais uma emissora de rádio para Pato Branco, o que se confirmou cinco anos depois, como Rádio Itapuã, onde permaneceu como diretor até 1986, quando vendeu sua parte e adquiriu a Rádio Elite FM. Está há 37 anos na Elite FM, completando seus 60 anos de atuação em rádio, sempre introduzindo inovações técnicas e aumento de potência. “Laudi tem no seu trabalho sempre a preocupação voltada para os interesses sociais, culturais e econômicos de Pato Branco e região, sem nunca ter provocado reações negativas. Paralelo ao trabalho em rádio, Laudi exerceu também a profissão de professor estadual nos colégios de ensino médio de Pato Branco por 30 anos, ainda foi professor de Português, na primeira faculdade de Pato Branco, a Fundação de Ensino Superior de Pato Branco (Funesp), atual UTFPR”, informou o Projeto.

“Acompanhou, como jornalista, 14 administrações municipais, tempo esse em que a cidade de Pato Branco se desenvolveu, tornando-se a principal cidade do Sudoeste do Paraná. Laudi Vedana muito contribuiu pela educação e pela comunicação de Pato Branco. Um profissional sério, sempre pautado pela ética e pelo compromisso com a verdade, responsável por levar notícias e informações através do rádio a todos os lares de Pato Branco região, com um trabalho exemplar nos seus 56 anos de pato-branquense”, concluiu o texto da Moção.

 

A pauta da sessão - com os projetos completos, bem como, as correspondências, ofícios e projetos, lidos em Plenário, e os requerimentos e indicações apresentados - está disponível em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2291/