ROCAM recebe Moção de Aplauso

por Laiane Carniel publicado 28/06/2023 18h50, última modificação 30/08/2023 16h23
Rodrigo Correia (Podemos) é empossado vereador

Em Sessão Ordinária, realizada nesta quarta-feira (28), foi realizado o Ato de Posse do vereador Rodrigo Correia (Podemos). Em votações únicas, foi aprovada a entrega de Moção de Aplauso nº 25, de 2023, e rejeitada a Moção de Repúdio nº 1, de 2023. Também foi realizada a entrega de Moção de Aplauso para os policiais componentes e ex-componentes da ROCAM (Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas), do 3º Batalhão de Polícia Militar, pelos trabalhos prestados ao Município nestes cinco anos de atividades deste grupo. Na Participação de Convidados, esteve presente o Chefe Daniel Ranales Araújo e Chefe Alisson Marcos, representando os Grupos de Escoteiros de Pato Branco. Ainda, foram apresentadas três indicações e 14 requerimentos.

Ato de Posse

Antes do início oficial da Sessão Ordinária, foi realizada a leitura do Termo de Renúncia, enviado pelo vereador Marcos Marini (Podemos), que vem desempenhando, atualmente, o exercício do cargo de Diretor de Projetos da Secretaria de Planejamento do Paraná (DIRPROJ/SEPL) - assumido a partir da licença protocolada na Casa de Leis, em fevereiro de 2023. Na sequência, foi realizado o Ato de Posse para o vereador suplente Rodrigo Correia (Podemos), que assumiu a cadeira em definitivo, após os 120 dias em que ficou à frente, durante a licença de Marini.

Moção da Aplauso para Sebastião Luiz Pedroso

De autoria do vereador Claudemir Zanco (PL),  foi aprovada, em votação única, a Moção de Aplauso nº 25, de 2023, a ser concedida a Sebastião Luiz Pedroso, pelo seu excelente trabalho e membro ativo e exemplar em frente a Capela Divino Espírito Santo, do Bairro Jardim Floresta, onde atuou quatro anos como vice-presidente e quatro anos como presidente da Capela.

De acordo com o Projeto, “há 18 anos, Sebastião Luiz Pedroso reside no Bairro Jardim Floresta, espalhando bondade e inspirando a todos ao seu redor. Sua participação como ministro da Eucaristia na Capela Divino Espírito Santo, ao longo de 13 anos, é um testemunho de sua fé inabalável e sua disposição em servir aos outros. Sua devoção e zelo para com a comunidade têm sido uma bênção para todos.”

Além disso, “Sebastião tem desempenhado um papel fundamental no Conselho da Capela Divino Espírito Santo, atuando quatro anos como vice-presidente e quatro como presidente, oferecendo sua sabedoria e experiência para aprimorar a vida religiosa em nossa comunidade. Sua dedicação e contribuição foram fundamentais para a realização do tão sonhado projeto da igreja, que agora é uma realidade, concretizando esse sonho compartilhado.”

“Sebastião também é um exemplo admirável de amor e compromisso familiar. Há 32 anos, ele está casado com Solange Inocêncio, com quem criou uma linda família. Seus quatro filhos, Janaína, Jaqueline, Robson Luiz e Stefany, são uma prova viva de seus valores familiares sólidos e do amor que os une. No âmbito profissional, Sebastião se destaca como representante comercial na empresa Paderô Alimentos, onde tem trabalhado, incansavelmente, há 12 anos. Com isso, a Câmara Municipal de Pato Branco concede Moção de Aplauso a Sebastião Luiz Pedroso, pois queremos expressar nossa gratidão e reconhecimento. Sua dedicação, fé e o trabalho realizado junto à nossa comunidade são um exemplo inspirador para todos nós. Que essa Moção de Aplauso seja um pequeno gesto de gratidão em meio a uma imensidão de merecimentos”.

Moção de Repúdio

Rejeitada, por cinco votos contrários, quatro votos favoráveis e uma abstenção, a Moção de Repúdio nº 1, de 2023, de autoria dos vereadores Claudemir Zanco (PL), Eduardo Dala Costa (MDB) e Romulo Faggion (União Brasil). A Moção seria enviada ao prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, “diante do seu pronunciamento ocorrido na noite do dia 14 de junho, no Ginásio de Esportes do Bairro São João que, durante sua fala, fez graves e sérias acusações aos vereadores Claudemir Zanco, Eduardo Dala Costa e Romulo Faggion, acusando estes vereadores que estariam “segurando” o Projeto de Lei nº 59/2023, no qual institui o “Programa + Saneamento” no Município de Pato Branco”.

Votaram favoráveis ao envio da Moção os vereadores Claudemir Zanco (PL), Eduardo Dala Costa (MDB), Maria Cristina Hamera (PV) e Romulo Faggion (União Brasil). Foram contrários os vereadores Dirceu Boaretto (Podemos), Joecir Bernardi (PSD), Lindomar Brandão (PP), Rafael Celestrin (PSD) e Rodrigo Correia (Podemos). O vereador Januário Koslinski (PSDB) se absteve de votar.

