Secretária responde vereadores sobre assuntos da educação em Pato Branco

por fabricio.soveral — publicado 24/09/2019 08h15, última modificação 24/09/2019 11h37
Gestora afirma que concurso para professores deve ser realizado ainda em 2019

Secretária de Educação respondeu questionamentos de vereadores

A secretária municipal de Educação e Cultura, Heloí Aparecida De Carli, foi a convidada da sessão plenária da Câmara de Vereadores de Pato Branco, nesta segunda-feira (23). A gestora falou sobre temas da pasta e respondeu aos vereadores a respeito de assuntos como o concurso público para professores e o trabalho das auxiliares nas unidades educacionais. O convite foi feito pelo vereador Carlinho Antonio Polazzo (PROS).

Heloí fez uma apresentação sobre a rede municipal de educação mostrando dados como o número de estudantes, o investimento em materiais e equipamentos para as escolas e melhorias que estão previstas como a construção de centrais de gás usado nas escolas. Após a apresentação, respondeu às perguntas dos parlamentares.

Gílson Feitosa (PT) e Moacir Gregolin (MDB) abordaram as questões do concurso público para professores da rede municipal, pois atualmente o município conta com autorização para a contratação de mais de cem professores de forma temporária. A secretária disse que a realização do concurso é uma das prioridades da pasta porque acredita na formação continuada e para isso são necessários servidores efetivos. Heloí afirmou que o termo de referência para o concurso foi assinado e a expectativa é que ele seja realizado ainda neste ano para estarem em sala de aula em 2020.

Feitosa ainda cobrou uma ação mais enérgica do Executivo Municipal em relação a uma realizadora de concurso que já teria sido contratada, mas que não executou o certame na área da educação. O vereador defende que o município peça esclarecimentos e, se for o caso, ressarcimento de pagamentos efetuados para a mesma.

Carlinho Polazzo também fez questionamentos e criticou o que chamou de falta de planejamento na educação municipal para detectar problemas estruturais em creches e escolas, assim como a possibilidade da criação de novas vagas em unidades já existentes. O parlamentar também perguntou sobre o trabalho das auxiliares educacionais, se elas estariam em desvio de função e até mesmo ficando sozinhas e responsáveis pelas crianças porque tem conhecimento de ações trabalhistas que estariam sendo movidas contra o município.

A secretária falou que não tem conhecimento sobre o que poderia ser considerado um desvio de função e rebateu as críticas sobre o planejamento porque pequenas reformas e consertos são realizados de forma constante, segundo a gestora. Heloí ainda afirmou que algumas unidades sofreram uma readequação dos espaços e com isso 12 novas salas estão sendo disponibilizadas para a educação infantil.