Sindicato Rural de Pato Branco destaca volta da segunda safra de soja na região

por fabricio.soveral — publicado 05/12/2019 12h21, última modificação 05/12/2019 12h21
Presidente da entidade foi convidado em sessão plenária da Câmara de Vereadores

O presidente do Sindicato Rural de Pato Branco, Oradi Francisco Caldato, foi um dos convidados da sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores, nesta quarta-feira (4). O dirigente falou sobre a importância da autorização do Ministério da Agricultura para que os produtores do sudoeste do Paraná possam voltar a plantar a segunda safra anual de soja, conhecida como safrinha. O convite para a entidade rural foi feito pelos vereadores Vilmar Maccari (PDT), Moacir Gregolin (MDB) e Fabricio Preis de Mello (PSD).

Segundo informações do Sindicato Rural, o plantio da segunda safra de soja estava proibida há quatro anos pelo Ministério da Agricultura com o argumento de riscos de contaminação com a ferrugem asiática. Oradi Caldato relatou aos vereadores o trabalho de mobilização dos produtores da região junto a forças políticas para que voltassem a ter a autorização desse segundo plantio que é realizado no mês de janeiro.

Caldato argumentou aos parlamentares que além da região ganhar muito economicamente com a safrinha de soja, outras culturas como o milho também serão beneficiadas e o solo ficará melhor protegido contra erosões.

Veja abaixo o vídeo com a manifestação do presidente do Sindicato Rural de Pato Branco.