Segunda votação

De autoria do vereador Dirceu Boaretto (Podemos), foi aprovado, em segunda votação, o Projeto de Lei nº 28, de 2023, instituindo a Semana do Campo Limpo, a ser celebrada, anualmente, na semana que compreende o dia 18 do mês de agosto. De acordo com o Projeto, “a Semana do Campo Limpo destina-se a conscientizar a população sobre a destinação e a forma correta de devolução das embalagens vazias de agrotóxicos, visando a proteção da saúde humana, dos animais e do meio ambiente”.

De autoria do Executivo, foi aprovado, em segunda votação, o Projeto de Lei nº 56, de 2023, autorizando a abertura de crédito especial, no valor de R$ 300 mil, através do remanejamento de recursos entre dotações da Secretaria Municipal de Assistência Social. De acordo com o Projeto, “o valor será utilizado pelo Departamento de Habitação da Secretaria Municipal de Assistência Social, no atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social que, por motivos de força maior, como calamidades e intempéries da natureza, acabam ficando sem teto”.

Moção de Aplauso para a Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas (ROCAM)

De autoria do vereador Rodrigo Correia (Podemos), foi entregue a Moção de Aplauso nº 24, de 2023,  aos policiais componentes e ex-componentes da ROCAM (Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas), do 3º Batalhão de Polícia Militar, pelos trabalhos prestados ao Município nestes cinco anos de atividades deste grupo.

De acordo com o texto da Moção, o início da Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas (ROCAM), no 3º Batalhão de Polícia Militar deu-se durante o ano de 2018, durante o comando do Capitão Allan de Souza Mori a frente da 1ª Cia / 3º BPM, e este, percebendo a evolução da criminalidade e demais situações corriqueiras onde infratores e criminosos utilizavam-se de motocicletas para tais ações e tendo em vista a dificuldade de viaturas auto para apanharem esses meliantes, estabeleceu uma escala de reforço ao serviço de RPA utilizando-se as motocicletas Yamaha / Tenere 250cc.

Após alguns meses, em razão dos bons resultados obtidos por essa equipe, já em data de 28 de junho de 2018, foi criado oficialmente a ROCAM / 3º BPM, formalizado como grupo tático com aplicação de motocicletas e que este, além da mobilidade, agilidade e maior rapidez em deslocamentos, apoios a outras equipes policiais e atendimentos de ocorrências, também passou a possuir operadores qualificados e capacitados para poder atender e suprir qualquer demanda de enfrentamento a criminalidade e restauração da ordem pública.

Inicialmente a ROCAM / 3º BPM era subordinada a 1ª Cia, possuía quatro motocicletas Yamaha/Tenere 250cc e contava com seis operadores PM, sendo que, após alguns meses de atuação, foi atribuído ao grupo mais um operador PM, totalizando sete operadores PM.

No ano de 2020 o então Comandante do Batalhão Major Vicente Carvalho Júnior, juntamente com os comandantes da 1ª Cia, Capitão Guido Benjamim dos Santos Filho, e ROTAM / 3º BPM Capitão Allan de Souza Mori, estabeleceram que a equipe ROCAM do 3º BPM deveria ser agregada juntamente ao Pelotão ROTAM, ficando assim subordinada ao Oficial Comandante da ROTAM / Operações com Cães, o qual subordinava-se diretamente ao Comandante do 3º BPM.

Após essa alteração no organograma interno do batalhão a equipe ROCAM começou a realizar patrulhamento preventivo / ostensivo e prestar apoio em toda a área de abrangência do 3º BPM, que era dividido em três companhias, sendo 1ª Cia - Pato Branco, Vitorino, Bom Sucesso do Sul e Itapejara D´Oeste; 2ª Cia - Palmas, Coronel Domingo Soares, Clevelândia, Mangueirinha e Mariópolis; e 3ª Cia - Coronel Vivida, Honório Serpa, Chopinzinho, São João, São Jorge do Oeste, Saudade do Iguaçu e Sulina, as quais, na época, totalizavam 16 municípios. Com a Criação da 12ª Companhia Independente, situada em Palmas, ocorreu o desmembramento da antiga 2ª Cia e, atualmente, a área do 3ª BPM passou a ter duas companhias e onze municípios de abrangência.

A equipe ROCAM / 3º BPM já participou de nivelamentos técnicos / operacionais visando manutenção de doutrina e qualificação de operadores, além de participar em diversas Operações Policiais em outros municípios, tais como: Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Maringá, Curitiba, entre outros.

Atualmente a equipe ROCAM / 3º BPM possui quatro motocicletas BMW/F850GS, é composta por oito operadores PM, divididos em duas equipes táticas, formadas por quatro operadores PM cada equipe, e cada equipe é composta por três motocicletas, sendo uma motocicleta embarcada por dois operadores (piloto e garupa atirador/segurança) e duas motocicletas embarcadas por um operador (piloto) cada.

Participação dos Convidados

Convidado pelos vereadores Eduardo Dala Costa (MDB), Maria Cristina Hamera (PV) e Romulo Faggion (União Brasil), estiveram presentes o Chefe João Paulo Frai e o Chefe Alisson Marcos, representando os Grupos de Escoteiros Coroados, falando sobre “O Escotismo no Município, suas atividades e sua importância no desenvolvimento do caráter, das habilidades e dos valores das crianças e jovens”.

 

 

A pauta da sessão - com os projetos completos, bem como, as correspondências, ofícios e projetos, lidos em Plenário, e os requerimentos e indicações apresentados - está disponível em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2294/