Vereador Rafael Celestrin: ações e projetos em busca da inclusão

por Laiane Carniel publicado 11/12/2022 10h45, última modificação 11/12/2022 10h50
O parlamentar é a nono a participar da série de entrevistas sobre o ano Legislativo

      

O nono vereador a apresentar seu segundo ano de mandato é o vereador Rafael Celestrin (PSD). A entrevista faz parte da série de matérias, feitas com o objetivo de apresentar os trabalhos realizados durante o ano e garantir a transparência das ações da Câmara de Vereadores de Pato Branco, para os cidadãos. Em 2022, o parlamentar realizou mais um ano de atuação marcado por ações e projetos voltados à inclusão, juntamente, com o atendimento de demandas da comunidade. 

Entre as indicações e requerimentos protocolados por Rafael, ao longo de 2022, ele destacou os pedidos para realização de pavimentação asfáltica – muitas das quais, já realizadas -, reformas em Escolas, pedidos para aquisição de novos equipamentos, revitalização de coberturas, com manta asfáltica, em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Escolas, bem como, a solicitação aceita pelo Executivo, para alteração do Decreto nº 8.506, de 26 de junho de 2019, aumentando o número de vagas para o exercício da atividade de vendedor ambulante. 

Junto ao Departamento de Trânsito de Pato Branco (Depatran), realizou inúmeros pedidos para melhorar a mobilidade urbana, principalmente, entre as pessoas com necessidades especiais. Entre eles, as substituições das rotatórias por semáforos, bem como, a colocação de botoeiras semafóricas sonoras, junto aos semáforos, para a travessia, em cruzamentos de alto fluxo, para pessoas com baixa visão ou cegueira. Além de melhorias nas calçadas, junto ao Ginásio Dolivar Lavarda.

Inclusão permanente

O parlamentar, primeiro vereador com deficiência visual a fazer parte do quadro político da Casa, em 17 Legislaturas, realiza muito de seu trabalho voltado à inclusão de quem tem algum tipo de necessidade especial. Em 2022, de sua autoria, foi sancionada a Lei nº 6.002, de 18 de outubro de 2022, instituindo o uso do “Cordão de Girassol”, para ser utilizado por pessoas com deficiências ocultas, que necessitam de suporte adicional, ajuda ou um tempo maior para desempenhar suas tarefas.

Também de sua autoria, foi sancionada a Lei nº 5.897, de 12 de abril de 2022, instituindo o Programa de Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Equoterapia para pessoa com deficiência (PcD), para contribuir nas medidas de prevenção de doenças nas pessoas que possuam alguma deficiência, bem como, na reabilitação e manutenção de sua saúde, promovendo ações de educação em saúde.

Ainda, em 2022, foi executada sua Lei nº 5.853, de 3 de dezembro de 2021, que estipulou a criação de um memorial para os pato-branquenses, que perderam a vida para a COVID-19. Com isso, a municipalidade inaugurou, em setembro de 2022, o Parque dos Ipês, espaço que recebeu mais de 320 mudas de Ipês coloridos, plantados para simbolizar cada uma das vítimas.  

Projetos em Tramitação 

De autoria de Rafael, está tramitando pela Casa o Projeto de Lei nº 100, de 2022, no qual pretende criar o "Programa Estrada Boa", para a conservação e a recuperação das estradas rurais do Município. 

Em parceria com a vereadora Thania Caminski (PP), apresentou o Projeto de Lei nº 99, de 2022, instituindo o “Programa Moeda Verde”, o qual será desenvolvido em escolas da rede Municipal de Educação e tem por objetivo fomentar medidas que promovam a limpeza do Município, despertando na população o hábito de separar o lixo reciclável. Para isso, os alunos que coletarem materiais recicláveis, trocarão os resíduos por “moedas verdes” (vouchers com créditos), que deverão ser trocadas no Mercado do Produtor de Pato Branco. 

“Foi um ano com muitas conquistas, alcançadas por meio da realização de um trabalho sólido, na qual a prioridade é gerar benefícios para toda a sociedade”, afirmou Rafael.