Segundo ano de mandato é avaliado pelo vereador Brandão como positivo e de muito trabalho

por Laiane Carniel publicado 03/12/2022 10h55, última modificação 07/12/2022 14h47
O sexto vereador entrevistado para a série, mantém canal aberto para contato direto com a população

Texto: Pollyana Poletto Sangalli e Laiane Carniel

Lindomar Brandão (PP) é o sexto vereador a fazer uma avaliação do segundo ano de mandato, na Câmara de Vereadores de Pato Branco. A entrevista faz parte da série de matérias, feitas com o objetivo de apresentar os trabalhos realizados durante o ano e garantir a transparência das ações do Legislativo para os cidadãos. Na avaliação dele, o ano foi positivo e de muito trabalho, com projetos de lei protocolados, participação em Comissões e apresentação de 128 indicações e 53 requerimentos, que sempre levaram em conta as demandas trazidas pela comunidade e o interesse público.

“A intenção é estar, permanentemente, atento às necessidades da população, proporcionando encaminhamentos para as mesmas”, afirmou Brandão. Para isso, o vereador disponibiliza, além das redes sociais, um canal direto de comunicação via WhatsApp, pelo (46) 3272-1520, no qual são recebidas as demandas. “Muitas vezes os vereadores são criticados por não fazerem coisas que são de responsabilidade exclusiva da Prefeitura, o nosso gabinete busca por meio das redes sociais mostrar quais são as atividades desenvolvidas, incentivar a participação popular e defender minhas ideias para o mandato e para a sociedade”, explicou Brandão.

Atuação contínua

Em 2022, foram protocolados por Brandão, quatro Projetos de Lei, dentre eles, dois que visam o reconhecimento de entidades como Utilidade Pública Municipal, a “Associação dos Tenistas de Pato Branco (ATPB)” e a “Associação Policial Junto da Comunidade”, ambas com o intuito de proporcionar boas práticas de cidadania a crianças e jovens, além de fomentar o esporte, bandeira defendida por Brandão.

Outro projeto de autoria do vereador, visa instituir gratuidade nos eventos culturais e esportivos, no município, para estudantes da rede pública e de baixa renda, a intenção é incluir socialmente essa parcela da sociedade nesses eventos, além de estimular o esporte.

Ainda, teve sancionado Projeto de Lei, que tornou-se a Lei Complementar nº 91, de 24 de outubro de 2022, que possibilita o recolhimento de tributos através de PIX, facilitando o pagamento pelos contribuintes. Também teve sancionada a Lei nº 5.880, de 17 de março de 2022, declarando de Utilidade Pública Municipal o “Instituto Cultural Educar para a Vida (ICEV)”, entidade que oferece atividades com finalidade social, promovendo ações de educar jovens, adultos e idosos, focando na valorização da cultura, sustentabilidade, cidadania, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico, música, folclore, esporte, entre outras.

Além do trabalho em gabinete, Brandão foi membro da Comissão de Justiça e Redação (CJR), sendo relator de onze projetos, dentre eles, o que amplia a carga horária dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), para suprir a demanda apresentada pelos pais e/ou responsáveis, que trabalham até as 18h30.

Sobre os requerimentos e indicações apresentadas, Brandão explicou que as proposições solicitaram melhorias na infraestrutura da cidade, em instituições de ensino e de saúde, disponibilização de melhores serviços para a população, reforma e construção de espaços de esporte e lazer e de moradias populares, bem como, informações que subsidiam a análise de projetos de leis, entre outros. De acordo com o vereador, todos os documentos podem ser acessados, na íntegra, pelo site da Câmara Municipal, via SAPL (https://sapl.patobranco.pr.leg.br/), e o trabalho realizado durante o ano, pode ser acompanhado pelas redes sociais, www.facebook.com/branddaoo e, pelo Instagram, no @branddaoo.