Vereador reivindica unidade da Polícia Ambiental- Força Verde- em Pato Branco

por ubiracy.tesseroli — publicado 26/08/2019 08h15, última modificação 29/08/2019 08h09
A unidade é especializada no policiamento ostensivo de forma preventiva ou repressiva

O vereador Fabricio Preis de Mello (PSD) pleiteou através de ofício encaminhado ao chefe da Casa Civil, Guto Silva, a instalação de um destacamento da Força Verde no Parque Estadual Vitório Piassa. O Batalhão é uma unidade da Polícia Militar do Paraná especializada no combate ao crime contra a natureza.

No texto do ofício, o vereador justifica que, atualmente a Polícia Ambiental próxima de Pato Branco está no município de Francisco Beltrão, e quando existem ocorrências, a Polícia Militar direciona para a Patrulha Rural.

Polícia Ambiental

A Polícia Ambiental é uma unidade especializada que executa o policiamento ostensivo de forma preventiva ou repressiva, com a finalidade de coibir e dissuadir ações que representem ameaças ou depredações. Além disso, possui atribuição de orientar a população referentes a legislação ambiental e da importância do seu cumprimento, bem como  a necessidade de criação, conservação e proteção de Unidades de Conservação.

“A criação de um espaço exclusivo à Polícia Ambiental no Parque Estadual Vitório Piassa é integrar o útil ao agradável, pois o objetivo é unir ações das forças para melhorar a questão ambiental”, pontua Fabrício.

Memória

O Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde foi criado em 1957 para proteger os parques estaduais de Vila Velha, em Ponta Grossa; Campinhos, em Tunas do Paraná, e a Gruta do Monge da Lapa, na Lapa. Com o tempo, passou a combater infrações relacionadas à caça ilegal, pesca, extração vegetal e mineração, poluição. Hoje, a unidade conta com cinco companhias espalhadas pelo Estado, localizadas em Paranaguá, Londrina, Maringá, Guarapuava e Foz do Iguaçu.