Reunião entre vereadores e secretário da SEDU trata sobre implantação de ciclovia em Pato Branco

por priscila.corteze — publicado 26/10/2022 19h20, última modificação 26/10/2022 20h26
Agenda na capital contou também com solicitação de aumento no efetivo de investigadores para a Delegacia da Mulher e atualização sobre construção de Escola Estadual no bairro Fraron

Na tarde desta terça-feira (25), os vereadores Eduardo Dala Costa (MDB), Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV), e Romulo Faggion (União), participaram de uma reunião com o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU), Augustinho Zucchi, em Curitiba (PR). Estiveram presentes também, o deputado estadual, Luiz Fernando Guerra Filho (União), e o secretário municipal de Esporte e Lazer de Pato Branco, Alexandre Zoche. O encontro teve como objetivo discorrer sobre o andamento da implantação de uma ciclovia no município. 

As tratativas da ciclovia iniciaram no dia 08 de fevereiro, em reunião entre o secretário da SEDU, o deputado federal Fernando Giacobo (PL), o deputado estadual Luiz Fernando Guerra Filho (PSL), e uma comitiva de vereadores, composta pelo presidente do Legislativo, Claudemir Zanco - Biruba (PL), primeiro-secretário, Eduardo Dala Costa (MDB), segundo-secretário, Romulo Faggion (PSL) e as vereadoras Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV) e Thania Caminski (DEM), na qual Zucchi acordou que fosse organizado um projeto, que contasse com a parceria dos ciclistas e do Poder Executivo, para que o Governo do Estado pudesse  liberar recursos para a viabilidade da obra. 

Na sequência, ainda em fevereiro deste ano, a Câmara Municipal promoveu um encontro com representantes do segmento do ciclismo de Pato Branco, com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Marcos Colla e com o secretário municipal de Esporte e Lazer, Alexandre Zoche, para tratar sobre este assunto. Na oportunidade, os presentes puderam apresentar suas opiniões e sugestões sobre local mais apropriado, de que maneira deve ser construída, entre outras. 

De acordo com o secretário de Estado, o projeto que foi apresentado até o momento não tem viabilidade de ser atendido, sendo necessárias algumas adequações. “Recebemos um projeto arquitetônico, em que precisa ser incluído, por exemplo, o trajeto total da ciclovia, e que também não foi levado em consideração o posteamento já existente da Copel. Por isso, precisamos que este seja complementado com um projeto de engenharia”, disse. 

Zucchi enfatizou ainda que este novo projeto precisa ser entregue pelo Executivo no prazo máximo de 10 dias. “Assim que for apresentado, dentro deste prazo, nós conseguiremos proceder a realização do convênio e a liberação deste recurso ainda este ano,  através do governo do estado, seguindo a orientação do governador Ratinho Junior, de atender os municípios do Paraná. Esta é uma demanda necessária para Pato Branco e muito importante, atendendo uma reivindicação da população, dos vereadores, do deputado estadual, Luiz Fernando Guerra, e do Executivo.” 

O vereador Eduardo Dala Costa (MDB) reiterou que a partir de mais esta conversa com o secretário da SEDU sobre a implantação da ciclovia, o Legislativo reforça o compromisso com a população,  acompanhando o andamento desta solicitação que foi feita diretamente à Casa de Leis ainda no início deste ano. “Agora, o secretário municipal de Esporte e Lazer, retorna à nossa cidade com a missão de protocolar um projeto dentro do modelo e das normas que o Governo do Estado exige”, disse. 

Trajeto 

Segundo Eduardo, o trajeto proposto por Zucchi para a ciclovia irá beneficiar duas comunidades do interior do município. “A ciclofaixa teria início sentido à comunidade de São João Batista. Após  um trecho de estrada vicinal, o trajeto continua na Comunidade Nossa Senhora do Carmo, com retorno até o shopping de Pato Branco. Esta obra, que compreenderá um trecho de aproximadamente 17 km no total, irá garantir segurança e conforto aos ciclistas", afirmou. 

Efetivo para a Delegacia da Mulher 

Os representantes do Poder Legislativo estiveram reunidos ainda, com o deputado estadual, Luiz Fernando Guerra (União). Na oportunidade, foi entregue o requerimento Nº 855/2022, ao deputado, para que o mesmo interceda junto ao Governo Estadual para viabilizar a designação de investigadores para suprir a falta desses profissionais na Delegacia da Mulher, recompondo e aumentando seu efetivo, que hoje conta com um número insuficiente de profissionais, inviabilizando a agilidade necessária no atendimento ao constante aumento de casos de violência contra mulheres e meninas. 

De acordo com o documento, “a escassez de efetivo gera uma sobrecarga funcional e um acúmulo considerável no número de ocorrências urgentes a serem atendidas e quem sofre o pior reflexo é a sociedade, visto que torna-se impossível dar atenção a todos os casos registrados nas várias cidades atendidas pela Delegacia da Mulher de Pato Branco, o que pode implicar em prejuízo à segurança pública local e em criminosos impunes.” 

O deputado afirmou que, após contato com representantes da Secretaria de Segurança Pública do Estado, está em trâmite para, após o curso de formação da Polícia Civil, que termina em dezembro, serão viabilizados três investigadores para a cidade de Pato Branco, sendo dois para a Polícia Civil e um para a Delegacia da Mulher. 

Demais visitas na agenda 

Os vereadores Maria Cristina Hamera (PV) e Romulo Faggion (União), também cumpriram agenda junto à Secretaria de Estado da Educação (SEED), em conversa com a assessora de gabinete da SEED-PR, Liege Andrea Buck - que, na oportunidade, esteve representando a chefe de gabinete da SEED-PR, Silvana Avelar - para acompanhar o andamento da tramitação do projeto de construção de uma nova Escola Estadual no bairro Fraron. A escola é uma demanda antiga do município, em que o Núcleo Regional de Educação de Pato Branco fez o projeto e encaminhou para a SEED, há quase 12 anos. 

Conforme Liege, o processo para a construção desta escola no bairro Fraron já conta com o aval do secretário do Estado da Educação, Renato Feder, para ser encaminhada para a Procuradoria Geral do Estado, que após parecer favorável, seguirá para licitação. Segundo Romulo, também foi realizada a licitação da reforma da Escola Estadual Carmela Bortot. “No valor de R$ 1.721.473,99, esta licitação já tem vencedor, e está, no momento, dentro do prazo para recursos, para que, posteriormente, possa iniciar a obra.”