Sueli apresenta conclusão do livro dos Os Pioneiros de Pato Branco

por ubiracy.tesseroli — publicado 28/11/2019 08h50, última modificação 28/11/2019 08h49
A obra estará disponível na versão digital no site do Legislativo

A ex-servidora do Legislativo, Sueli Rosa Dartora, apresentou na sessão de quarta-feira (27), a conclusão do livro Os Pioneiros. O trabalho reúne 1.050 páginas e 600 nomes de pioneiros, que denominam  próprios do Município. São considerados próprios municipais, por exemplo, as vias públicas, prédios, áreas de destinadas a pratica de esportes e de lazer, parques, as reservas florestais e de proteção ambiental.

A nominação de cada próprio municipal apresenta o nome do pioneiro, foto, a biografia, o autor da lei, por exemplo, o vereador que apresentou a proposta, a nomenclatura, o número da lei e o local onde está o próprio municipal. Também é autora do livro, o Documentário sobre a História Político-Administrativa de Pato Branco.

Alcance

O objetivo do trabalho, segundo Sueli, é contribuir com os alunos de escolas municipais que estudam a origem do nome das ruas onde residem, ainda, auxiliar alunos do ensino superior em seus trabalhos escolares e acadêmicos.  A obra está em breve ficará disponível no site da Câmara Municipal, que, ressalta Sueli, através dos presidentes e mesas diretoras  da atual legislatura e anteriores,  que  contribuíram no processo de  elaboração da obra, que levou mais de dez anos de pesquisa e concretizar as biografias.

Patrocínio

Segundo a autora da obra, a princípio o livro será disponibilizado na versão digital, mas espera conseguir recursos para editar na versão impressa. O apoio deverá ser carreado através da Rouanet, que é uma Lei que viabiliza a cultura em todo o Brasil.

A legislação faculta que o artista ou interessado (chamado proponente) encaminhe projetos ao Ministério da Cultura para serem analisados e avaliados.  Havendo a aprovação, empresas e pessoas físicas que quiserem investir no projeto, terão abatimento dos valores em seu Imposto de Renda.